Se tem uma coisa certa sobre o mercado de trabalho hoje, é que ele será ainda mais competitivo amanhã. A busca por talentos está se tornando uma disputa cada vez mais acirrada, especialmente em setores como os de tecnologia e inovação. Por essa razão, um aspecto que gestores e recrutadores já não podem deixar de lado se chama: experiência do candidato.
Embora seja fundamental, a experiência do candidato ainda é ignorada por muitos departamentos de RH (Recursos Humanos). Talvez, seja parte da cultura brasileira a pouca importância dada aos candidatos, mas isso traz grandes prejuízos para a empresa no médio e longo prazo.
E como toda cultura é mutável e o mercado vive uma grande revolução tecnológica, é hora de agir, deixar velhos hábitos e incorporar as melhores práticas de recrutamento e seleção para sua empresa.
Se você procura proporcionar experiências surpreendentes e impactantes em seus processos seletivos, continue essa leitura com atenção. Abaixo, trazemos 7 dicas de como encantar candidatos e deixar ótimas impressões sobre sua empresa.
Sumário
Por que preciso criar uma boa experiência do candidato?
Se você pensar, há 15 anos as informações sobre as empresas eram restritas a comerciais publicitários, boletins ou mídias espontâneas. Para quem procurava emprego, não havia muita possibilidade de obter informações sobre uma determinada organização que não fosse aquela anunciada na vaga.
Com o advento das redes sociais, as empresas passaram também a ocupar esse território, permitindo uma melhor comunicação com clientes e também com candidatos, que podem se tornar seus futuros colaboradores.
Ou seja, em um mundo onde as informações estão o tempo inteiro disponíveis e que a localização geográfica também já não é mais um empecilho, o candidato passa a ser mais exigente sobre o local onde deseja trabalhar.
Você pode se perguntar, mas em um país com milhões de desempregados, as pessoas irão escolher onde trabalhar? A resposta é sim! Se você realmente deseja atrair talentos, o candidato irá considerar muito mais do que o salário para escolher a sua organização. A não ser que você queira contratar candidatos medíocres, no sentido de não terem qualidades e habilidades suficientes e que te trarão prejuízos futuros.
Pois bem! Se você ainda não leva a experiência do candidato como um fator crucial ao anunciar uma vaga, saiba que os candidatos costumam compartilhar suas experiências em redes sociais e isso traz grandes prejuízos à imagem da sua empresa, como é o caso real que aconteceu no Linkedin e que compartilhamos a seguir.
A Luana teve uma péssima experiência do candidato e compartilhou no Linkedin
Bom, vamos conhecer um pouco a história da Luana. A Luana tem 29 anos, é formada em Administração por uma universidade renomada, fez intercâmbio em Portugal durante a graduação e tem experiência profissional no terceiro setor e em uma startup. Com a pandemia, em maio de 2020, ela perdeu seu emprego e usou o Linkedin para se recolocar no mercado.
A saga da Luana começou ainda no mesmo mês daquele ano e sua busca na rede foi intensa. Em meio a centenas de currículos enviados, ela foi chamada para participar de um processo seletivo pelo Linkedin. A empresa redirecionou a Luana para uma página de teste.
A profissional teve que fazer mais de cinco testes, alguns que não tinham relação nenhuma com a atuação descrita na vaga, além de fazer um vídeo e preencher várias informações que já estavam em seu currículo.
Após todo esse empenho, passaram-se três semanas e a Luana ainda não tinha recebido nenhum feedback do processo seletivo. Incomodada e cheia de expectativas, a administradora resolveu mandar uma mensagem para a recrutadora que a convidou para o processo.
Ela então foi informada que a vaga já havia sido preenchida e que o processo estava encerrado. A recrutadora somente pediu desculpas, sem nenhuma justificativa plausível pela falta de retorno.
Com toda frustração causada pelo desgastante processo, a profissional resolveu fazer uma publicação em seu perfil do Linkedin, expondo todo o desrespeito com os candidatos.
A publicação alcançou mais de 5 mil pessoas, que também compartilharam suas frustrações. Qual o resultado disso? A empresa foi exposta, passando uma enorme descredibilidade para o público, além da revolta de alguns amigos da rede de contatos da Luana.
Tenha em mente que no Linkedin não estão apenas candidatos, mas também potenciais clientes.
O que quero dizer é que o post trouxe um desgaste desnecessário para a imagem da empresa, que poderia ser evitado com um processo seletivo sério e humanizado. Além disso, um simples post pode fazer com que a empresa perca potenciais clientes na rede, afinal, se uma empresa não tem compromisso com seus futuros colaboradores, como ela terá com os clientes?
Lembre-se, hoje a maioria dos candidatos está nas redes sociais e irá compartilhar suas experiências, sejam elas positivas ou negativas. Por isso, ignorar a experiência do candidato em seu recrutamento e seleção é prejuízo na certa.
Agora que você já compreendeu a importância de olhar com mais atenção para o seu processo de recrutamento e seleção, vamos a algumas dicas práticas.
Como começar a melhorar a experiência do candidato na minha empresa?
Para o candidato, a jornada do processo seletivo se assemelha com a jornada de compras de um cliente. Ao embarcar em uma nova experiência, ele encontrará uma série de touchpoints que deixarão uma impressão duradoura, sejam elas boas ou ruins.
Esses touchpoints começam no anúncio da vaga. Um texto bem redigido, claro e sem erros gramaticais, trará uma positiva impressão para o candidato. E continua durante a triagem, testes, entrevistas, até a contratação.
Em cada estágio, o candidato vai construindo uma imagem de como sua empresa opera, quão bem você se comunica, sua cultura, valores e se tudo isso atende às suas expectativas. Essa combinação é o que chamamos de experiência do candidato.
Ao criar uma experiência encantadora, a empresa se beneficia com:
- Buzz Marketing: o famoso boca a boca, um candidato bem tratado durante o processo seletivo falará bem da sua empresa, assim como o contrário;
- Engajamento orgânico: candidatos costumam postar suas experiências com as empresas em suas redes sociais;
- Credibilidade: o seu candidato também pode ser um cliente em potencial;
- Autoridade: ao criar uma boa experiência para o candidato, a empresa também aumenta sua autoridade perante ao público.
7 dicas para melhorar a experiência do candidato.
Cada empresa é única e, como tal, deve adotar uma abordagem única de recrutamento que reflita as necessidades, os valores e a cultura da organização.
Dito isto, ao planejar uma estratégia de experiência do candidato, existem técnicas que podem ser aplicadas em todos os aspectos para ajudá-lo a causar a impressão certa:
1- Crie uma comunicação envolvente
Em muitos departamentos de RH, a comunicação durante o processo de recrutamento e seleção é na maioria das vezes genérica, não alcançando o alvo certo, que seria atingir o match perfeito entre talentos e vagas.
2- Seja prático, facilite a vida do candidato
A melhor experiência do candidato começa no processo de inscrição, ele precisa ser simplificado. Por exemplo, utilizando o CRM da Recrutei, você pode receber os currículos dos candidatos por meio de uma extensão no Linkedin.
Escreva um anúncio com instruções claras e evite enviar muitos links, com testes desnecessários. O ideal é reunir todas as informações em um só lugar.
3- Mantenha o candidato informado
Uma das maiores reclamações dos candidatos é a falta de comunicação durante a jornada. Mantenha os candidatos informados sobre seu progresso, mesmo quando esse progresso tiver chegado ao fim. Para candidatos rejeitados, reserve um tempo para dar um feedback pessoal, explicando os reais motivos da desclassificação.
4- Seja claro
Seja claro com informações em relação ao cargo, salário, benefícios. Se for aplicar testes, explique qual o sentido do teste e como o candidato deve proceder. O candidato tem uma boa experiência quando se sente seguro.
5- Aproveite bem os recursos tecnológicos
A Inteligência Artificial está facilitando a melhoria da experiência do candidato sem perder o toque humanizado. Utilize ferramentas que estreitarão a sua relação com o candidato, isso irá otimizar o seu tempo e organização de banco de talentos.
6- Crie relações duradouras
Mesmo que o candidato não seja aprovado em seu processo seletivo de primeira, ele poderá vir a ser um colaborador no futuro. Talvez, aquele não era o momento, mas isso não desqualifica o seu potencial.
Uma boa experiência do candidato fará com que ele volte a se candidatar em outras oportunidades.
7- Humanize o seu processo
Não seja tão rígido, lembre-se que você está lidando com pessoas que têm imprevistos, que podem adoecer e ficar ansiosas. Coloque-se no lugar do candidato: qual tipo de experiência você gostaria de ter?
Dê o tratamento que você gostaria de receber.
Como em qualquer negócio, uma boa estratégia de experiência do candidato deve ser constantemente revista e aprimorada. Com isso em mente, vale a pena considerar aplicar pesquisas para saber a opinião de seus candidatos em relação ao seu processo seletivo.
Além do mais, isso também evidenciará que você valoriza a opinião dos seus futuros colaboradores, aumentando a impressão positiva da sua marca empregadora.
Bom, se você chegou até aqui, tenho certeza que o seu processo de recrutamento e seleção não será mais o mesmo. Para melhorar ainda mais a experiência do candidato em sua empresa, visite outros conteúdos como este em nosso blog.
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