Press "Enter" to skip to content

Recrutamento no LinkedIn: como um sistema de recrutamento e seleção pode ajudar

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Neste texto você poderá analisar se um sistema de recrutamento e seleção é ou não adequado para os seus desafios

Para você que que conhece a importância do linkedin para a atração e seleção de talentos, separamos algumas possibilidades que podem otimizar essa relação com o uso do linkedin integrado a um sistema de recrutamento e seleção

Dados de vagas versus dados de candidatos

Como você já deve ter lido em um de nossos tutoriais anteriores, a o sistema de recrutamento e seleção lançou uma integração com o Google Sheets (se ainda não leu, clique aqui).

Porém, essa integração permite a criação e nutrição automáticas de uma planilha que vai sendo alimentada com dados referentes aos candidatos (nome, idade, escolaridade etc.). Caso sua necessidade seja a criação de uma automação com dados referentes às vagas, é necessário utilizar a nossa API.

Continue a leitura para entender as vantagens de divulgar automaticamente suas vagas em um sistema de recrutamento e seleção com o LinkedIn.

Aumento da produtividade através de automações inteligentes do sistema de recrutamento e seleção

Segundo artigo da Inova Globalweb que pode ser lido aqui, são dois os principais benefícios da tecnologia:

  • Facilidade que ela traz à execução de tarefas, principalmente aquelas operacionais e manuais, e o aumento de dados e informações disponíveis em qualquer área de atuação. 
  • Sendo assim, quanto mais automações uma empresa possui, menos erros ocorrem, o que tende a aumentar a produtividade. Sendo assim, é possível até mesmo diminuir o custo para o consumidor final e aumentar o ticket médio do seu produto ou serviço.

LinkedIn: uma rede social diferente 

O LinkedIn é uma rede social de negócios fundada no final de 2002, quando nem se cogitava a criação de redes sociais voltadas às pessoas físicas como vemos hoje. 

Em 2015, o LinkedIn já contava com quase 400 milhões de usuários em todo o mundo. Hoje o site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, romeno, russo, turco e japonês. O LinkedIn é considerado uma empresa rentável desde 2006.

Segundo artigo publicado no blog da agência de marketing digital Hubify que pode ser lido na íntegra aqui, o LinkedIn funciona como um currículo online que permite que empresas e outros profissionais tenham acesso a todo conteúdo publicado. Dessa forma, a rede social permite:

  • conectar profissionais de todo o mundo;
  • possibilitar o marketing digital pessoal;
  • conectar amizades profissionais;
  • facilitar a busca por empresas (seja para conquistar um emprego, seja para fazer parcerias);
  • conectar profissionais de mesma área de interesse.

4 vantagens de possuir uma company page no LinkedIn 

Existem diversas vantagens de se criar uma company page para divulgar o seu negócio no LinkedIn, mas eu separei quatro que considero mais relevantes.

Autoridade empresarial

Como o LinkedIn é uma rede social de negócios, é importante construir uma autoridade empresarial perante seu mercado, as pessoas que atuam nele e aquelas que desejam atuar. Uma company page é uma excelente oportunidade de aprimoramento de sua marca empregadora, criando uma identidade corporativa favorável a sua marca.

De quebra, você divulga suas vagas e atrai candidatos mais engajados, principalmente quando se tratar de vagas com um grau de senioridade mais elevado;

Conseguir novos clientes

Eu já disse no tópico anterior que o fato de o LinkedIn ser uma rede de negócios também justifica a criação de uma company page como ferramenta de atração de novos clientes.

Dessa maneira, através de um networking bem feito pela equipe responsável pelas redes sociais da empresa, novas organizações interessadas em seus serviços consultivos podem encarar sua company page como uma vitrine, e se essa estiver bem organizada, suas chances aumentam bastante;  

Linkedin vagas

Criação de uma cultura de aprendizado

O LinkedIn promove uma cultura de aprendizado bem forte através do incentivo aos perfis de pessoas consideradas uma autoridade em suas respectivas áreas de atuação. Por exemplo, um profissional de Recrutamento & Seleção que posta com certa recorrência conteúdos relevantes para a área, como matérias, links, opiniões e artigos, geralmente são melhor ranqueados nas pesquisas que os usuários fazem.

Dessa forma, você não apenas ser um desses profissionais, como também pode aprender com outros profissionais com um bom conhecimento;

Procurar talentos

Talvez esta seja a maior vantagem de se utilizar o LinkedIn para uma empresa de RH e R&S. Complementando o tópico anterior, uma boa forma de atrair talentos engajados para suas vagas, por mais contraditório que pareça, está em não se restringir a publicar apenas as suas vagas, mas através da criação de conteúdo relevante.


Existem várias áreas aquecidas como por exemplo o recrutamento em tech e dominar as possibilidades no linkedin é fundamental

Dessa maneira, muitos de seus seguidores poderão compor a sua base de talentos dentro da plataforma Recrutei.

Apesar dos pontos elencados acima, no sistema de recrutamento recrutei terá a opção de inserir uma company page ou um perfil pessoal, conforme suas necessidades e preferências.

Informações compartilhadas pela Integração Recrutei + LinkedIn

Veja abaixo quais são as informações das vagas que serão replicadas automaticamente no LinkedIn:

  • Título da Vaga 
  • Localidade da vaga
  • Regime de contratação 
  • Link para candidatura
Linkedin vagas

Com isso, o candidato terá as informações mais importantes para decidir se aquela vaga é adequada às expectativas que ele tem naquele momento. 

A importância de automatizar a divulgação de suas vagas no LinkedIn

Como você já pôde notar, o LinkedIn é uma ferramenta muito relevante para os seus negócios. Se você ainda não possui uma conta, não perca tempo e crie já a sua. 

Se você já possui uma conta, deve saber que a divulgação das vagas publicadas em seu portal de carreira Recrutei em sua company page ou perfil pode ajudar bastante na atração de candidatos. 

E as coisas ficam melhores ainda quando esse processo pode ser automatizado com um bom sistema de recrutamento e seleção, não é mesmo? Afinal de contas, em plena era da transformação digital e da automação de processos, tornou-se fundamental superarmos atividades maçantes e repetitivas, totalmente inadequadas para seres humanos criativos e talentosos. 

Além disso, um processo seletivo muito focado em tarefas repetitivas fica prejudicado em diversos aspectos, como tempo desperdiçado, desestímulo a uma abordagem humanizada e, consequentemente, à contratação assertiva dos talentos mais alinhados às características da vaga. 

Aqui você pode usufruir dessas e outras possibilidades criando sua conta gratuitamente no nosso sistema de recrutamento e seleção

Um abraço e até a próxima!

Você já conhece a Integração Recrutei + Google Sheets?

Como aumentar a produtividade do seu Recrutamento usando Recrutei + Slack

Como aumentar a produtividade do seu Recrutamento usando Recrutei + Trello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *