Press "Enter" to skip to content

Curso de recrutamento e seleção gratuito: as opções da Recrutei Academy

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Introdução: a Educação Profissional no Brasil

Antes de falarmos sobre curso de recrutamento e seleção, vamos fazer um passeio pela história da educação profissional no Brasil.

A relação entre educação e trabalho remonta a muitos séculos atrás. Na Idade Média, por exemplo, as guildas (associações de profissionais de uma determinada área, como sapateiros, ferreiros, carpinteiros etc.) eram hierarquicamente compostas por um mestre, oficiais e aprendizes.

O interessante é que o termo “guilda” significa “pagamento”, o que significa que todos os profissionais envolvidos pagavam uma taxa para manter a associação em funcionamento, ou seja, o surgimento de novos profissionais dependia dessa associação continuar funcionando regularmente, como ocorreria hoje em uma escola profissionalizante que aloca os alunos (aprendizes) em grandes empresas como estagiários.

Já no Brasil, a formação para o trabalho tem início já no período Colonial, a partir do século XVI, nos engenhos de açúcar e, principalmente, nas minas de ouro, com o surgimento das Casas de Fundição, onde havia também os aprendizes. Apesar disso, ainda não havia um ensino formal e estruturado, com uma metodologia ou algo do tipo. 

Já no século XVIII, a Marinha do Brasil possuía cursos de Instrução Profissional para todos os seus membros, e em alguns cargos, havia uma prova de habilidades para o ingresso da pessoa. 

É importante citar também a expulsão dos jesuítas do Brasil, ainda no século XVIII, através das ordens do Marquês de Pombal, Primeiro-Ministro português da época. Os jesuítas eram os grandes responsáveis pela instrução pública em nosso país, o que estagnou o nosso sistema educacional por algum tempo. 

Com a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, em 1808, o Brasil inicia uma nova fase de desenvolvimento, sobretudo na educação. 

No ano seguinte (1809) criou-se a primeira escola técnica brasileira, o Colégio das Fábricas.

Curso gratuito
Fonte da imagem aqui

“O  Colégio  das  Fábricas  representa,  em  ordem  cronológica,  o  primeiro estabelecimento que o poder público instalava em nosso país, com a finalidade de atender à educação dos artistas e aprendizes, os quais vinham de Portugal atraídos pelas oportunidades que a permissão de indústrias criara no Brasil”. 

Celso Suckow Fonseca (História do Ensino Industrial no Brasil)

Durante o governo de Dom Pedro II, último imperador do Brasil, foram criadas as escolas normais e os liceus de artes e ofícios da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional. Uma das instituições criadas nesse período foi o Colégio Pedro II, que existe até hoje. 

Após o início do período republicano, em 1889, dois políticos se destacaram na promoção do ensino profissional: os presidentes Afonso Pena e Nilo Peçanha. 

“A criação e multiplicação de institutos de ensino técnico e profissional muito podem contribuir também para o progresso das indústrias, proporcionando-lhes mestres e operários instruídos e hábeis”. 

Afonso Pena, em seu discurso de posse como sexto presidente da República

Quando Afonso Pena faleceu, Nilo Peçanha assumiu a presidência da República, e uma de suas criações foi a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica por meio da criação de Escolas de Aprendizes de Artífices (EAA’s), uma espécie de embrião do que são hoje os Institutos Federais (IF’s). 

Com o processo de industrialização do país a partir do governo Vargas, a educação profissional, mais do que nunca, ganha contornos positivistas e industrialistas, o que significa que a concepção estatal visava a formação técnico-profissional como meio de busca pelo progresso. 

Na década de 1970, houve uma grande mudança no ensino profissional em nosso país, pois a legislação passou a obrigar as escolas de segundo grau (atual ensino médio) a ofertarem a modalidade profissionalizante junto ao ensino regular. 

Desde 1996, quando foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) que está em vigor atualmente, a relação entre educação e trabalho passou a ser considerada inerente à ação educativa. 

