Press "Enter" to skip to content

Empresas de recrutamento e seleção: dicas para aumentar a produtividade da sua

Paulo Rogério Lázari 0


As empresas de recrutamento e seleção, seja headhunters individuais ou consultorias maiores possuem inúmeros desafios no dia a dia. Tem que ao mesmo tempo atender as expectativas de clientes e candidatos e para que todos os desafios sejam melhor superados é essencial o uso de ferramentas na busca pela produtividade

O que produtividade significa para você? Querendo ou não, todos nós somos especialistas em procrastinar. Afinal, a era digital criou inúmeras distrações.

E isso influenciou inclusive nas ferramentas de produtividade, que foram pensadas justamente para evitar distrações. Mas vamos lembrar: a ferramenta é apenas o meio, você precisa usar ela da melhor forma possível.

Pensando nisso, listamos algumas ferramentas para te ajudar a tornar o dia a dia dentro da sua empresa de recrutamento e seleção mais ágil e produtivo. Vamos nessa?

Ferramentas Digitais: Trello para Consultorias

empresas de recrutamento e seleção: gif mostrando o funcionamento de parte da ferramenta trello

A abordagem do Trello para ajudar a sua Consultoria ser mais eficiente é diferente. Ao utilizar os quadros, ele permite a utilização e visualização dos projetos de forma muito mais visual e organizada. Mas em que isso facilita?

A receita acaba recaindo no design dos boards, que podem ser categorizados, tagueados e até mesmo customizados com as cores que você deseja.

A ferramenta já é muito conhecida para a comunidade que trabalha constantemente com software, uma vez que é fácil de aplicar o Kanban dentro dela.

Além disso, o Trello possui aplicativos para Android e iOS, o que permite que você gerencie suas tarefas de qualquer lugar.

Ferramentas Digitais: Pocket para empresas de recrutamento e seleção

A internet não é algo estático. As coisas estão sempre mudando, e é comum que a quantidade de conteúdos e links interessantes seja maior do que conseguimos consumir. Pensando na organização – e até mesmo para nos ajudar a consumir os melhores conteúdos, nasceu o Pocket.

Ele é uma ferramenta que permite o salvamento de links, imagens e arquivos em pastas organizadas, que podem ser acessadas de qualquer outro dispositivo.

Sabe aquela vez que você vê um artigo super interessante no Facebook, mas não está com tempo para ler? Salve ele em uma coleção no Pocket, e quando tiver um tempinho (pode ser até quando você for no banheiro), é só abrir o aplicativo no celular que pronto, estará lá o conteúdo otimizado para leitura.

Empresas de recrutamento e seleção, usem o slack

empresas de recrutamento e seleção: gif com a logo do slack

É a plataforma perfeita para a colaboração interna das consultorias, unificando toda a comunicação do seu time em um único canal. É comum que muitas vezes utilizemos o WhatsApp para a comunicação interna da empresa pela praticidade. Afinal, já usamos a ferramenta para nossa vida pessoal.

No entanto, com o crescimento do fluxo de mensagens e pessoas na sua consultoria, manter o WhatsApp como meio oficial de comunicação pode ser prejudicial. Afinal, todos arquivos enviados não são salvos na nuvem (e sim no seu aparelho), e caso o backup não seja feito regularmente, é possível que você perca todos seus contatos em uma fatalidade.

No entanto, com o crescimento do fluxo de mensagens e pessoas na sua consultoria, manter o WhatsApp como meio oficial de comunicação pode ser prejudicial. Afinal, todos arquivos enviados não são salvos na nuvem (e sim no seu aparelho), e caso o backup não seja feito regularmente, é possível que você perca todos seus contatos em uma fatalidade.

Outro fator que colabora muito para a escolha do Slack é o fato do envio de arquivos e pesquisa. Sua ferramenta interna de pesquisa para mensagens é sensacional, economizando tempo quando você precisa procurar aquela mensagem que enviou meses atrás.

Ah, antes que eu me esqueça. A ferramenta possui inúmeras integrações: todas as outras ferramentas deste artigo possuem funções nativas com o Slack.

Ferramentas Digitais: Google Drive para empresas de recrutamento e seleção

Apresentações, documentos, planilhas e imagens. Todos esses formatos de arquivo são comuns no dia a dia das consultorias de Recrutamento e Seleção. Mas ainda hoje é comum vermos empresas que mantém todos os arquivos em e-mails ou pastas locais no próprio computador.

Isso é inaceitável.

Se você não possui uma rotina de backups quase que diária, você corre grande risco de perder todos os documentos importantes que possui. Já pensou? Você perder todos os currículos, contatos, apresentações para clientes e avaliações DISC que possui?

É sempre bom imaginar cenários trágicos, pois assim podemos agir para evitar que eles aconteçam. Com esse cenário em mente, a recomendação que temos é utilizar o Google Drive. Ele possui uma capacidade respeitável em sua versão gratuita.

Além disso, facilita bastante sua vida, visto que permite o acesso de seus arquivos a partir de qualquer dispositivo.

Clique aqui e confira 7 dicas essenciais de negócios para headhunters

Momento Jabá: Recrutei para Consultorias

Em um artigo que aborda ferramentas para empresas de recrutamento e seleção, não poderia deixar de fazer o jabá da Recrutei. Afinal, hoje já ajudamos mais de 50 consultorias de RH e R&S serem mais eficientes em todo Brasil, incluindo o CIEE Nacional.

Nossa plataforma oferece para consultorias de médio e pequeno porte (e para headhunters individuais também) a possibilidade de competir com os grandes. Com nossa plataforma, você centraliza as candidaturas de todas as suas vagas, aplica avaliação DISC de forma ilimitada, realiza vídeo-entrevistas e muito mais, tudo de forma centralizada e digital.

Nosso objetivo é ajudar as empresas de recrutamento e seleção a serem mais organizadas, eficientes e lucrativas. Se você quiser conhecer melhor como já ajudamos as consultorias, clique aqui e crie sua conta gratuita

Vai ser um prazer bater um papo com você e entender como nos encaixamos no seu dia a dia.

E aí? Qual você vai adotar primeiro?

Eficiência é dinheiro. E todos nós gostamos disso, correto? Então vamos lá! Não fique parado e comece a utilizar ferramentas para aumentar sua eficiência. Existe alguma outra ferramenta que você utiliza e quer nos indicar?

Qual dessas vai adotar primeiro. Reflita bem quais são suas maiores necessidades para decidir qual será a primeira implantação, e compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *