Press "Enter" to skip to content

Mapeamento do perfil comportamental: entenda o que é

Samuel Perpétuo 0

Quem trabalha com recrutamento e seleção sabe que, atualmente, é impossível ignorar as características comportamentais dos candidatos antes de uma contração.  Por isso, o mapeamento do perfil comportamental de quem está concorrendo a uma vaga e, mesmo de funcionários mais antigos, é uma ferramenta extremamente importante para direcionar o trabalho do RH.

A compreensão do que é a personalidade do colaborador desempenha um papel vital para uma gestão de sucesso. Por esse motivo, profissionais de RH, cada vez mais, procuraram aprimorar suas habilidades para realizar este tipo de mapeamento.

Se você quer entender o que é e como fazer um mapeamento do perfil comportamental, este artigo foi feito para você.  Bora conferir?

O que é perfil  comportamental?

Se você nunca ouviu falar do assunto, então, primeiramente, você precisa entender o que é um perfil comportamental. O perfil comportamental nada mais é do que a forma como o ser humano encara e reage perante certas situações no dia a dia.

Esse perfil engloba um conjunto de características pessoais que preveem  certas  atitudes diante de diferentes circunstâncias. Portanto, o perfil comportamental é uma maneira de entender como as pessoas lidam com diferentes estímulos. 

Cada ser humano carrega uma bagagem cultural que foi sendo acumulada ao longo de suas experiências. Por isso, analisar um perfil comportamental não é uma tarefa simples. Porém, pesquisadores descobriram certas características que a maioria das pessoas têm em comum. 

Essas características foram divididas em:

  • executor;
  • comunicador;
  • planejador;
  • analista.
o que é o mapeamento do perfil comportamental?

Por meio desses quatro perfis, surgiu um teste conhecido como DISC. Para se aprofundar neste assunto, clique aqui.

A importância do mapeamento do perfil comportamental

A análise de perfil comportamental pode fornecer uma avaliação completa do comportamento de um indivíduo em um ambiente de trabalho. 

Essa análise pode ser útil para avaliar o potencial de um candidato a uma vaga de emprego, ajudar a entender os motivadores e traços de comportamento de funcionários existentes, identificar o estilo de liderança ideal e melhorar o desempenho organizacional.

Quais são as vantagens de mapear o perfil comportamental de seus funcionários?

A avaliação de perfil comportamental pode ajudar a determinar se um candidato é adequado para uma vaga de emprego, analisando suas características de personalidade e de comportamento. 

Por exemplo, se a vaga de emprego exige que o funcionário seja organizado e orientado aos detalhes, um teste de perfil comportamental pode indicar se o candidato possui essas características.

Além disso,  a análise de perfil comportamental pode ser usada para entender os motivadores e os traços de comportamento do funcionário. 

Exemplificando, se um funcionário demonstrar comportamentos hostis ou de sabotagem, a análise de perfil comportamental pode ajudar a entender as causas desses comportamentos.

Identificar o estilo de liderança ideal

A análise de perfil comportamental pode também ajudar a identificar o estilo de liderança ideal para cada indivíduo. Por exemplo, se um funcionário prefere um estilo autoritário, o gestor pode usar esse conhecimento para adaptar seu estilo de gestão.

Melhorar o desempenho organizacional

A análise de perfil comportamental pode ajudar a identificar o potencial de um funcionário e a melhorar seu desempenho organizacional. Como, se um funcionário fornecer feedback negativo contínuo, a análise de perfil comportamental pode ajudar a entender os motivadores por trás do seu comportamento e a encontrar uma solução para esse problema.

Como fazer o mapeamento comportamental?

Para fazer o mapeamento do perfil comportamental, você pode aplicar um teste de perfil comportamental. Esse teste pode ajudar a avaliar o potencial de um candidato, o motivador e o traço de comportamento de funcionários existentes, o estilo de liderança ideal e o desempenho organizacional.

Para fazer o mapeamento, você deve se atentar a três pontos principais:

Muitas vezes, apenas com o teste, você não conseguirá ter o resultados esperados, por isso é importante observar a postura do candidato, como ele se comporta na entrevista ou até mesmo antes, em caso de ser pessoalmente.

Estude e aprenda as mais diversas técnicas, é possível encontrar diferentes metodologias na internet. Veja qual melhor se encaixa com os seus processos de recrutamento e seleção.

Por fim, estudo bem os resultados e trace os seu próprio caminho para conclusão. A consolidação dos resultados pode ser uma parte desafiadora e depende muito do seu nível de conhecimento para uma resposta assertiva.

Quais os benefícios para empresa?

O perfil comportamental pode ajudar as empresas a entender as características dos seus colaboradores e a montar um plano de carreira adequado ao seu perfil. Também é possível utilizá-lo para identificar candidatos adequados a determinadas vagas.

Além disso, o perfil comportamental pode ser utilizado para avaliar o desempenho dos colaboradores. As empresas podem utilizá-lo como base para monitorar o progresso de seus funcionários e para estabelecer metas de desempenho.

O perfil comportamental é um instrumento útil para ajudar as empresas a identificar os melhores colaboradores e a orientá-los na carreira. Também pode ser utilizado para avaliar o desempenho dos funcionários.

Gostou deste conteúdo? Que tal fazer um teste de perfil comportamental agora mesmo? Experimente o teste da Recrutei e veja como aplicá-lo em suas próximas contratações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *