Sumário
O que é Executive Search?
Executive Search é um tipo específico de recrutamento destinado a atrair talentos de alta administração (C-level) qualificados para uma empresa. É normalmente usado para preencher funções estrategicamente importantes, incluindo CEO, CFO, COO, CHRO e CIO.
O Executive Search difere consideravelmente do recrutamento de talentos plenos e juniores. Ao recrutar para cargos nesses dois níveis hierárquicos, uma empresa geralmente irá trabalhar com uma consultoria de recrutamento com acesso a pools (e sua própria base) de talentos para encontrar candidatos adequados.
Os candidatos bem-sucedidos e admitidos após esse tipo de recrutamento mais “básico” costumam ser aqueles que se aplicaram ativamente à vaga e que, portanto, procuraram a vaga por conta própria e não foram encontrados por um headhunter.
Embora o recrutamento “tradicional” funcione para preencher várias posições em uma organização, equipes de líderes de maior senioridade precisa ser composta das melhores pessoas e as melhores pessoas raramente estão procurando ativamente emprego. É por isso que existe o Executive Search.
O Executive Search procura o “fit executivo” perfeito tanto para o cargo quanto para a empresa – quer o candidato esteja procurando ativamente uma nova posição ou não. No geral, as empresas que necessitam de substituir ou contratar novos executivos desenvolvem parcerias de longo prazo com consultorias de Executive Search, que atuam como uma extensão de seu RH ao identificar, engajar e envolver candidatos a executivos promissores em nome da empresa.
As etapas-chave do Executive Search
Um fluxo básico de elementos-chave que os hunters de profissionais C-level costumam seguir é composto por cinco etapas que resumimos aqui:
Estabelecer prioridades e job description
Nesta etapa costumam ser determinadas as habilidades e conhecimentos necessários para o executivo que ocupará a vaga. Além disso, muitas vezes a empresa em busca de um executivo precisa de insights e novas perspectivas sobre suas necessidades de contratação.
Feito isso, é desenvolvido um briefing personalizado para a empresa em questão agregando informações como cargo, atribuições, responsabilidades, metas e os principais desafios para a área e/ou empresa, bem como a experiência, as qualificações e as competências necessárias.
Estratégias de hunting
Primeiramente, os recrutadores especializados no Executive Search realizam pesquisas direcionadas a empresas e setores para encontrar pessoas com as habilidades, experiência e qualificações relevantes e compatíveis com a vaga.
Feito isso, que costuma ser um dos processos mais trabalhosos, é organizada uma lista extensa dos prospects mais qualificados para o papel.
Por fim, fazem um contato inicial com os prospects com o objetivo de identificá-los e qualificá-los através de perguntas básicas sobre suas ambições profissionais e experiências.
Seleção
Depois de abordar candidatos em potencial para testar seu interesse no papel, os gestores responsáveis pela etapa de seleção convidam os candidatos a vagas executivas a realizar entrevistas rigorosas, tanto técnicas quanto por competências, com base nas habilidades, conhecimentos e aptidões listados na primeira etapa.
Com base nessas entrevistas, gera-se uma lista de candidatos de acordo com suas qualificações e interesse na posição.
Apresentar os candidatos mais qualificados
Com a lista de candidatos gerada na etapa anterior, em que os executivos já estão filtrados, os representantes da consultoria que realiza Executive Search apresentam para a empresa os candidatos mais qualificados com base na análise e avaliação feitas.
Negociações
Depois da seleção do candidato a executivo por parte da empresa com a vaga aberta, os gestores da consultoria de Executive Search fazem um trabalho rigoroso de análise de antecedentes e referências (background check) para avaliar melhor as competências, verificar informações, bem como pontos fortes e pontos fracos.
Além disso, costuma haver também um trabalho de assessoria nas negociações contratuais, admissionais e salariais.
Depois de todos os processos descritos acima, frequentemente sa
Acompanhar periodicamente a organização e o candidato assim que a pesquisa for encerrada, verificando a adequação contínua e o progresso da transição.
O que fazem as empresas de Executive Search bem-sucedidas?
Executive Search não significa apenas resolver uma necessidade imediata das empresas que precisam de executivos novos. Uma consultoria especializada em Executive Search deve atuar como um parceiro e consultor estratégico e, além disso, deve investir na construção de relacionamentos de longo prazo com executivos e profissionais de alta senioridade.
Um bom parceiro de Executive Search aplica seus esforços para obter uma compreensão mais profunda do negócio, da cultura e das lacunas existentes na empresa “contratante” e, a partir disso, fornece insights sobre o perfil desejado dos profissionais a serem sondados.
Isso significa conhecer a empresa de dentro para fora; como a empresa opera, seus objetivos, seus valores e seu pessoal. Isso ajudará a encontrar os corpo de liderança mais adequado para auxiliar a empresa contratante a achar profissionais com bom fit e, portanto, crescer e evoluir.
Como meio de ajudar a impulsionar a empresa parceira, uma boa firma de Executive Search também fornece suporte na forma de planejamento de sucessão, design organizacional e coaching executivo. Uma compreensão profunda do negócio parceiro, juntamente com amplo conhecimento do mercado, significa que os profissionais de recrutamento de executivos estão bem equipados para fornecer uma solução mais aderente para seu negócio parceiro.
Sistema de recrutamento e seleção no executive search
É praticamente impossível realizar um bom executive search sem o apoio de um sistema de recrutamento e seleção.
A tecnologia é fundamental para que se atinja um nível de eficiência minimamente satisfatório nessa modalidade de recrutamento e seleção.
Um sistema de recrutamento e seleção vai trazer aos profissionais de executive search a possibilidade de uma avaliação mais assertiva de cada candidato, com métricas detalhadas e uma organização maior do processo como um todo.