Press "Enter" to skip to content

O que é recrutamento externo

Davi Samuel Valukas Lopes 0

O que é recrutamento externo?

“A pressa gera o erro em todas as coisas”. Heródoto, historiador da Grécia antiga

Recrutamento externo é uma modalidade de recrutamento, e esse é o primeiro de uma série de três artigos que vou publicar aqui no blog Recrutei abordando as diferentes modalidades de recrutamento. Aproveite e clique aqui para ler outro artigo, escrito por nosso CEO Paulo Rogério Lázari, sobre recrutamento interno. 

Dito isto, vamos ao que interessa!

Recrutamento externo é uma das modalidades de recrutamento e seleção mais utilizadas pelo mercado, mas não é a única. 

Além do recrutamento interno, que é a modalidade em que se busca os talentos necessários para uma determinada vaga dentro da própria organização, temos o recrutamento misto e o recrutamento às cegas. 

Mas para entender o que é cada uma dessas modalidades, precisamos entender primeiro o que é recrutamento externo e quais são suas vantagens e desvantagens. 

Por isso, eu preparei um artigo sobre esse tema. Conheça os tópicos que serão trabalhados:

  • Recrutamento externo: histórico do recrutamento e seleção
  • O que é recrutamento externo
  • Conceito de recrutamento externo
  • Como fazer um recrutamento externo
  • Estudando o recrutamento externo
  • 3 Benefícios do recrutamento externo

Fique até o final para conhecer mais a respeito do recrutamento externo.  

Recrutamento externo: histórico do recrutamento e seleção

Por mais que uma organização possua a tecnologia mais avançada para executar seus processos da forma mais sofisticada, assertiva e efetiva possível, são as pessoas que movem uma empresa em direção aos seus maiores objetivos, e é por causa das pessoas que a empresa existe, no final das contas.

Dessa forma, recrutamento e seleção é um subsistema da área de recursos humanos e, na verdade, são dois conceitos distintos que acabam se completando no processo de admissão de talentos.

No início do século XX, com o surgimento da Psicologia Organizacional e com a consequente descoberta da relação direta entre motivação e produtividade, começaram a surgir os departamentos pessoais e de recursos humanos, e com eles os profissionais especializados em contratar os candidatos mais adequados para a organização.

Recrutamento e seleção

Atualmente, muitas empresas estão enxergando as vantagens da terceirização da área de recrutamento e seleção, o que explica o surgimento das consultorias de R&S, que não param de aumentar a cada dia, fenômeno acelerado pela pandemia do novo coronavírus, já que muitos profissionais de RH ficaram desempregados e viram nessa modalidade de trabalho uma forma de voltar rapidamente ao mercado.

Em suma, recrutamento e seleção são duas áreas irmãs e complementares, que vêm evoluindo ao longo das últimas décadas de forma rápida, o que vem exigindo um nível cada vez maior de profissionalização, o que inseriu as consultorias especializadas no mercado. 

O que é Recrutamento Externo

O que é recrutamento externo? Essa pergunta parece ter uma resposta óbvia, mas é importante nos debruçarmos sobre o tema com um pouco mais de atenção. 

Recrutamento externo, como o próprio nome já diz, é a modalidade de recrutamento e seleção que visa buscar talentos fora da organização, estejam eles disponíveis no mercado ou empregados em outras empresas. 

O recrutamento externo tem toda uma forma específica de ser realizado, conforme veremos mais à frente, e essa análise deve ser realizada antes do início do processo, ainda na fase de planejamento. 

Conceito de recrutamento externo

Continue comigo até o final para aprender ainda mais sobre recrutamento externo. 

Conceito de recrutamento externo

O conceito de recrutamento externo parte do princípio do chamado hunting, que consiste em realizar uma busca ativa por candidatos no mercado de trabalho. 

Esse processo pode ser realizado de diversas formas, como vamos ver no próximo tópico desse artigo, mas já adianto que não existe fórmula mágica. 

Cada tipo de negócio exige estratégias específicas de atração, relacionamento, nutrição e seleção de talentos, processo que envolve um processo muito parecido com o funil de vendas que todos nós conhecemos lá da área comercial. 

