Se você costuma navegar pelo Linkedin, provavelmente já escutou termos como experiência do candidato, recrutamento humanizado e também sobre como é importante dar retorno em seus processos seletivos, não é mesmo?
Percebeu que todos os termos citados se referem ao respeito e cuidado que devemos ter com todos aqueles que estão se candidatando a vaga oferecida? Mas porque você deve se importar com um candidato que não é uma opção de contratação?
Acompanhe abaixo e veja que não deixar seus candidatos no vácuo reflete até mesmo no branding da sua marca.
Como um bom recrutador, tenha em mente que os seus candidatos são os bens mais preciosos que você tem, pois mais cedo ou mais tarde você pode voltar a precisar de um deles.
Portanto, hoje vamos falar dessa prática que vem sendo cada vez mais incorporada por empresas e organizações sérias. Se você quer aprender como dar feedback ao candidato ou deseja aperfeiçoar o que já vem fazendo, leia este artigo até o fim.
Sumário
Por que dar feedback para o candidato é importante?
Muitos recrutadores assumem que dar feedback para o candidato se aplica apenas quando ele passa para as entrevistas ou quando ele tem a possibilidade de ser eventualmente contratado. Se você faz isso, pare agora mesmo!
Essa prática deve ser aplicada para todos os candidatos que leram seu anúncio, se interessaram e se inscreveram em seu processo de recrutamento e seleção.
Ao participar de um processo seletivo, o candidato terá a oportunidade de conhecer sua empresa um pouco mais a fundo. Independente de qual seja seu ramo de atuação, quanto mais pessoas tiverem uma experiência positiva sobre o seu negócio, melhor será para o alcance de sua marca.
Os candidatos que tiverem uma experiência positiva, mesmo quando não contratados, dificilmente terão uma má impressão da sua empresa. Consequentemente, no dia a dia vão falar bem da sua marca dentro do seu círculo social.
O mesmo se aplica ao contrário, ou pior. Pesquisas demonstram que quando nossa experiência é negativa, tendemos a passar essa informação para muito mais pessoas do que quando a experiência é positiva.
Além disso, dar feedback também demonstra que sua empresa se preocupa com o ser humano. Colocá-lo em primeiro lugar traz benefícios não só sociais, mas também econômicos, para as organizações. Lugar que tem gente feliz produz mais.
Quando falamos em colocar o ser humano em primeiro lugar, isso envolve todo o processo, desde o recrutamento e seleção até a contratação. Uma empresa que não se preocupa com seus candidatos, raramente se preocupa com seus colaboradores, ou seja, a maneira como a empresa faz o processo de recrutamento e seleção diz muito sobre como ela é e sobre as práticas que adota.
Quais os benefícios de dar feedback para o candidato?
Como dissemos acima, há razões óbvias para o feedback, principalmente no que diz respeito à ética profissional. Mas aqui trazemos mais alguns outros benefícios pelos quais dar feedback para o candidato é um elemento importante no recrutamento e seleção.
Ajuda o candidato a se tornar um melhor profissional
Fornecer feedback após uma negativa permite que os candidatos cresçam profissionalmente. Talvez você possa se perguntar: por que eu gastaria um tempo valioso ajudando candidatos se eles podem encontrar emprego em outro lugar?
Quando os candidatos recebem feedback construtivo, eles são quatro vezes mais propensos a considerar sua empresa para uma oportunidade futura. Mesmo que o candidato não se encaixe no perfil no momento atual, ele pode ser um talento que fará falta no futuro.
Lembre-se que contratação é uma via de mão dupla e, com o mercado procurando cada vez mais pessoas especializadas, um candidato rejeitado pode ser um dia um talento procurado. Portanto, deixe as portas abertas.
Segundo um estudo realizado pela Global Talent Trends e desenvolvido pelo Linkedin, 94% dos candidatos gostariam de receber feedback das vagas em que se cadastraram, mas apenas 41% tiveram algum retorno.
Melhora a experiência do candidato
Como dissemos, oferecer feedback após uma rejeição evidencia que sua empresa valoriza o desenvolvimento profissional não apenas de seus futuros funcionários, mas do mercado de trabalho como um todo.
A experiência do candidato é uma jornada criada pelo recrutador que vai desde a publicação da vaga até a contratação. Temos um artigo aqui no blog no qual destrinchamos todos os passos para a criação de uma experiência positiva em seu processo de recrutamento e seleção. Confira aqui.
Humaniza sua marca
As respostas automáticas podem funcionar no primeiro momento, durante a triagem de currículos. No entanto, uma vez iniciado o processo seletivo, os candidatos merecem uma resposta mais humana e personalizada.
Dar esse feedback para o candidato eleva a imagem da marca em vários graus. Aumenta a credibilidade, humaniza a marca e fortalece os laços entre o negócio e seus stakeholders.
Ao escrever um e-mail de rejeição, tente fazer o mais personalizado possível. Pontue quais foram os critérios que levaram à rejeição, mas também destaque as qualidades do candidato.
Também, o tom de voz usado na comunicação é extremamente importante. Seja cordial e objetivo, ao falar das falhas, escolha bem as palavras.
Uma rejeição nunca deve ser demonstrada pela falta de capacidade. Deixe claro se for por questões de alinhamento com a cultura da empresa, timing, ou em alguns casos, até mesmo pelo alto nível de qualificação.
Mostra que você é um bom recrutador
Se dar feedback para o candidato faz parte de sua rotina, significa que você tem uma jornada de recrutamento e seleção estruturada e completa. É claro que não é fácil, pois exige clareza e organização sobre cada candidato do seu processo, além de um trabalho extra, porém não menos importante.
E quanto mais clareza você tiver sobre o que faz um bom candidato, melhor e mais fácil será identificá-los em outros processos seletivos. Identificar padrões no feedback de seu candidato também irá ajudá-lo a observar pontos fracos em seu processo de contratação.
Por exemplo, se você descobrir que sempre rejeita um candidato porque ele não tem a experiência que você procura, isso pode evidenciar que a sua oferta de emprego precisa ser mais clara sobre os requisitos.
Uma dica que pode te ajudar bastante no aperfeiçoamento do seu processo de seleção. Quando der feedback ao seu candidato peça a ele que dê um também sobre o processo seletivo, quais foram as impressões dele, se houve alguma falha. Enfim, o que você pode melhorar na visão dele. Assim, você vai aperfeiçoando seus pontos fracos e mantendo aqueles que estão dando certo.
Aqui no blog também temos um artigo onde te ensinamos a escrever uma oferta de emprego que atraia bons candidatos.
Bom, se você chegou até aqui. Espero que você tenha se conscientizado sobre a importância de dar feedback para o candidato. Incorpore essa prática no seu dia a dia e seja um recrutador que faça a diferença na vida dos outros. Afinal, um dia o candidato pode estar do outro lado.
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