Por fim, foi no ano de 2008 que o governo federal criou os Institutos Federais (IF’s), que já contam com mais de 600 unidades em todo o país, oferecendo gratuitamente cursos superiores tecnológicos (o aluno adquire o grau tecnólogo).

Agora que nós fizemos um breve passeio pela história da educação profissional em nosso país, vamos falar sobre cursos de recrutamento e seleção gratuitos. 

Continue comigo!   

Assista a essa aula de História da Educação Profissional no Brasil

Curso de Recrutamento e Seleção gratuito: a importância da atualização profissional

Conforme você viu na introdução do presente artigo, a educação profissional é um fator-chave no desenvolvimento do mercado de trabalho. 

Atualmente, nós estamos vivendo a chamada IV Revolução Industrial, que está modificando radicalmente as relações do ser humano com o trabalho, bem como dos consumidores com os produtos e serviços. 

Com a nova dinâmica do mercado 4.0, pautado principalmente pela lógica da transformação digital, a estagnação pode ser um sinônimo para o fracasso profissional de um trabalhador. 

Agora imagine essa situação especificamente aplicada a profissionais de recrutamento e seleção, que são as pessoas que fazem o elo entre as empresas e os trabalhadores. 

A cada dia surgem novas ideias, novas metodologias de atuação e novas soluções tecnológicas que devem estar na ponta da língua do profissional de recrutamento e seleção. 

Por isso, a atualização profissional não é uma opção, mas sim uma obrigação. 

Mas isso não precisa custar caro. Continue comigo e eu te mostro como. 

Cursos de Recursos Humanos gratuitos

Curso de Recrutamento e Seleção: quem pode fazer e as vantagens de concluir

Um curso de recrutamento e seleção pode ser realizado tanto por profissionais da área que querem aprimorar e atualizar seus conhecimentos, quanto por aqueles que estão interessados em iniciar uma nova carreira na área. 

Muitos cursos e certificações gratuitos são oferecidos na internet, o que acaba gerando um oceano de possibilidades. Por conta disso, algumas pessoas acabam se matriculando em diversos cursos, mas não concluem nenhum.

Porém, além da vantagem evidente de percorrer toda a trilha de conhecimento do curso, concluir uma certificação iniciada tem a vantagem de se adquirir o certificado.

No âmbito do conhecimento isso não faz tanta diferença, mas no mercado de trabalho, apresentar um certificado pode ser a linha tênue que separa sua contratação do seu desemprego. 

Cursos Gratuitos

Quem é a Recrutei: fornecedora de cursos de recrutamento e seleção na Recrutei Academy

A Recrutei é uma startup do Triângulo Mineiro que foi fundada em 2017 por três sócios, o Paulo, o Pedro e o Matheus. 

Apesar de terem vindo de áreas distintas (Paulo do Direito, Pedro do TI e Matheus do Marketing), os três tinham em comum um ideal: oferecer uma solução tecnológica que impactasse positivamente pequenas e médias empresas, principalmente as pequenas consultorias de recrutamento e seleção, que muitas vezes se veem prejudicadas no âmbito da concorrência pela falta de ferramentas que permitam sua entrada na lógica da transformação digital. 

Desde então, a Recrutei já recebeu duas rodadas de investimento e está em sua versão 3.0 da plataforma.   

Curso de Recrutamento e Seleção: o que você pode esperar nas certificações da Recrutei Academy

Olhando para as principais dores do mercado de recrutamento e seleção, a Recrutei decidiu criar em 2020 a Recrutei Academy, plataforma de certificações 100% gratuitas. 

Hoje, centenas de pessoas já passaram por algumas de nossas certificações, que são focadas exclusivamente no eixo temático de R&S. 

Atualmente, a Recrutei Academy possui três certificações ativas:

São cursos de curta duração, com foco totalmente centralizado no tema da certificação. 

Em breve, teremos novas certificações disponíveis. Quer se matricular de forma 100% gratuita em nossos cursos? Clique aqui e seja bem-vindo!

Um abraço e até o próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *