Press "Enter" to skip to content

Quais os tipos de recrutamento que os profissionais de RH podem fazer?

Samuel Perpétuo 0

Encontrar um novo colaborador que se encaixe com as expectativas de uma  determinada vaga,  não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, a vaga exige um profissional com uma vasta experiência, outras a vaga permite que seja alguém que esteja crescendo na carreira, tudo depende da necessidade da organização. Mas quais tipos de recrutamento podem ser usados para encontrar o candidato ideal? 

Bom, se você não sabe, existem cinco tipos mais comuns de recrutamento e seleção que podem ser aplicados pelos profissionais de RH e esse é o nosso assunto de hoje. Se você deseja sanar as suas dúvidas sobre esse assunto, bem-vindo! Você chegou no lugar certo. Bora conferir!

O que é recrutamento e seleção?

Antes de entrarmos no assunto principal, primeiro, vamos entender o que é recrutamento e seleção. O recrutamento e seleção são processos de identificação e contratação de candidatos para uma vaga de emprego. 

O recrutamento é o conjunto de ações realizadas para atrair candidatos qualificados para uma vaga, enquanto a seleção é o processo de escolha do candidato mais adequado às necessidades da empresa.

Os principais tipos de recrutamento e seleção são: recrutamento interno, recrutamento externo, recrutamento misto, recrutamento online e recrutamento as cegas. 

tipos de recrutamento

Tipos de recrutamento 

 Recrutamento interno

A vaga é preenchida por um funcionário da própria empresa. Esse tipo de recrutamento costuma ser mais rápido e barato, além de ser uma ótima oportunidade para valorizar os funcionários já existentes. 

Vantagens do recrutamento interno

– Os candidatos já estão familiarizados com a cultura da empresa;
– Os candidatos já têm conhecimento sobre o produto ou serviço da empresa;
– Os custos de treinamento são menores, pois os candidatos já estão familiarizados com a rotina da empresa.

Desvantagens do recrutamento interno:

– A pool de candidatos pode ser limitada;
– Candidatos que não forem selecionados para a vaga podem ficar frustrados e desmotivados;
– A empresa pode acabar ficando “encostada” na mesma solução, sem inovações.

Recrutamento externo

A vaga é preenchida por um candidato que não faz parte da empresa. Esse tipo de recrutamento costuma ser mais demorado e caro, mas permite que a empresa tenha um quadro de funcionários mais diversificado.

Vantagens do recrutamento externo:

– Maior pool de candidatos para escolher;
– Candidatos mais motivados, pois estão buscando uma nova oportunidade;
– Possibilidade de inovações, pois os candidatos trarão novas ideias para a empresa.

Recrutamento misto 

O recrutamento misto é o processo de seleção de candidatos que combina tanto o recrutamento interno quanto o externo. Envolve a procura ativa de candidatos, bem como a consideração de candidatos que se apresentam espontaneamente.

Recrutamento as cegas

O recrutamento as cegas é um tipo de recrutamento no qual os candidatos não são avaliados pelas suas qualificações ou experiências anteriores, mas sim pelas suas habilidades e potencial. É uma forma de garantir que as pessoas sejam selecionadas com base em critérios objetivos e justos.

Recrutamento online

O recrutamento online é o processo de encontrar e selecionar candidatos para um emprego usando a internet. É uma das formas mais populares de recrutamento, pois é mais rápido, mais barato e mais fácil de realizar do que o recrutamento tradicional. 

No entanto, também existem algumas desvantagens para o recrutamento online, como a falta de contato pessoal com os candidatos e a dificuldade de avaliar certas habilidades.

É possível tentar amenizar as perdas da falta de contato aplicando tetes comportamentais em seus talentos.

Você sabe que aqui na Recrutei, os assinantes tem avaliações comportamentais gratuitas e ilimitadas? Venha conhecer, preencha o formulário abaixo e entre agende uma demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *