Press "Enter" to skip to content

Job boards: como utilizá-los para atrair mais talentos

Priscila Manso 0

O recrutamento de talentos é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente. Com a crescente demanda por profissionais qualificados em diversas áreas, encontrar o candidato certo para uma vaga pode ser um processo complexo e demorado.

Felizmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa, sendo que uma das mais populares são os job boards, que são plataformas que conectam empresas e candidatos em busca de trabalho.

Neste post, vamos discutir o que são job boards, como eles funcionam e como as empresas podem usar essa ferramenta para atrair talentos.

O que são job boards?

Job boards, também conhecidos como quadros de empregos, são plataformas on-line que listam vagas de emprego de diversas empresas. Essas plataformas funcionam como um catálogo virtual de vagas, que são organizadas por área de atuação, localização geográfica, nível de experiência, entre outras variáveis.

Algumas das plataformas de job boards mais conhecidas no Brasil são o Vagas.com, Catho, Indeed, LinkedIn, entre outras.

Como funciona um job board?

Os job boards funcionam como um canal de comunicação entre empresas e candidatos. As empresas cadastram suas vagas de emprego na plataforma e, em seguida, os candidatos que se enquadram no perfil desejado podem se candidatar às vagas.

Os candidatos geralmente precisam criar um perfil na plataforma, informando suas habilidades, experiências profissionais, formação acadêmica, entre outras informações relevantes para o processo seletivo. Com essas informações, os algoritmos da plataforma conseguem fazer uma seleção preliminar de candidatos que atendam aos requisitos da vaga.

As empresas, por sua vez, podem usar os recursos da plataforma para filtrar e gerenciar as candidaturas recebidas, selecionando os candidatos que consideram mais adequados para a vaga.

Como as empresas podem usar os job boards para atrair talentos?

Os job boards são uma excelente ferramenta para as empresas atraírem talentos de forma eficiente e econômica. A Recrutei possui mais de 20 job boards integrados ao sistema.

Aqui estão algumas dicas para usar essa ferramenta de forma mais eficaz:

  1. Escolha a plataforma certa: existem diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades. É importante escolher aquela que mais se adéqua ao perfil da vaga e ao público-alvo que se quer alcançar.
  2. Otimize o anúncio da vaga: é importante criar um anúncio claro, objetivo e atraente, destacando as principais características da vaga e os requisitos necessários para o cargo. Uma boa descrição da vaga pode aumentar significativamente o número de candidaturas recebidas.
  3. Utilize filtros para encontrar os candidatos certos: as plataformas oferecem uma série de filtros que permitem que as empresas encontrem os candidatos mais adequados para a vaga. É importante utilizar esses recursos para economizar tempo e aumentar a eficiência do processo seletivo.
  4. Mantenha o perfil da empresa atualizado: é importante manter o perfil da empresa atualizado na plataforma, com informações sobre sua cultura, valores, benefícios e outras características que possam atrair candidatos.
  5. Monitore as métricas: as plataformas de job boards oferecem uma série de métricas que permitem

Como a Recrutei te ajuda a conectar com diversos job boards e receber as informações de forma organizada e unificada.

A Recrutei é um sistema de recrutamento e seleção que faz a gestão de vagas de ponta a ponta, desde o cadastro da vaga até e contratação.

A plataforma já tem integração com diversos job boards e em poucos cliques é possível divulgar suas vagas nas plataformas escolhidas de forma automática, sem ter que preencher as informações das vagas em cada um dos job boards, ou seja, sem retrabalho.

job boards

Uma vez que o talento se cadastre na vaga em qualquer dos job boards, ele entra automaticamente entrará no seu fluxo de candidatos em um Kanban personalizável dentro do sistema da Recrutei, onde o recrutador poderá visualizar todas as informações preenchidas pelo talento, como currículo, contato e perfil comportamental.

Tudo muito simples e rápido para agilizar seu recrutamento.

Preencha o formulário abaixo e veja todas as vantagens que você pode ter assinando a Recrutei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *