Press "Enter" to skip to content

Hunting no RH: o que é e dicas de como fazer

Priscila Manso 0

O recrutamento é uma das atividades mais importantes de um profissional de RH. É através dele que as empresas buscam os melhores candidatos para ocupar as vagas disponíveis. Mas, para isso, é preciso conhecer os diferentes tipos de recrutamento e saber qual é o mais adequado para cada situação, como, por exemplo, o Hunting no RH.

Neste artigo, vamos falar sobre os headhunters e o hunting. Além disso, você também vai aprender como fazer um recrutamento eficiente usando essa tática e algumas dicas de ferramentas.

O que é headhunter?

Headhunters são profissionais especializados em encontrar e selecionar candidatos para cargos de alta direção. Eles geralmente são contratados pelas empresas para ajudar a preencher posições de liderança, como diretores, gerentes e vice-presidentes. Os headhunters podem trabalhar para uma empresa especializada em recrutamento ou podem ser independentes.

Os headhunters usam uma variedade de métodos para encontrar os melhores candidatos para as posições que estão tentando preencher. Eles fazem pesquisas, entrevistas e análises de candidatos potenciais e também podem fazer contato com as pessoas indicadas por outras fontes. Além disso, os headhunters geralmente mantêm um banco de dados de candidatos qualificados que podem ser contatados quando surgem novas oportunidades.

O que é um processo de hunting no RH? 

O hunting no RH é um processo de recrutamento invertido, onde não são os candidatos que se aplicam á uma vaga, mas sim o recrutador que entre em contato com os candidatos que podem ou não estar a a procura de um emprego. 

Os profissionais de hunting no RH, ou headhunters, fazem uma busca ativa de candidatos, utilizando suas habilidades e networking para fazer uma abordagem mais efetiva, porém, nem sempre os candidatos estão abertos a novos empregos, o que pode dificultar o processo. 

O que é Hunting E-sourcing?

Hunting E-sourcing é a alocação de profissionais com a ajuda de um fornecedor especializado, um bom exemplo são  as plataformas de recrutamento e seleção.

Algumas plataformas fornecem ótimas ferramentas que podem facilitar o seu processo de hunting. Um banco de talentos já formado e um bom filtro para encontrar o candidato certo para vaga certa é um ótimo meio de agilizar seu processo de hunting. 

Aqui na Recrutei, com nossos filtros avançados, é possível encontrar candidatos por localidade, idade, sexo e outras informações básicas, mas também poderá filtrá-los por Perfil Comportamental, Habilidades ou Experiências, o que torna o seu hunting muito mais rápido.

Além disso, temos uma ferramenta que é a queridinha dos hunters, os profissionais do hunting, a nossa extensão de hunting para Linkedin, onde com poucos cliques, o recrutador pode importar todos os dados públicos dos talentos e incluir no sistema para qualquer vaga que ele tenha em aberto, para em seguida, fazer a triagem e entrar em contato. Tudo isso seguindo todas as diretrizes da LGPD. 

hunting no rh

Agora que você sabe mais sobre hunting no RH, te convido para conhecer nossa plataforma com todas as ferramentas que ela oferece para facilitar a vida dos recrutadores.

Com o nosso blog, os profissionais de RH podem aprender ainda mais sobre recrutamento. Além das dicas que já demos, é possível conferir artigos sobre os principais tipos de recrutamento, as melhores estratégias para encontrar candidatos e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *