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7 Dicas de negócios essenciais para headhunters

Paulo Rogério Lázari 0

Esse artigo contém dicas de negócios para headhunters iniciantes, mas também pode ser uma fonte complementar de informações para profissionais experientes que conhecem o valor da aprendizagem contínua!

O mercado de trabalho no Brasil sempre foi desafiador: ciclos de desemprego, falta de qualificação profissional, dificuldades de adaptação à cultura organizacional.

São diversos elementos que deixam a jornada de contratação mais complexa, tanto para o candidato como para a empresa.

E esse desafio tem se intensificado com o avanço tecnológico da chamada Era da Informação. 

Para suprir essa lacuna, existe um profissional dedicado a não apenas encontrar talentos de forma mais ágil (afinal de contas, esse é um dos lemas da Era da Informação), mas também, e principalmente, encontrar o profissional certo para a vaga certa.

Além disso, ele pode atuar como um consultor, indicando caminhos e soluções ao departamento de Recursos Humanos e otimizando todos os seus processos! Estamos falando do headhunter.

Se você gosta de trabalhar com pessoas e tem interesse em abraçar esse desafio, leia esse texto até o final, pois ele te dará dicas muito importantes para começar bem esse trabalho!

O que é um headhunter? 

O headhunter (ou caçador de talentos em português) é o profissional responsável por atrair talentos adequados às necessidades de seus clientes contratantes (as empresas parceiras) através de estratégias como a busca em sites de vagas, a utilização de plataformas de recrutamento digital como a da Recrutei, prospecção de talentos no linkedin e diversas outras estratégias que possam ajudar na tarefa de encontrar, qualificar e encaminhar candidatos finalistas para as empresas contratantes

Um headhunter é um profissional liberal, que muitas vezes atua sozinho, ou um pequeno empreendedor com uma consultoria. 

Dessa maneira, é necessário entender que o headhunter é um prestador de serviços no modelo B2B, um fornecedor. Ele é contratado pela empresa, não fazendo parte de seu quadro de colaboradores. Dessa forma, as dicas de negócios para headhunters que vamos apresentar se tornam mais importantes, pois esse profissional é o responsável pelo sucesso de seu trabalho!

Como surgiu a profissão de headhunter? 

Segundo Rodrigo Sahd, do Foursales Group, o profissional headhunter surge na década de 1950 nos Estados Unidos, que acabava de sair da II Guerra Mundial e via seu mercado em franca expansão, o que tornou necessário agilizar os processos de contratação de novos profissionais. 

No Brasil, consultorias especializadas começaram a se multiplicar e se popularizar a partir do início do século XXI. 

Headhunters podem atuar sem um segmento específico, mas profissionais mais experientes da área recomendam que haja uma segmentação na qual esse profissional seja especializado, pois isso garante uma assertividade maior tanto na busca do talento quanto no fechamento da vaga. Mas isso não significa que esse especialista não possa trabalhar com vagas de outras áreas de modo complementar. 

Se você gosta de trabalhar com pessoas e tem interesse em abraçar esse desafio, leia esse texto até o final, pois ele te dará dicas muito importantes para começar e consolidar bem esse trabalho como headhunter!

7 dicas de negócios para headhunters

Fique atento às 7 dicas de negócios para headhunters que seguem abaixo:

  • Que os desafios do início da carreira sejam um estímulo 
  • Estabeleça relacionamentos com o mercado 
  • Seja um vendedor ao abordar potenciais clientes
  • Seja um empreendedor, mas também um bom administrador 
  • Nunca pare de estudar 
  • Entenda profundamente as dores do seu cliente 
  • Nunca se esqueça dos feedbacks 

1- Que os desafios do início da carreira sejam um estímulo:

Nós sabemos que todo início de negócio é especialmente desafiador, e para uma consultoria de recrutamento e seleção ou um headhunter individual isso não é diferente. Nossa primeira dica de negócios para headhunters novatos é que tenham esse desafio como um estímulo, não como uma barreira! Esse mindset será fundamental para que o novo negócio prospere e você seja reconhecido como um profissional diferenciado no competitivo e sempre em mutação mercado de headhunters. 

Viver de recrutamento e seleção, se comprometendo em encaminhar os candidatos mais adequados para diversas empresas contratantes é um desafio considerável.

Aqui na Recrutei percebemos que alguns fatores contribuem de maneira fundamental para a primeira fase de estabilização do negócio de Recrutamento e Seleção, mesmo nos primeiros meses da operação:

a) Escolha de sócios complementares para tocar a operação

Chamar a outra líder de recrutamento da empresa em que você já trabalhou pode ser um caminho que parece fácil e seguro mas no momento da escolha dos sócios é necessária cautela e um olhar analítico. Validar se seus possíveis sócios tem competências complementares às suas é um grande primeiro fundamento para ter um negócio sólido no longo prazo e mais resiliente nos momentos de dificuldade, natural em todos os negócios, em especial os mais jovens no mercado

b) O desenvolvimento e fortalecimento de competências de marketing e vendas

As competências de recrutamento, hunting, análise de perfil comportamental são essenciaispor serem o coração do negócio mas saiba que sem habilidades de marketing e vendas nas fundadoras ou em alguem de confiança nas primeiras contratações pode colocar seu negócio de recrutamento e seleção em apuros

A venda de serviços de recrutamento e seleção é um processo complexo que exige habilidades de modelagem do processo comercial, prospecção, negociação e fechamento. Se preocupe com isso desde o princípio do negócio!

Sobre o tema de relação com clientes, aqui também temos 7 dicas para sua Consultoria de recrutamento e seleção reter clientes

c) Escolha de nichos prioritários para a entrega dos serviços da consultoria de recrutamento ou do headhunter individual

Um dos maiores erros de empreendedores em diversos segmentos é “tentar abraçar o mundo com as pernas”, fazer de tudo um pouco e acabar não fazendo quase nada com verdadeira excelência.

Faça uma boa análise de mercado, de oportunidades e das suas habilidades como headhunter para escolher tipos de empresas ou tipos de vagas em que você pode se destacar.

Ter uma consultoria de recrutamento nichada é uma estratégia de amadurecimento do negócio que pode economizar algumas “idas e vindas” que naturalmente podem ocorrer por ausência de um foco de entrega melhor definido. Use seus pontos fortes e foque nele!

Sobre um dos nichos “mais quentes” para especialização de headhunters e consultorias temo o de Tech Recruter que você pode conferir mais no texto Tech Recruiter: 5 dicas matadoras para aumentar sua eficiência.

2- Estabeleça relacionamentos com o mercado:

Não pense nas empresas e candidatos apenas como clientes, mas sobretudo como parceiros.

Os mesmos candidatos inadequados para uma determinada vaga podem ser ideais para vagas futuras. Ao mesmo tempo, empresas parceiras podem funcionar como divulgadoras do seu trabalho, estabelecendo um marketing de relacionamento. 

3- Seja um vendedor ao abordar potenciais clientes:

Existe um mercado de headhunters altamente competitivo.

Por isso, utilize técnicas de vendas para fechar negócios com empresas parceiras. Caso você já tenha aptidões como vendedor, coloque-as em ação. Caso não tenha, corra atrás de cursos, palestras e materiais de estudo!

4- Seja um empreendedor, mas também um bom administrador: 

Sabemos que toda pessoa que se aventura profissionalmente fora da zona de conforto de um trabalho “de carteira registrada”, como se diz popularmente, já tem uma veia empreendedora acentuada, mesmo que inconscientemente. A liberdade de assumir os riscos e a responsabilidade pelos resultados positivos e negativos do próprio destino encanta essas pessoas.

E isso não está errado, mas é preciso pensar além.

Saber administrar o negócio quando ele já estiver em funcionamento é de suma importância. Dicas de negócios para headhunters estariam incompletas se não abordassem a necessidade de saber lidar com a parte burocrática do negócio!

5- Nunca pare de estudar:

Parece um clichê, mas é vital nunca parar de estudar, sobretudo em um negócio tão envolvido com as inovações tecnológicas ligadas ao mercado de trabalho!

Foi-se o tempo em que as pessoas cursavam uma graduação e podiam passar o resto de suas vidas ostentando aquele título acadêmico como uma espécie de tutor de sua profissão!

Hoje, a necessidade de educação continuada, de aperfeiçoamento constante, é imprescindível. E não estamos falando necessariamente de cursos regulares de graduação, pós-graduação ou mesmo cursos extra-curriculares avulsos.

A busca solitária por conhecimento, seja através de livros, revistas e publicações semelhantes, seja através de conteúdo pela internet, como vídeos no YouTube, e-books e blog posts, ou mesmo através de conteúdo publicado por especialistas no LinkedIn, deve ser uma prioridade.

É preciso estar continuamente antenado conhecendo novas e mais eficientes maneiras de fazer um Recrutamento e Seleção mais eficiente como por exemplo as grandes oportunidades do uso de métodos ágeis no ReS

Sobre o assunto dos headhunters, temos um vídeo especial gravado que faz parte da série recrutalks, com outros temas relevantes para o mundo dos recrutadores e consultorias, vale a pena assistir

Não imagine que a ação deva sempre sobrepor a preparação. Lembre-se que o lenhador que não afia o seu machado dificilmente vai derrubar alguma árvore naquele dia!

6- Entenda profundamente as dores do seu cliente:

Dedique-se a entender os detalhes que motivaram seu cliente a te contratar.
A cada vaga solicitada por ele, procure entender as características que o candidato deve ter, quais serão as atribuições do cargo, qual o tempo necessário para o fechamento da vaga.

O diagnóstico da vaga e da empresa é um passo trabalhoso porém essencial para a entrega da vaga com excelência.

O entendimento para fazer um bom trabalho de hunting passa por diversos pontos como:

– Entendimento das necessidades técnicas
– Entendimento do perfil comportamental desejado do candidato
– Entendimento da cultura da empresa
– Entendimento do perfil de liderança predominante da liderança mais próxima ao candidato a ser contratado



Acima de tudo, seja honesto e transparente com ele, utilizando suas habilidades consultivas para que juntos vocês possam atingir um ponto de equilíbrio! 

Dedique-se a entender os detalhes que motivaram seu cliente a te contratar.
A cada vaga solicitada por ele, procure entender as características que o candidato deve ter, quais serão as atribuições do cargo, qual o tempo necessário para o fechamento da vaga.

7- Nunca se esqueça dos feedbacks:

Por último, mas não menos importante, crie o hábito de dar feedback em todas as situações.
Um candidato que não foi aprovado em alguma etapa do processo, principalmente nas etapas finais, tem o direito de saber por quais motivos não foi aprovado.

Esse cuidado demonstra que sua consultoria não o trata apenas como um número em uma base de dados, mas como um ser humano procurando seu lugar ao sol, cheio de sonhos e expectativas. Da mesma forma, a empresa parceira precisa ser informada sempre que houver algum ponto de oportunidade envolvendo suas ações de contratação.

Por fim, é importante ouvir o feedback da empresa parceira em relação à assertividade do seu trabalho. Só assim é possível crescer e estabelecer um negócio sólido no mercado de headhunters!

E aí? Gostou de nossas dicas de negócios para headhunters? Esperamos que elas possam te ajudar a estabelecer boas bases para trilhar sua carreira como um headhunter. Acompanhe nosso blog para aprender mais sobre esse fantástico universo de Recrutamento & Seleção! 

Até a próxima!     

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