Press "Enter" to skip to content

3 motivos para dar feedback para um candidato em seu Recrutamento

Davi Samuel Valukas Lopes 0

Dar um feedback para um candidato que participam de seus processos seletivos é uma questão de cunho ético e profissional, sendo um diferencial em seu trabalho de Recrutamento & Seleção e por isso discutir a importância do feedback nunca é demais

Quem nunca passou por um processo seletivo para um novo emprego e ouviu aquela famosa frase “a gente entra em contato” e jamais obteve retorno? Dar feedback em seus processos seletivos é uma questão profissional, um diferencial em seu trabalho de R&S.

Pois é, infelizmente o feedback para os candidatos é uma ferramenta ainda hoje subestimada por muitas empresas, que não veem valor em dar retorno a um candidato que não vai ser contratado. Porém, nesse artigo eu vou te mostrar como o feedback pode ser um diferencial em seu trabalho. 

E sua empresa e seu recrutamento e seleção, como tratam a importância do feedback? Vamos nessa? 

Afinal, o que é um feedback para candidatos?

“A vida feliz consiste na tranquilidade da mente.” Cícero

A palavra feedback significa realimentar (ou retroagir) e consiste em dar uma resposta sobre determinada situação. 

O feedback é um dos elementos mais importantes no processo de comunicação, pois é o que faz o ciclo se completar.

Existem alguns tipos de feedback. Conheça os tipos mais utilizados em ambiente corporativo (clique aqui para ler um artigo completo sobre isso no blog do IBC Coaching):

  • Feedback positivo: serve para reforçar ações positivas, a fim de que elas se repitam e tornem-se um hábito;
  • Feedback corretivo: é o inverso do feedback positivo, pois tem o intuito de eliminar comportamentos nocivos;

Como você pode ver, o feedback é uma ferramenta importante não apenas em processos de recrutamento, mas também no dia a dia organizacional. Para saber mais sobre feedback em gestão de pessoas, clique aqui e baixe gratuitamente nosso e-book sobre o tema.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor.

Para entender a importância do Feedback para um candidato em seu Recrutamento, continue a leitura.

feedback para um candidato

Motivos para dar feedback para um candidato reprovado   

Em tempos de constantes mudanças, processos seletivos devem estar em constante processo de aperfeiçoamento. Foi-se o tempo em que as coisas eram reconhecidas positivamente por serem sempre da mesma forma. Hoje, é necessário estar aberto à possibilidade de alterar processos em nome de mais eficiência e assertividade. 

Além disso, é imprescindível que as organizações estejam preocupadas com a questão do employer branding (clique aqui para baixar gratuitamente nosso e-book sobre o tema), pois atrair os melhores talentos do mercado é uma demanda que exige que se tenha uma imagem positiva perante eles. 

Conheça alguns motivos para dar feedback para um candidato que te farão entender a importância dessa prática em seus processos seletivos:

  • Oportunidade de contribuir com o crescimento do candidato;
  • O candidato pode se tornar um cliente ou parceiro;
  • Reforço da sua marca empregadora (como eu já disse anteriormente).

O vídeo acima nos mostra a importância da importância do feedback e uma cultura empresarial desenvolvida para isso, não apenas nos processos seletivos, mas nas organizações como um todo.

Como dar feedback negativo

Como dar feedback negativo é um grande ponto de apreensão, pois lidar com as frustrações do outro nem sempre é uma tarefa fácil e previsível, pois nem todos têm a maturidade para ouvir críticas, mesmo que construtivas, já que isso mexe diretamente com a vaidade de cada um.

Outro ponto que dificulta a comunicação de como dar feedback negativo está em nós mesmos, pois não queremos bancar os chatos, que vão encerrar os sonhos e metas do outro.

Por conta disso, seguem 5 dicas de como dar feedback negativo:

  • Sempre dê um feedback negativo em particular (não faça, mesmo que haja apenas uma pessoa junto)
  • Enfatize pontos positivos antes de dar feedback negativo
  • Abra o jogo (ficar dourando a pílula não é uma boa opção)
  • Mostre à pessoa como aquele feedback negativo vai ajudá-la a crescer
  • Deixe claro que os pontos abordados podem ser resolvidos

Feedback para candidatos: a Recrutei pode te ajudar  

Pensando na importância dos feedbacks para o candidatos e na necessidade de agilidade nesse processo, já que mesmo com a reprovação de candidatos durante o processo seletivo, o fluxo não pode parar, a Recrutei lançou essa semana uma nova funcionalidade que vai te ajudar bastante nesse processo. São as ações em massa. Como elas funcionam?

As ações em massa, como o próprio nome sugere, permitem que você faça algumas ações pela nossa plataforma direcionando-as a vários candidatos ao mesmo tempo. 

Quais ações podem ser feitas em massa para dar um bom feedback para candidatos?

  • contratação de vários candidatos 
  • aprovação entre etapas do processo seletivo
  • reprovação de vários candidatos 
  • marcar candidatos como não avaliados 
  • mudar candidatos de etapas 
  • envio de e-mails (feedback para candidatos)
  • solicitação de informações 
o que é feedback

Dar feedback em seus processos seletivos é uma questão profissional, um diferencial em seu trabalho de R&S.

E como estamos falando da importância dos feedbacks para o processo de recrutamento, vamos focar na reprovação em massa e no envio de e-mails.

A importância do Feedback para um candidato: Templates de e-mails

A importância do feedback deve estar aliada à cultura ágil. Por isso, conforme eu já te adiantei na seção anterior, eu vou te mostrar como a plataforma da Recrutei pode te ajudar a dar feedback para candidatos de forma automatizada, através dos templates de e-mails.

Como eu disse um pouco acima, o fluxo do processo seletivo não pode parar. Por isso, além da possibilidade de enviar e-mails com feedback para candidatos reprovados de uma só vez, é possível criar templates para não precisar escrever o e-mail na hora do envio, o que traz grande agilidade, conforme print abaixo. 

o que é feedback
Além da possibilidade de enviar e-mails para todos os candidatos reprovados de uma só vez, é possível criar templates para não precisar escrever o e-mail na hora do envio

Outra possibilidade é a de personalizar o e-mail, para que cada candidato receba a mensagem completamente direcionada a ele, conforme print abaixo. 

feedback para um candidato
Outra possibilidade é a de personalizar o e-mail

Veja no print abaixo como o e-mail fica depois de pronto:

feedback para um candidato
E-mail de Feedback

Basta fazer o envio para que todos os candidatos reprovados recebam a comunicação e vovê poderá valorizar ainda mais a importância do feedback nos seus processos seletivos. 

feedback para um candidato

Seja a sua organização uma empresa que está contratando candidatos para si mesma ou uma consultoria que executa processos seletivos para terceiros, como você pôde notar no decorrer do presente texto, o feedback para candidatos é uma importante ferramenta não apenas de comunicação, mas também de fortalecimento de sua marca empregadora. 

Os melhores talentos sem dúvida terão uma boa imagem do seu trabalho e vão querer estar na sua base de talentos. 

Assista um tutorial sobre essa funcionalidade da nossa plataforma.

Feedback para candidatos: cuidados a serem tomados

Um pouco acima eu falei de como dar feedback negativo de uma forma geral. Agora, eu vou te mostrar mais alguns pontos mais direcionados para candidatos, ou seja, falar especificamente de como dar feedback para um candidato de modo humanizado.

Ao dar um feedback para um candidato, é preciso tomar alguns cuidados para que a mensagem seja entendida e absorvida da forma mais positiva possível.

Seguem abaixo os principais cuidados na hora de dar um feedback para um candidato:

  • Enfatize as qualidades do candidato
  • Faça uma abordagem embasada
  • Seja comedido e equilibrado
  • Respeite a individualidade de cada candidato

Na hora de dar o feedback para um candidato, é importante considerar os quatro pontos descritos acima para que seu profissionalismo e sua ética não sejam colocados em xeque.

Para finalizar

Espero que esse artigo tenha te ajudado a compreender a importância do feedback para candidatos em seus processos de recrutamento. Se você já é cliente Recrutei, aproveite a nova funcionalidade e mãos à obra! 

Caso você ainda não seja nosso cliente, clique aqui e solicite uma demonstração. Um de nossos especialistas vai entrar em contato para agendar um horário. 

Um abraço e até o próximo texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *