Press "Enter" to skip to content

Como o RH pode auxiliar a transição de carreira dentro da empresa

Samuel Perpétuo 0

A transição de carreira pode ser considerada uma das etapas mais estressantes da vida de um profissional. Afinal, toda mudança traz consigo medos, inseguranças e incertezas. Nem todos os profissionais passam por isso ao longo da carreira, mas aqueles que não estão satisfeitos em suas áreas, devem se arriscar ou irão colher frutos de suas frustrações no futuro. 

Neste período difícil, o departamento de RH (Recursos Humanos) pode e deve auxiliar os seus colaboradores que estão planejando essa transição. E é sobre isso que iremos falar hoje.  Se você é profissional de RH, estudante ou até mesmo gerente de uma empresa, confira neste artigo como o seu trabalho pode impactar a vida de seus colaboradores. 

O que é transição de carreira?

Transição de carreira vai muito além de apenas querer fazer algo diferente. É um redesenho no estilo de vida que, muitas vezes, implica em repensar tudo, como você quer se sentir no final de um expediente, como deseja gastar seu tempo e como isso se relaciona com seus objetivos de longo prazo. 

Quando você sente essa necessidade profunda de mudança, que não está necessariamente relacionado a um título mais sofisticado ou a mais dinheiro, mas sim a sua voz interior sussurrando que você pode fazer mais, ser mais, experimentar novos desafios, e, principalmente, estar satisfeito e feliz com suas escolhas, significa que é hora de começar a pensar na sua transição de carreira. 

Se você é um profissional de RH ou gerente, você também tem a missão de ajudar os seus colaboradores nesta etapa tão turbulenta. Porém, importante e necessária na vida profissional. A seguir, falaremos um pouco sobre como o departamento de Rh se relaciona com a transição de carreira.

o que é transição de carreira?

 

O que o Departamento de RH tem a ver com a transição de carreira?

Como o próprio nome diz, o Departamento  de RH é responsável por conduzir todo o recurso humano de uma organização, ou seja, as pessoas. Por isso, os departamentos de RH que mantêm o “humano”  em primeiro lugar e lideram com empatia, são o elo mais importante nas experiências de transição de carreira de seus funcionários.

Atualmente, vivemos na era da responsabilidade corporativa e transparência. Por essa razão, os profissionais de RH devem se preocupar não somente nas avaliações mensais dos colaboradores, cobranças, etc. Mas também em entender como eles se sentem em relação à empresa e suas funções.

Quando o RH pratica a empatia com seus colaboradores, ele cria uma cultura de confiança organizacional, permitindo que os funcionários se sintam mais abertos a falarem sobre suas expectativas e frustrações. Além disso, o departamento consegue ter uma visão mais holística de seu quadro de funcionários e saberá alocar as pessoas certas para as funções certas. 

Crie uma cultura de confiança

Em uma empresa onde não há uma cultura de confiança, dificilmente um colaborador terá coragem de se abrir se ele estiver pensando em uma transição de carreira. E isso não traz prejuízos apenas para o funcionário, mas para toda a organização. Afinal de contas, uma pessoa infeliz irá produzir muito menos do que o esperado. 

Talvez, você pode se perguntar? Mas é responsabilidade do RH identificar se um profissional precisa passar pela transição de carreiras? A resposta é: não! Claro que isso é  um sentimento que deve partir do próprio colaborador, mas é responsabilidade do RH criar um ambiente onde o funcionário se sinta bem o suficiente para expressar os seus sentimentos. 

Isso fala muito sobre a ética dos profissionais que compõem o departamento de RH de uma organização e também da  cultura organizacional de uma empresa. E, embora não apareça tão explicitamente, as empresas que não proporcionam essa cultura, consequentemente, irão atrair e reter sempre os melhores talentos do mercado. 

transição de carreira RH

O que o RH pode fazer para auxiliar seus colaboradores?

     O departamento de RH existe para garantir o sucesso da empresa. E a empresa só pode ter sucesso quando seus funcionários estão felizes e trabalhando com eficiência dentro da organização. Assim, é essencial manter os colaboradores motivados e engajados, proporcionando-lhes um ambiente harmonioso assim como caminhos adequados para o seu crescimento profissional. 

O RH desempenha um papel fundamental no sucesso do negócio, contratando os funcionários certos. Além do mais, o departamento também realiza um papel ativo no crescimento e desenvolvimento geral dos funcionários dentro da organização.

Você deve pode estar se perguntando: mas, afinal, como o RH pode auxiliar os funcionários? Separamos dez coisas que a equipe de RH pode fazer para garantir o sucesso de seus colaboradores.

  • Deixar claro o seu plano de carreira;
  • Promover educação continuada com cursos e atualizações;
  • Deixar que o colaborador aflore sua criatividade;
  • Oferecer horários flexíveis;
  • Oferecer suporte durante alguma enfermidade;
  • Promover a cultura da confiança;
  • Oferecer auxílio para cuidar da saúde mental (terapias, meditação, Yoga);
  •  Promover promoções internas;
  • Investir na saúde e bem-estar;
  • Auxiliar com problemas pessoais.

Como o RH pode auxiliar os funcionários na transição de carreira?

Um dos principais motivos pelos quais os funcionários podem estar se sentindo desconectados no trabalho é quando eles não estão em funções em que podem dar o seu melhor.

Uma das funções mais importantes dos profissionais de RH é ajudar suas organizações a garantir que tenham o talento certo, no lugar certo e na hora certa. As pessoas que não estão se sentindo à vontade em suas funções, dificilmente desempenharão bem os seus papéis. 

Neste sentido, o RH deve monitorar como anda a satisfação dos seus colaboradores em suas atuais funções. Para isso, o departamento pode aplicar questionários de satisfação, promover dinâmicas e mesmo procurar ouvir com frequência os seus funcionários. 

Isso nunca deve ser feito com a intenção de vigiar ou coagir os seus funcionários. Como dissemos, o RH desempenha um papel muito importante para o sucesso de uma empresa. Por isso, estimular o que seus colaboradores têm de melhor, é o que trará benefícios incontáveis para sua organização. 

Se algum colaborador manifestar o desejo de transição de carreira, estenda a mão. Ofereça cursos que possam ajudá-lo, e se necessário, auxilie com terapia e seja um ombro nessa etapa tão difícil. 

Ufa, se você chegou até aqui, tenho certeza que você verá com outros olhos os seus funcionários. E claro que esse artigo não visa sanar todas as dúvidas sobre o papel do RH na transição de carreiras, além disso, essa nem é nossa intenção.

Porém, se você deseja se aprofundar mais nesse assunto, não perca a live que iremos promover em nosso canal do Youtube no dia 22 de março às 19:30. O tema da live será: “Transição de Carreira”, com a participação da consultora de carreira, Priscilla Couto. 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e ative o sininho para receber as nossas notificações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *