Se você é um profissional de RH, provavelmente, você já ouviu falar o que é hard skill e soft skill, certo? Porém, muita gente ainda se confunde com os termos em inglês. Atualmente, esses termos são muito usados por recrutadores de todo mundo para avaliar a aptidão de candidatos para determinado cargo.
Poderiamos dizer que um se refere mais as habilidades objetivas e o outro as subjetivas. Mas ainda ainda parece confuso, não se preocupe! Pra entender melhor esse assunto, preparamos esse conteúdo onde iremos explicar o que são, as principais diferenças e a importância desse conhecimento para o seu recrutamento e seleção. Bora conferir?
Sumário
O que são hard skills e soft skills?
Para começar, vamos entender o fundamento desses conceitos. As hard skills são as habilidades técnicas que você aprende em um curso ou treinamento e que podem ser facilmente medidas. Já as soft skills são aquelas características pessoais que fazem com que você se destaque em um ambiente de trabalho e seja capaz de lidar com as pessoas de maneira eficaz.
As hard skills podem ser facilmente ensinadas e aprendidas, enquanto as soft skills são mais difíceis de serem adquiridas. No entanto, elas são igualmente importantes para o sucesso profissional. As hard skills mostram o quê você é capaz de fazer, enquanto as soft skills revelam como você trabalha com os outros.
Por que trabalhar as duas?
Para ter sucesso na carreira, é importante desenvolver as duas categorias de habilidades. Aqueles que dominam apenas as hard skills terão dificuldades para se destacar em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo. Do mesmo modo, aqueles que focam apenas nas soft skills poderão encontrar dificuldades para conseguir um emprego ou progredir na carreira, já que não possuem as habilidades técnicas necessárias para exercer a função desejada.
Por isso, é importante buscar aprimorar ambos os tipos de habilidades ao longo da vida profissional. Aqueles que investem em seu desenvolvimento profissional tendem a se destacar no mercado de trabalho e conquistar melhores posições na carreira.
Qual a importância de hard skills e soft skills para a empresa?
As hard skills são aquelas que podem ser facilmente mensuradas e aprendidas, como por exemplo, o domínio de uma determinada ferramenta ou linguagem de programação. Já as soft skills dizem respeito às habilidades comportamentais e interpessoais, como liderança, comunicação e capacidade de trabalhar em equipe.
Ambas as habilidades são importantes para o sucesso profissional, mas cada vez mais as empresas estão buscando candidatos que possuam soft skills. Isso porque as hard skills podem ser facilmente ensinadas e aprendidas, enquanto as soft skills tendem a ser mais difíceis de serem adquiridas.
Além disso, as soft skills têm se mostrado cada vez mais importantes para o sucesso dos negócios, uma vez que elas são fundamentais para a interação bem-sucedida entre os colaboradores e para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Por fim, é importante destacar que ter apenas hard skills não garante o sucesso profissional. É preciso saber equilibrar as duas coisas para ter um perfil completo e atraente para as empresas.
Quais as principais diferenças entre hard skills e soft skills?
As principais diferenças entre hard skills e soft skills são:
Hard skills são capacidades técnicas ou profissionais que podem ser aprendidas através da educação ou da experiência. São mensuráveis e geralmente estão listadas em um currículo vitae. Alguns exemplos de hard skills incluem: programação, contabilidade, línguas estrangeiras, análise de dados e design gráfico.
Soft skills, por outro lado, são qualidades pessoais que não podem ser facilmente ensinadas ou mensuradas. São mais relacionados ao comportamento e às atitudes. Alguns exemplos de soft skills incluem: comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, criatividade e liderança.
Como desenvolver soft skills?
As soft skills são características pessoais que podem ser desenvolvidas e aprimoradas. São aquelas habilidades que te ajudam a lidar com as pessoas e as situações de forma mais eficaz.
A boa notícia é que, diferentemente das hard skills – que são habilidades técnicas adquiridas através da educação formal ou da experiência profissional – as soft skills podem ser desenvolvidas ao longo da vida.
A seguir, listamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver as principais soft skills:
Comunicação: Aprenda a ouvir com atenção e seja claro nas suas explicações. Lembre-se de que a comunicação não é apenas verbal, mas também não-verbal. Preste atenção à sua linguagem corporal e tente manter um diálogo aberto com as pessoas.
Empatia: Pare de pensar somente em si mesmo e tente colocar-se no lugar do outro. Tente compreender os sentimentos e os pontos de vista dos outros antes de tomar qualquer decisão.
Flexibilidade: Aprenda a lidar com mudanças e imprevistos. Seja flexível nas suas opiniões e aberto às novas ideias. Tenha sempre em mente que nem tudo é preto no branco e que há diversas formas de ver as coisas.
Liderança: Seja um exemplo para os outros. Inspire confiança nas pessoas e motive-as a fazer o melhor. Lembre-se sempre de que um bom líder é aquela pessoa que consegue extrair o melhor de cada um.
Agora que você já sabe a diferença dessas principais habilidade, que tal visitar o nosso blog e conhecer mais sobre o universo RH?