Press "Enter" to skip to content

Gestão da Jornada do Colaborador: novo curso de RH online gratuito

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Gestão da Jornada do Colaborador é um curso de rh online gratuito promovido pela Recrutei Academy e ministrada por Aparecida Morais, ex-diretora de RH do Tribanco e atual sócia-conselheira da Recrutei.

“Não pense por muito tempo, faça. Mas não faça por muito tempo, pense.” Confúcio

O processo de recrutamento e seleção encerra a primeira etapa da vida do colaborador na organização. Findado o processo, tem início sua vivência empresarial. A partir daqui temos a chamada jornada do colaborador, que se inicia no onboarding, passa pelo treinamento e se transforma em uma relação de educação continuada através dos diversos mecanismos de retenção de talentos.

Pensando nisso a Recrutei Academy criou uma certificação totalmente gratuita para dar um escopo metodológico a todos os profissionais que de alguma forma precisam lidar com a jornada do colaborador.

Treinamento & Desenvolvimento

Logo depois do Onboarding, que é o evento inaugural da jornada do colaborador e que o introduz na comunidade organizacional, temos o treinamento dos novos colaboradores. Muitas empresas brasileiras, principalmente de porte mais reduzido, ainda não levam esse elemento tão a sério quanto deveriam. Colocam o novo colaborador na linha de frente, sem nenhum tipo de qualificação, ou ministram um treinamento prático com algum colaborador mais experiente. 

Felizmente, essa cultura vem aos poucos sendo alterada, para o bem do mercado de trabalho. 

Certificação gratuita

Segundo artigo da revista Unar, publicação científica vinculada ao Centro Universitário de Araras, que pode ser lido aqui, a ausência de treinamento nas empresas de pequeno porte ocasiona diversos problemas de desempenho, capacitação e boas práticas, já que essa é uma das ferramentas mais valorativas que uma organização pode possuir.

Ainda segundo o mesmo artigo, as principais modalidades de treinamento são:

  • Presencial
  • EAD 
  • Estágio
  • Visita técnica
  • Seminários
  • Congressos 
  • Conferências 
Aula sobre o tema Treinamento & Desenvolvimento da certificação, ministrada pela Aparecida Morais em formato de entrevista

Segundo o e-book Guia da Aprendizagem Organizacional na Era do Conhecimento, que pode ser baixado gratuitamente aqui, “um bom profissional possui, além de conhecimento técnico e habilidades, um bom conjunto de experiências, observações e relacionamentos. A construção de seu conhecimento se dá de diversas formas, e seu aprendizado deve ser encarado como um processo contínuo.

A aprendizagem organizacional utiliza todos os conhecimentos, formais e informais, para trazer melhores resultados à empresa, inclusive na criação de modelos de gestão.”

Portanto, enquanto o treinamento diz respeito a um ato delimitado no tempo, seja o treinamento inicial, sejam os treinamentos de educação continuada que a empresa deve fornecer para manter a qualidade do trabalho ou mesmo para reorientar colaboradores que porventura estejam aquém das expectativas iniciais, o desenvolvimento, que podemos chamar de aprendizagem organizacional de uma forma genérica, é um processo continuado, que ocorre tanto em ambientes formais quanto informais de aprendizagem.  

Motivação e Retenção de Talentos

“Contrate pessoas apaixonadas. É a única coisa impossível de ensinar.” Jack Dorsey

A jornada do colaborador não termina quando ele é admitido, inserido na comunidade organizacional e treinado. Existe um processo continuado que chamamos de retenção de talentos. 

Esse processo visa manter um relacionamento saudável com os colaboradores, construindo uma via de mão dupla e entregando o que suas expectativas almejam para que ele permaneça motivado e entregue suas demandas com a maior assertividade possível. 

Segundo o psicólogo e economista americano Douglas McGregor, criador das Teorias X e Y, cada ser humano tem uma maneira de agir e pensar,  e o que motiva fulano pode frustrar cicrano e vice-versa. 

As Teorias X e Y caminham de forma oposta. Enquanto a teoria X é mecanicista e pessimista, a teoria Y considera o ser humano ambicioso e responsável, portador de um potencial inerente. O que McGregor enfatiza com essas duas teorias é que há duas formas distintas de se gerir pessoas, e que a forma que a empresa escolhe é que vai fomentar o modo como os colaboradores vão se comportar cotidianamente. 

Clique aqui para ler um artigo completo sobre as Teorias X e Y, publicado pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Continue a leitura até o final para saber mais sobre a certificação gratuita em Gestão da Jornada do Colaborador da Recrutei Academy.

Cursos gratuitos RH
Segundo o psicólogo e economista americano Douglas McGregor, criador das Teorias X e Y, cada ser humano tem uma maneira de agir e pensar,  e o que motiva fulano pode frustrar cicrano e vice-versa. 

Mas afinal, o que é retenção de talentos?

“Meça duas vezes. Corte uma vez só.” Harrison Ford

Basicamente, retenção de talentos é uma série de medidas que a empresa pode (e deve) tomar para diminuir o turnover e manter os melhores profissionais com alta performance em seu quadro de colaboradores. Clique aqui para baixar gratuitamente nosso e-book Guia do Turnover e saber mais a respeito desse tema tão relevante.

Até algumas décadas atrás, quando a internet ainda não havia se estabelecido, era comum que a maior parte dos profissionais permanecesse a vida toda em uma única empresa. 

Contudo, em um mundo pautado pela cultura ágil, as novas gerações, com acesso irrestrito à informação, têm objetivos cada vez mais ambiciosos de crescimento profissional, com planejamento de curto prazo, o que mudou a mentalidade quanto à permanência em um mesmo cargo por tantos anos. 

Curso de RH gratuito
Contudo, em um mundo pautado pela cultura ágil, as novas gerações, com acesso irrestrito à informação, têm objetivos cada vez mais ambiciosos de crescimento profissional, com planejamento de curto prazo, o que mudou a mentalidade quanto à permanência em um mesmo cargo por tantos anos. 

Com isso, as organizações precisaram se adequar e criar novos mecanismos para que a jornada do colaborador permitisse que os melhores talentos se interessassem em permanecer no quadro de funcionários da empresa. 

Um turnover elevado é um ralo por onde escoa boa parte da receita de uma empresa. Esse é o primeiro motivo para se investir na retenção de talentos. 

Além disso, contratar e treinar novos colaboradores pode custar várias vezes mais do que manter bons talentos que já estejam performando com excelência e muitas vezes precisam apenas de uma educação continuada que garanta a manutenção de seu nível performático. 

Aula sobre o tema Retenção de Talentos da certificação, ministrada pela Aparecida Morais em formato de entrevista

Algumas estratégias de retenção de talentos segundo o blog SER:

  • Tenha um programa de integração
  • Ofereça um ambiente de trabalho saudável e confortável
  • Invista em capacitação
  • Gestão do desempenho
  • Conceda benefícios atrativos

Gestão da Jornada do Colaborador: a nova certificação gratuita da Recrutei Academy

Se você deseja aumentar seus conhecimentos e habilidades e se interessou em se matricular na certificação gratuita em Gestão da Jornada do Colaborador, ministrada pela psicóloga e sócia-conselheira da Recrutei, Aparecida Morais, clique aqui e se inscreva agora!

A equipe da Recrutei Academy deseja boas-vindas e muito sucesso em sua jornada de aprendizagem. E que 2021 seja um ano de muitas conquistas!

Cursos de RH gratuitos

Quer ler todos os meus artigos e baixar nossos e-books gratuitamente? Clique aqui!

Um abraço e até a próxima!

Também pode te interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *