Press "Enter" to skip to content

O que é ATS ? Como ele pode alavancar seu recrutamento

Paulo Rogério Lázari 0


Fique com a gente se você quer entender os impactos de um bom software de recrutamento e seleção nos seus processos seletivos

O que é ATS? Essa é uma pergunta comum entre profissionais e recrutadores que ouvem o termo mas ainda não tem certeza sobre o exato significado dessa sigla do inglês que é utilizada no dia a dia como sinônimo de software de recrutamento e seleção ou, como alguns preferem sistema de recrutamento e seleção

Se você tem desafios em vagas operacionais ou mesmo nas mais estratégicas de coordenação e liderança, um sistema de recrutamento e seleção pode ajudar em desafios importantes para a contratação de bons talentos. Se esse tema te interessa continue com a gente até o final do artigo para aprofundamento! Vamos lá?

Muitos empregadores usam Applicant Tracking Systems (ATS ou, em tradução livre, sistemas de gerenciamento de candidatos) para lidar com processos seletivos e gerenciar o processo de contratação. Eles fornecem uma maneira automatizada para as empresas gerenciarem todo o processo de recrutamento, desde o recebimento de solicitações até a contratação de funcionários.

As informações que o “sistema ATS” agrega em um banco de dados centralizado podem ser utilizadas usadas para triagem de candidatos, aplicação de testes técnicos, agendamento de entrevistas, gerenciamento do processo de contratação, verificação de referências e preenchimento de documentação para novas contratações.

1. Como funciona um bom software de recrutamento e seleção (ATS)?

Quando os candidatos se candidatam a um emprego online, suas informações de contato, experiência, histórico educacional, currículo e carta de apresentação são armazenados em um banco de dados. Essas informações, então, podem ser transferidas de um processo do sistema para outro, à medida que os candidatos passam pelo processo de contratação gerenciar fases do processo, métricas de perfomance dos processos seletivos, comunicação com os candidatos e outros fatores que são difíceis de se organizar e operar, em especial para as Pequenas e Médias empresas que, em regra, tem uma equipe de RH enxuta e encontra-se sempre no seu limite produtivo.

As interfaces de planilhas e anotações no papel nem sempre são amigáveis e por isso cada vez mais recrutadores tem preferido a gestão visual dos seus processos seletivos como alternativa, o que pode ser encontrado em um software de recrutamento e seleção de alto nível:

O que é ATS ? Como ele pode alavancar seu recrutamento


Isso permite uma gestão mais simples para as informações que antes provavelmente estariam descentralizadas e dificilmente reorganizadas

Além disso, as empresas que procuram por um bom software de recrutamento e seleção entenderam a importância de aplicar métodos ágeis para a melhoria dos processos e, consequentemente, qualidade das contratações para a empresa


O sistema permite que os recrutadores da empresa analisem os candidatos, enviem mensagens automáticas, informando que as aplicações em uma vaga foram recebidas e fazem testes online.

Os recrutadores podem agendar entrevistas e enviar mensagens de rejeição através do software de recrutamento e seleção

Finalmente, o pessoal de recursos humanos pode usar as mesmas informações para colocar os indivíduos na folha de pagamento, uma vez contratados. Esses sistemas integrados agilizam o processo de recrutamento e aplicação para os empregadores.

Note que um dos principais objetivos de um bom sistema de recrutamento e seleção é contribuir para que o mar de informações presentes em um recrutamento e seleção bem estruturado

Já parou para refletir com profundidade a quantidade de informações relevantes são colhidas e tratadas durante um processo seletivo:

a) informações de contato dos candidatos

b) Experiências profissionais dos candidatos

c) Formações acadêmicas dos profissionais

d) Orientações dos colegas e gestores no Recrutamento

e) Informações colhidas com candidatos durante entrevistas

f) Análises comportamentais e testes técnicos


Ufaa… e ainda nem chegamos na metade da lista!


O importante é entender que as fonte de informações para se tomar boas decisões de contratação são múltiplas e em alto volume e justamente por isso está ficando cada vez mais inviáveis para profissionais e gestores de recrutamento e seleção operarem suas vagas de forma manual e descentralizada ou ainda mesmo usando currículos e informações em papel que pode aprofundar ainda mais o problema e os prejuízos da descentralização de informação

2. Simplificando o processo com um sistema de Recrutamento e Seleção

Usar um software de recrutamento e seleção pode ajudar a economizar tempo e dinheiro. As informações dos candidatos são carregadas e organizadas em um banco de dados, tornando-as facilmente acessíveis e pesquisáveis ​​por profissionais de recursos humanos.

Como as informações são coletadas e organizadas de maneira digital e automática no seu sistema de recrutamento e seleção , as empresas não precisam pagar pelo tempo adicional ocupado pela classificação e arquivamento de formulários em papel.

Alguns sistemas de recrutamento também podem economizar tempo para candidatos a emprego.

Muitos empregadores usam sistemas que permitem que os candidatos a emprego carreguem suas informações vitais, históricos de trabalho, educação e referências diretamente de seus perfis em sites como o LinkedIn. Na Recrutei, como exemplo, oferecemos uma integração com o linkedin para importação dos dados mais importantes do perfil do candidato .

Sabemos que algumas vagas e mercados baseiam seu recrutamento e seleção no hunting mas também sofrem com o desafio de priorizar as abordagens das centenas de perfis do linkedin que tem que acessar e analisar todos os dias em sua rotina

Para entender o funcionamento da integração com o linkedin do software de recrutamento e seleção da Recrutei você pode criar sua conta gratuitamente aqui

Embora os candidatos a emprego obviamente precisem atender a diferentes aplicações em diferentes posições, ser capaz de contornar o tedioso processo de redigitar essas informações para cada aplicação é uma valiosa economia de tempo.

3. Acompanhando o processo digitalmente com a ajuda um sistema de recrutamento e seleção

O software de recrutamento e seleção permitem que as empresas acompanhem onde os candidatos encontraram o anúncio de emprego – em um quadro de empregos, diretamente de um site da empresa, através de uma referência ou de outra fonte.

É comum que muitas empresas nunca tenham usado um sistema de recrutamento e seleção em específico, isso por vezes causa temor e receis, é o velho “medo do novo”.

Apesar deste apontamento este cenário tem mudado rapidamente em especial depois da eclosão da pandemia do COVID-19 que deixou escancarada a necessidade da maioria das empresas que conseguirem operacionalizar seus processos seletivos remotamente


Para o candidato muitas vezes é difícil encontrar as vagas de uma empresa centralizados em um só lugar o que acaba dificultando a experiência e mesmo impedindo de bons profissionais fazerem boas aplicações

Na imagem abaixo temos o exemplo da página de carreiras da Feel Tech, consultoria de Recrutamento e Seleção focada no desafio de preencher vagas de TI de empresas em todo o Brasil.

Note que a página da acesso a todas as vagas abertas facilitando a identificação por candidato o que estará alinhado com o objetivo atual das empresas de reforçar a qualidade da sua marca empregadora


4. Dores e alívios: Segmentamos as principais dores e alívios mais comuns nos recrutadores, gestores e empreendedores que procuram por um bom software de recrutamento e seleção

Dor: Construir e manter uma página de vagas/carreiras ocupa um tempo valioso de um dos profissionais mais caros do mercado: o desenvolvedor.

Alívio: Um ATS pode tornar o gerenciamento de uma página de carreiras extremamente simples ao agregar lá todas as vagas e informações relevantes para talentos sobre sua empresa.

O que é ATS ? Como ele pode alavancar seu recrutamento

Isso pode ser uma informação importante que permite que os empregadores concentrem seu recrutamento nas áreas em que os dados mostram que têm mais sucesso ou encontram os candidatos mais desejáveis ​​enquanto reduzem ou eliminam os esforços em áreas que mostram pouco sucesso.

Dores e alívios 

Por fim, decidimos simplificar as funcionalidades e soluções que um software de recrutamento e seleção pode oferecer em um sistema de dores e alívios:

Dor: Publicar o mesmo anúncio de vaga em vários sites de trabalho custa tempo e dinheiro.

Alívio: Um sistema de recrutamento e seleção a esses sites de vagas pode postar em uma ampla variedade deles (pagos e gratuitos) com uma única submissão.


Um exemplo são os portais e indexadores de vagas que são agregados à Recrutei:

O que é ATS ? Como ele pode alavancar seu recrutamento



Dor: Recrutamento envolve coletar e analisar uma avalanche de PDFs e e-mails (de outras empresas e, principalmente, de talentos).

Alívio: O ATS permite a coleta, a organização e o display amigável ao usuário dos talentos se aplicando a uma vaga de emprego da mesma forma que o LinkedIn ou o Facebook mostram seus perfis de usuário.

software de recrutamento e seleção

Dor: Boa parte do tempo dos gestores de RH é frequentemente desperdiçada em analisando candidatos com pouca aderência à vaga

Alívio: O bom software de recrutamento e seleção oferece a facilidade de filtrar automaticamente candidatos a emprego com baixo fit para a vaga ou destacar os mais relevantes, o que otimiza exponencialmente o tempo dos analistas.

o que é ATS



Dor: utilizar e-mail e planilhas para centralizar as informações de contato e observações sobre candidatos durante o processo de seleção.

Alívio: Um ATS permite que você adicione observações sobre os candidatos que ficam armazenadas junto aos perfis deles em um histórico amigável e de fácil utilização, além de poder disparar e-mails otimizados para dar os melhores feedbacks aos candidatos

sistema de recrutamento e seleção




5. Bônus: Aspectos essenciais na escolha de um bom software de recrutamento e seleção

a) entenda que os processos deverão estar claros para serem espelhados no sistema de recrutamento e seleção da sua escolha

b) envolva o máximo de interessados na decisão: recrutadores, gestores, Diretoria, isso facilita todo mundo perceber o valor da tecnologia que está sendo escolhida e quais os impactos esperados

c) Faça uma boa pesquisa para acertar no melhor custo benefício, uma vez que existem soluções com preços e condições de progressão de cobrança nem sempre acessíveis para pequenas e médias empresas ou aquelas que estão dando o passo da digitalização no recrutamento pela primeira vez

d) Tenha uma cultura de se preocupar com a experiência do candidato para que você possa aumentar ainda mais a qualidade desse quesito para o público de profissionais talentosos que sua empresa quer atingir

e) Se seu software de recrutamento ofertar treinamento, aproveite para envolver seu time e “encurtar” a curva de aprendizado se uso para que a solução dê o retorno esperado de maneira mais ágil

f) Confira se a solução escolhida possui suporte e como funciona para ficar claro desde o começo como os usuários da empresa serão ajudados no dia a dia, caso precisem

g) Na negociação confira sobre condições de possíveis taxas, setups e implantações para não ser surpreendido no final da negociação



Espero ter ajudado com informações valiosas para que você coloque o seu recrutamento no mundo digital

Pesquise e continue aprendendo sobre as possibilidades aqui no Blog da Recrutei

Até a próxima!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *