Press "Enter" to skip to content

Inovação em Recrutamento e Seleção: 10 Tendências que estão transformando o mercado de trabalho

Priscila Manso 0

O mundo do trabalho está em constante evolução, e o processo de recrutamento e seleção de talentos não é diferente. Nos últimos 10 anos, observamos a inovação em recrutamento e seleção mudar a forma como as empresas encontram e contratam funcionários.

Se você é um profissional de RH ou está simplesmente interessado em como o mercado de trabalho está se transformando com a inovação no recrutamento e seleção, confira essas 10 tendências de inovação em recrutamento e seleção que estão fazendo a diferença.

Tendências de inovação no recrutamento e seleção

Processos de seleção mais ágeis – Se foram os dias em que os processos de seleção levavam semanas ou meses. As empresas estão adotando processos mais ágeis para encontrar os melhores candidatos de forma mais rápida. Isso inclui entrevistas por vídeo, avaliações online e ferramentas de pré-seleção.

Recrutamento por meio de redes sociais – As redes sociais, como LinkedIn e Facebook, estão se tornando cada vez mais populares como plataformas de recrutamento. As empresas estão usando essas plataformas para se conectar com candidatos e compartilhar vagas.

Utilização de tecnologia de rastreamento de currículos – As ferramentas de rastreamento de currículos (ATS, na sigla em inglês) estão se tornando cada vez mais populares entre as empresas. Essas ferramentas ajudam as empresas a gerenciar grandes quantidades de currículos e a encontrar os melhores candidatos mais rapidamente.

Aumento do recrutamento interno – Muitas empresas estão redescobrindo os benefícios do recrutamento interno e estão investindo em programas de treinamento e desenvolvimento para ajudar os funcionários atuais a crescer em suas carreiras. Isso pode ajudar a manter a lealdade dos funcionários e a reduzir o turnover.

Aumento da diversidade e inclusão – As empresas estão se tornando cada vez mais conscientes da importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e estão adotando medidas para garantir que suas equipes reflitam a diversidade da sociedade. Isso inclui a criação de programas de recrutamento específicos para grupos sub-representados e a implementação.

Utilização de avaliações de personalidade e aptidão – As avaliações de personalidade e aptidão estão se tornando cada vez mais populares como uma forma de medir o potencial de um candidato. Essas avaliações podem ajudar as empresas a entender como um candidato se encaixa em sua cultura e em seus valores.

Utilização de gamificação no processo de seleção – A gamificação, ou o uso de elementos de jogos em atividades não lúdicas, está sendo cada vez mais utilizada no processo de seleção para torná-lo mais divertido e envolvente para os candidatos. Isso pode incluir desafios online ou até mesmo eventos de networking em formato de jogos.

Aumento da contratação de freelancers e trabalhadores remotos – Com o avanço da tecnologia, cada vez mais empresas estão contratando freelancers e trabalhadores remotos para realizar tarefas específicas. Isso pode ajudar a reduzir os custos e aumentar a agilidade das empresas.

Utilização de plataformas de recrutamento online – As plataformas de recrutamento online, como o LinkedIn e o Glassdoor, estão se tornando cada vez mais populares entre as empresas que procuram candidatos. Essas plataformas permitem que as empresas busquem candidatos com base em suas habilidades e experiência.

Aumento da utilização de inteligência artificial (IA) no processo de seleção – A IA está sendo cada vez mais utilizada no processo de seleção para ajudar as empresas a avaliar rapidamente grandes quantidades de currículos e a encontrar os melhores candidatos. Isso pode incluir o uso de chatbots para realizar entrevistas iniciais ou ferramentas de análise de currículos que classificam os candidatos com base em suas habilidades e experiência.

Successful business people with ideas

Aqui estão algumas empresas de diferentes setores e tamanhos que utilizam inovações no processo de recrutamento e seleção:

  1. Processos de seleção mais ágeis: Google, Uber, Airbnb
  2. Recrutamento por meio de redes sociais: Microsoft, Twitter, Amazon
  3. Utilização de tecnologia de rastreamento de currículos: IBM, Dell, Oracle
  4. Aumento do recrutamento interno: Procter & Gamble, Unilever, Johnson & Johnson
  5. Aumento da diversidade e inclusão: PepsiCo, Goldman Sachs, Nike
  6. Utilização de avaliações de personalidade e aptidão: Accenture, McKinsey, Bain & Company
  7. Utilização de gamificação no processo de seleção: Deloitte, PwC, EY

Alguns exemplos mais específicos da utilização das tendências.

  1. Processos de seleção mais ágeis: A empresa de tecnologia Google tem sido conhecida por adotar processos de seleção mais ágeis, incluindo entrevistas por vídeo e avaliações online.
  2. Recrutamento por meio de redes sociais: A Microsoft tem utilizado suas páginas de redes sociais, como o LinkedIn, para compartilhar vagas e se conectar com candidatos.
  3. Utilização de tecnologia de rastreamento de currículos: A IBM tem utilizado ferramentas de rastreamento de currículos para gerenciar grandes quantidades de currículos e encontrar os melhores candidatos mais rapidamente.
  4. Aumento do recrutamento interno: A Procter & Gamble tem investido em programas de treinamento e desenvolvimento para ajudar os funcionários atuais a crescer em suas carreiras e promover o recrutamento interno.
  5. Aumento da diversidade e inclusão: A Goldman Sachs tem criado programas de recrutamento específicos para grupos sub-representados e implementado políticas de diversidade e inclusão para garantir que suas equipes reflitam a diversidade da sociedade

Como se beneficiar das tendências de inovação do recrutamento e seleção na sua empresa.

A Recrutei é um software de recrutamento e seleção que foi pensando para facilitar a vida dos recrutadores, inspirada nas metologias ágeis com prática de organização por Kanban e automações.

Além disso, temos integração com diversas plataformas, onde publicando sua vaga na Recrutei, ela é automaticamente postada em diversos jobboards, aumentando a atração dos seus candidatos, sem precisar fazer tarefas repetitivas.

É possível utilizar nossos filtros avançados para buscar o talento ideal na sua base de talento, ou na nossa. Disponibilizamos uma base com milhares de candidatos pronto para serem contratados.

Preencha o formulário abaixo e saiba mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *