Press "Enter" to skip to content

Princípios de Gestão de Pessoas: a nova certificação gratuita da Recrutei Academy

Davi Samuel Valukas Lopes 1

Princípios de Gestão de Pessoas é a nova certificação gratuita promovida pela Recrutei Academy e ministrada por Aparecida Morais, ex-diretora de RH do Tribanco e atual sócia-conselheira da Recrutei.

“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” Aristóteles 

Gerir gente. Eis um desafio e tanto, que pode ser estimulante para uns e frustrante para outros. A complexidade e a imprevisibilidade do ser humano tornam a tarefa ainda mais árdua, e talvez seja este o charme da coisa.

Pensando nisso a Recrutei Academy criou uma certificação totalmente gratuita para dar um escopo metodológico a todos os que lideram equipes ou de alguma forma precisam lidar com as expectativas de outros seres humanos. 

curso gestão de pessoas grátis

Liderança

Segundo o portal Dale Carnegie em um artigo que pode ser lido aqui, liderança é a arte de motivar um grupo de pessoas a atuar na busca de um objetivo comum. Ainda segundo o mesmo artigo, a liderança é composta por diversos diversos conceitos, mas eu separei três para nós analisarmos juntos:

  • Decisão 
  • Confiança 
  • Inspiração

Decisão: um líder é um decisor, não apenas no sentido literal de dar a palavra final no que é necessário decidir. Decidir significa ponderar, analisar os riscos e benefícios e, depois de uma reflexão amparada por uma maturidade intelectual e comportamental, decidir o que pode mudar os rumos de todo o time. Decidir, em suma, é tomar a responsabilidade para si, assumindo a possibilidade do fracasso com serenidade e equilíbrio.

Confiança: um líder também transmite confiança. Similar ao pai, que segura o selim da bicicleta do filho que está pedalando pela primeira vez sem as rodinhas, o líder dá segurança para que seus liderados executem suas tarefas da forma mais assertiva possível. Isso não significa que o líder tenha todas as respostas, mas que mesmo sem respostas, ele não transmite qualquer tipo de apreensão, pois sabe da responsabilidade que carrega nos ombros.

Inspiração: por fim, um líder é sobretudo uma fonte de inspiração para seus liderados, seja pelo modo como lidera, pelo conhecimento técnico que detém ou ainda por sua educação, empatia e nobreza no tratamento que confere às pessoas. 

Aula sobre o tema Liderança da certificação, ministrada pela Aparecida Morais em formato de entrevista

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.” John C. Maxwell

Segundo Ronaldo Lundgren, do blog Liderança, os estudos sobre esse tema percorreram quatro fases evolutivas, ou quatro abordagens, que são as seguintes:

  1. Abordagem do traço pessoal (até 1950)
  2. Abordagem do estilo de liderança (até 1970)
  3. Abordagem contingencial (até 1980)
  4. Abordagem da nova liderança (desde 1980)

Abordagem do traço pessoal: os traços físicos e de personalidade eram considerados elementos importantes de um líder;

Abordagem do estilo de liderança: o foco estava no comportamento dos líderes. Surgem aqui os conceitos de liderança democrática, autocrática e liberal;

Abordagem contingencial: foco nas situações que pudessem interferir no desempenho do líder que estivessem além de seu comportamento e de suas habilidades. A chave é a adequação entre os estilos de liderança e as situações enfrentadas pelos líderes;

Abordagem da nova liderança: foco nas diferentes manifestações de liderança, como liderança transformacional, carismática, visionária etc. Esta abordagem baseia-se numa representação de líderes como gestores de significados e não mais nos termos de processo de influência.

Princípios de Gestão de Pessoas é uma certificação totalmente gratuita e está disponível na Recrutei Academy. Leia até o final para saber mais.

curso de gestão de pessoas grátis
Princípios de Gestão de Pessoas é uma certificação totalmente gratuita e está disponível na Recrutei Academy. Leia até o final para saber mais.

Gestão de Pessoas  

Gestão de pessoas é um termo amplo, contemplando uma série de práticas que visam dar um norte às atividades dos profissionais envolvidos no negócio. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching) em um artigo que pode ser lido aqui, gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas.

Uma gestão de pessoas bem-feita é fundamental para o sucesso das organizações, principalmente em tempos tão competitivos e desafiadores como o nosso. 

Como você pode notar na ementa da certificação gratuita da Recrutei Academy, a gestão de pessoas não contempla apenas os aspectos técnicos da atividade laboral, mas também os comportamentais, motivacionais e humanos. Um gestor de pessoas não apenas verifica o desempenho dos membros do time, mas também se preocupa com o seu desenvolvimento. 

Talvez o recurso mais importante de uma empresa seja o capital humano, sem evidentemente desmerecer a importância dos demais aspectos organizacionais. Por isso é importante que a organização dedique investimentos a esse setor. 

É um grande equívoco acreditar que um bom profissional, que executa suas tarefas a contento e tem conhecimento e experiência automaticamente será um gestor de pessoas de sucesso. É preciso levar em conta todas as nuances que dizem respeito a esse departamento. 

Compete a esse setor o agregamento de pessoas e o desenvolvimento de equipes, o que conduzirá a empresa ao sucesso individual e coletivo. 

O gestor de pessoas deve ter um conhecimento no mínimo básico sobre todas as áreas que envolvem o capital humano da empresa, como Recursos Humanos, Recrutamento & Seleção e Departamento Pessoal.   

Aula sobre o tema Gestão de Pessoas da certificação, ministrada pela Aparecida Morais em formato de entrevista

Fique comigo até o final e saiba como se matricular na certificação gratuita Princípios de Gestão de Pessoas da Recrutei Academy, curso gestão de pessoas

Gestão de pessoas curso gratuito
a Recrutei Academy criou uma certificação totalmente gratuita para dar um escopo metodológico a todos os que lideram equipes ou de alguma forma precisam lidar com as expectativas de outros seres humanos. 

Ementa

A certificação gratuita da Recrutei Academy contempla os seguintes tópicos:

  • Cultura organizacional 
  • Liderança
  • Motivação
  • Gestão de Pessoas 

Cada aula é seguida por uma avaliação de conhecimento. Para ser aprovado, é necessário atingir 70% de acertos. No final, há uma avaliação que contempla as quatro disciplinas do curso. O desempenho também deve ser de no mínimo 70% de acertos. 

cursos gratuitos de gestão de pessoas

Como posso me matricular?

Para ter acesso à certificação em Princípios de Gestão de Pessoas da Recrutei Academy, clique aqui e se inscreva. E não se esqueça: a certificação é totalmente gratuita!

Para ler outros artigos com temas relevantes publicados no Blog Recrutei, clique aqui

Tenha um ótimo aprendizado. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *