A gestão por competência foca nas atitudes do colaborador, enquanto a gestão por desempenho prioriza os resultados. Decidir que modelo de gestão implantar no seu negócio, certamente, colaborará com o seu sucesso.
O gerenciamento de pessoas não é uma tarefa fácil, mas identificar a melhor opção de gestão para o seu negócio ajuda, e muito, nessa responsabilidade. Para isso é necessário entender como funcionam e as diferenças entre as duas formas de gerenciamento que disputam o título de melhor opção.
Estamos falando da gestão por competência e a gestão por desempenho. Neste post você conhecerá tudo o que precisa saber sobre esses dois modelos de gerenciamento para decidir o que for melhor para seu negócio.
Preparado? Vamos lá!
Sumário
O que é gestão por competência?
A gestão por competência é a prática pela qual se avalia e desenvolvem três perspectivas dos profissionais: conhecimento, habilidade e atitude. Esse conjunto de caraterísticas é popularmente conhecido como CHA.
Conceito de gestão por competências
Separamos um vídeo incrível do Marco Ferrari abordando os conceitos de gestão por competências que vai te ajudar muito!
Conhecimento
O conhecimento é o conjunto de competências técnicas e informações adquiridas através do estudo. São os conceitos que estão na mente do profissional e foram internalizados por meio da aprendizagem.
Habilidade
A habilidade é a forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Essa caraterística se obtém por meio da execução, ou seja, do exercício constante a través do processo de erros e acertos.
Atitude
A atitude é colocar em prática, não só os conhecimentos, mas também as habilidades da melhor forma possível para que um processo funcione. As mudanças para a otimização dos processos vêm dessa caraterística. Por ser uma qualidade comportamental, a sua avaliação é mais difícil, porém, por ser uma perspectiva que pode trazer muitos benefícios é importante identificá-la e desenvolvê-la.
Na gestão por competências se avaliam essas três caraterísticas e se trabalha no seu desenvolvimento. Porém, a atitude tem um papel fundamental, já que é aquele compromisso com o negócio que colaborará com o sucesso empresarial.
Essa forma de gerenciamento começa a partir do recrutamento, dado que nesse momento, serão selecionados os profissionais que tenham todos esses requisitos, mas principalmente, atitude.
O que é gestão por desempenho?
A gestão por desempenho é a forma mais tradicional de gerenciamento de pessoas, é feita com base na execução de tarefas e os resultados obtidos.
Na gestão por desempenho são valorizados os objetivos e as metas alcançadas, avaliando o colaborador pelos seus bons resultados que vão contribuir com o crescimento do negócio.
A facilidade para mensurar os resultados faz que muitas empresas adotem esse modelo de gestão, uma vez que, é muito mais objetiva, o que permite um processo mais claro e simples.
Qual a diferença entre gestão por competência e gestão por desempenho?
N gestão por competência, os gestores focam na capacidade do profissional, identificando o conhecimento, habilidades e atitudes dos colaboradores que vão contribuir com o bom desenvolvimento das funções do seu cargo.
Por outro lado, a gestão por desempenho foca nos resultados obtidos na execução das tarefas, avaliando o colaborador no cumprimento das metas e objetivos.
Simplificando os conceitos, na gestão por competência o foco é o colaborador e na gestão por desempenho, os resultados.
A seguir vamos ver os benefícios de cada um dos tipos de gerenciamento.
Benefícios da gestão por competência
A gestão por competência pode trazer estes benefícios para seu negócio.
Maior motivação
Na gestão por desempenho o trabalho individual não é destacado, mas na gestão por competência sim. Nessa forma de gerenciamento, os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um dos colaboradores são avaliadas e desenvolvidas. Quando um profissional realiza um bom trabalho é reconhecido individualmente, aumentando sua satisfação e motivação.
Aumento de produtividade
Nesse tipo de gestão cada um tem que se esforçar individualmente, dado que, cada profissional tem as competências necessárias para entregar um bom trabalho. Com esses recursos e a motivação necessária, a produtividade tende a aumentar.
Menor rotatividade
A gestão por competência começa no recrutamento, portanto, acertar na contratação é muito mais fácil nesse modelo. Além disso, esse tipo de gerenciamento colabora com o recrutamento interno, outro fator que ajuda a ter uma menor rotatividade.
Benefícios da gestão por desempenho
Veja agora, os benefícios que podem ser alcançados com a gestão por desempenho.
Fortalece as equipes
A gestão por desempenho prioriza os resultados, consequentemente, o trabalho em equipe é fundamental para alcançá-los. Nesse modelo, o gestor será responsável por orientar o sucesso da equipe e, assim, atingir as metas.
É facilmente mensurável
A avaliação por desempenho é a forma como são medidos os resultados alcançados por cada um dos colaboradores. É um processo bastante claro que colabora com a objetividade.
Identifica talentos
Os dados obtidos pela avaliação de desempenho ajudam a identificar os colaboradores que tiveram melhor performance para a obtenção dos resultados. Dessa forma os talentos da empresa são facilmente identificados.
Qual a melhor opção para implementar no meu negócio?
Cada uma desses dois modelos de gerenciamento têm suas vantagens e suas desvantagens. Eleger um ou outro exclusivamente pode deixar de trazer alguns benefícios para seu negócio, portanto, a recomendação é integrar as duas práticas.
A grande vantagem é que uma não exclui a outra, motivo pelo qual, podem ser trabalhadas paralelamente. Integrando as duas formas de gerenciamento é possível se beneficiar do desenvolvimento individual do colaborador e do trabalho em conjunto pelos resultados.
Trabalhar com os dois modelos de gestão paralelamente permite não só a otimização dos resultados, mas também o desenvolvimento de cada um dos profissionais que trabalham na organização. Desta forma é possível desfrutar dos benefícios das duas formas de gerenciamento, otimizando todos os processos da empresa.
Implementando a gestão por competência junto com a gestão por desempenho, a busca por atingir resultados continuará presente em todos os processos, porém, o colaborador também se sentirá valorizado, sabendo que seus conhecimentos, habilidades e atitudes são fundamentais para a conquista desses resultados.
Gostou do post? Quer continuar aprendendo sobre o gerenciamento de pessoas? Então, continue conosco, veja esse artigo sobre o Gestão de mudanças e faça as etapas de transição da sua transformação serem mais eficazes e precisas.
Paulo Rogério Lázari