Como fazer um recrutamento externo 

Um recrutamento externo, como eu te adiantei no tópico anterior, é uma busca ativa por talentos no mercado de trabalho. 

E como eu também adiantei no último tópico, cada área de atuação exige técnicas diferentes e específicas, principalmente porque as pessoas envolvidas serão diferentes, com anseios, perfis comportamentais e habilidades peculiares. 

Profissionais de TI, por exemplo, têm algumas particularidades que não existem em áreas operacionais de trabalho manual. Um desenvolvedor está habituado a receber vários contatos de recrutadores todos os dias, pois o mercado passa por uma saturação de vagas, resultado da escassez de mão-de-obra especializada. 

Sendo assim, talvez não seja tão simples conseguir preencher o pipeline da sua vaga com uma quantidade razoável de talentos, o que garantiria um percentual de aprovados por etapa interessante. 

Outro ponto a ser considerado são os nativos digitais da geração Z. Muitos deles estão na área de TI, o que exige do recrutador, principalmente se ele for de uma geração anterior, uma remodelagem comunicacional que permita uma interação positiva com esse candidato. 

Como fazer um recrutamento externo

Considere ainda os canais de atração de talentos. Um outdoor no transporte coletivo, por exemplo, pode ser muito interessante para uma vaga com determinado perfil, mas certamente vai ser um desastre em outra conjuntura. 

Se você está trabalhando uma vaga gerencial, o LinkedIn é o melhor lugar para atrair os melhores talentos para o seu processo seletivo. Mas se estivermos falando de uma vaga operacional para a construção civil ou para a cozinha de um restaurante, dificilmente seus candidatos vão estar na rede social profissional mais badalada do momento. 

Não se trata de subestimar o profissional A ou B, mas de entender os comportamentos desse profissional e atuar para que ele, a exemplo de um cliente em potencial, possa se interessar pela vaga que você está anunciando. Entenda seu público-alvo para obter sucesso em seu recrutamento externo.  

Estudando o recrutamento externo 

Assim como em todas as áreas de atuação do Mercado 4.0, esse mercado digitalizado e ágil, é preciso estudar o recrutamento externo antes de começar a atuar. 

É evidente que nada substitui a experiência e o feeling que ela gera naqueles que estão há mais tempo no mercado, mas não é possível desprezar a importância da aprendizagem contínua e permanecer vivo (no sentido mercadológico do termo) para contar a história. 

Existem canais no YouTube, blogs, influenciadores no LinkedIn e livros que podem te ensinar não apenas a realizar um bom recrutamento externo, mas também a utilizar a tecnologia a seu favor. Conheça alguns deles, com hiperlink de direcionamento:

Canais no YouTube

Blogs

  • Recrutei – nosso blog, com conteúdos, dicas e materiais para ajudar recrutadores;
  • Mundo RH – um dos blogs mais influentes do país na área de Recursos Humanos;
  • Administradores – apesar de abordar uma temática mais ampla, esse portal acaba sendo o mais completo sobre o tema no Brasil, contemplando também a área de Recursos Humanos e seus subsistemas. 

Influenciadores (Top Voicers LinkedIn)

  • Aline Sousa – Docente, mentora e consultora de recrutamento e seleção;
  • Carolina Martins – Especialista em recolocação e headhunter;
  • Emanuella Velez – Business Partner, mentora de carreira, consultora de RH e psicóloga organizacional. 

 Clique aqui para ler uma lista de recomendações de livros da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul.

3 Benefícios do recrutamento externo 

Como tudo na vida, o recrutamento externo tem seus prós e contras. Confira 3 benefícios do recrutamento externo:

  1. Trazer “sangue novo” para o negócio (novas ideias, mentalidades e formas de atuar);
  2. Gerar um “incômodo” positivo na equipe (motivar os acomodados);
  3. Estimular boas práticas de treinamento e desenvolvimento.   

O que é recrutamento externo: para finalizar

Com este breve e conciso manual de recrutamento externo, é possível entender a estrutura básica desse tipo de recrutamento. Espero que ele te ajude a entender melhor essa modalidade tão importante!

Um abraço e até a próxima. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *