Press "Enter" to skip to content

Métodos ágeis no RH: o que são e como impactam o departamento

Samuel Perpétuo 0

Os métodos ágeis estão se tornando cada vez mais populares na gestão de projetos e, consequentemente, se estendem ao departamento de Recursos Humanos. Mas, afinal, qual é o impacto que eles podem ter na sua organização?

Se você tem essa dúvida, neste artigo avaliamos os principais benefícios e desafios da adoção desse tipo de metodologia, principalmente, no RH. 

Bora conferir?

O que são métodos ágeis?

Esse conjunto de práticas foi criado para lidar com as constantes mudanças no ambiente de negócios. Eles oferecem uma maneira de tratar as transformações de forma mais ágil, o que pode trazer diversos benefícios, e alguns desafios, para sua organização.

 Principais benefícios

  • Mais rapidez na entrega de valor para o cliente.
  • Melhor coordenação e cooperação entre os membros da equipe.
  • Menor propensão ao estresse e ao burnout.
  • Mais satisfação no trabalho.

Porém, para aplicar  os métodos ágeis é preciso sair da zona de conforto, pois eles também podem trazer desafios para a sua organização.

Principais desafios

  • A necessidade de mudar a cultura da organização para se adaptar aos métodos ágeis.
  • A necessidade de treinar e educar todos os membros da equipe sobre os métodos ágeis.
  • A dificuldade de lidar com as mudanças constantes.
  • A redução do controle sobre os membros da equipe.

Metodologia ágil no RH

Os métodos ágeis vêm ganhando espaço nas empresas nos últimos tempos, uma vez que se mostram uma forma eficiente de trabalhar e entregar projetos. 

Mas como podem impactar o departamento de Recursos Humanos?

A metodologia ágil é um conjunto de técnicas de gestão de projetos que visam entregar as soluções de forma rápida e incremental, ou seja, no RH elas podem facilitar o processo de recrutamento e seleção e facilitar a gestão de colaboradores.

 Ao contrário dos métodos tradicionais, que são lineares, eles trabalham de forma iterativa e incremental, o que significa que os projetos são divididos em etapas menores e entregues ao longo do tempo.

Uma das suas principais vantagens é a flexibilidade que proporcionam. Como os projetos são entregues de forma incremental, é possível identificar e corrigir problemas rapidamente. 

Além disso, eles permitem que a equipe de trabalho se adapte às mudanças, o que é essencial no departamento de Recursos Humanos. Esse é um setor que lida o tempo inteiro com pessoas e pessoas estão em constante transformações

Outro benefício é a melhoria da comunicação entre o RH e os colaboradores.. Como a comunicação é constante, é possível identificar problemas e soluções rapidamente.

É importante destacar que os métodos ágeis no RH não irão resolver todos os problemas do departamento e não funcionam para todos os tipos de projetos. Mas, quando aplicados de forma correta, trazem benefícios incontáveis. 

Neste artigo você irá encontrar alguns exemplos práticos.

Como aplicar métodos ágeis no RH

Como os métodos ágeis impactam o departamento de Recursos Humanos?

O departamento de Recursos Humanos é o departamento responsável por gerenciar a força de trabalho de uma empresa. E, como os métodos ágeis mudam a forma como os projetos são gerenciados, é natural que esse departamento seja impactado.

Como dissemos, um dos seus principais impactos dos métodos ágeis no RH é a melhoria da comunicação. Como a comunicação é constante, é possível identificar problemas e soluções rapidamente. Isso significa que o departamento de Recursos Humanos pode se concentrar em gerenciar a força de trabalho e não em resolver problemas.

Outro impacto no RH  é a melhoria da qualidade dos candidatos em processos seletivos. Como os métodos trabalham de forma iterativa e incremental, uma vez funcionando, os recrutadores irão procurar por candidatos que sejam mais flexíveis e adaptáveis para compor o time.

benefícios dos métodos ágeis

Por fim, eles podem ajudar o departamento de Recursos Humanos a reter talentos. Como os projetos são entregues aos poucos, os funcionários têm a oportunidade de se adaptar às mudanças e de aprender novas habilidades ao longo do processo. Isso traz menos ansiedade e desconforto no trabalho, consequentemente, diminuindo o turnover.

Além disso, com a comunicação constante, os funcionários sabem sempre onde estão e o que estão fazendo. Portanto, os métodos ágeis no RH são fundamentais para a melhoria da comunicação entre colaboradores, na  qualidade dos candidatos em processos seletivos e na retenção de talentos.

Por que devo adotar os métodos ágeis?

Como mostramos ao longo do artigo, a adoção dessa metodologia pode trazer diversos benefícios para a sua organização. Os principais são a maior rapidez na entrega de valor para o cliente, a melhor coordenação e cooperação entre os membros da equipe, a menor propensão ao estresse e ao burnout, e a mais satisfação no trabalho.

Para reforçar, os métodos ágeis oferecem uma maneira de lidar com as mudanças de forma mais ágil, o que vai trazer grande impacto para sua empresa. Portanto, se você pensa em começar a adotar esse tipo de metodologia, aprofunde-se no assunto e escolha o método que mais vai ao encontro da cultura da sua organização.

O que são métodos ágeis

E aí, esse artigo foi útil para você? 

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e visite o nosso blog para mais conteúdos como esse. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *