Press "Enter" to skip to content

Recrutamento data driven: o que é e como implementar

Priscila Manso 0

Muitos estudos já mostram que o data driven faz com que as decisões tomadas através de análises de dados sejam muito mais assertivas do que as decisões tomadas apenas com base na análise da gestão da empresa. Surge então o recrutamento data driven! 

Essa tendência já é uma realidade em diversos setores nas empresas, mas ainda é muito nova para o recrutamento. 

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é o recrutamento data driven e como essa tendência promete transformar a maneira com que as contratações serão feitas em um futuro próximo. 

Data Driven, o que é isso? 

Data Driven, em sua tradução, significa “orientado por dados”, e é uma das poucas vezes que a tradução literal realmente funciona. 

O data driven qualifica processos baseados em dados, ou seja, embasados em uma coleta e análise de informações, antes de tomada de decisão. Com isso, é possível fazer um planejamento estratégico, buscando otimizar os processos e focar no que realmente importa. 

O que é então o Recrutamento Data Driven? 

É quando os recrutadores utilizam dados para melhorar a assertividade dos processos de contratação de uma empresa. 

Não é nenhuma novidade que utilizar tecnologias como o recrutamento digital, auxilia as empresas a terem processos mais enxutos, tanto quando falamos de tempo e também quando falamos em custo, mas existem outras possibilidades de melhoria de processo, como o próprio data driven. 

Utilizar um sistema de recrutamento para coletar e processas um grande volume de dados, se torna essencial para um RH que quer implementar o recrutamento data driven. 

Como começar seu recrutamento utilizando o data driven

Para iniciar os seus processos de recrutamento data driven, o primeiro passo é coletar dados, e, pensando no processamento e análise, o ideal é contratar um sistema de gestão de vagas ou plataforma de recrutamento e seleção. 

A Recrutei é o melhor sistema de Recrutamento e Seleção do Brasil, e pode te ajudar com seu recrutamento data driven. 

Existem muitas formas de coletar dados dos candidatos para um recrutamento data driven, como, por exemplo, banco de talentos, plataformas de empregos ou mídias sociais. 

Unificar as informações em um só local te ajuda a ter um processamento e análise de dados mais eficiente e assertivo. 

Como colocar em prática um recrutamento data driven

O que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Por isso, comece com suas métricas. 

O planejamento e a definição de métricas são essenciais para um recrutamento inteligente. 

Comece definindo quais  dados são relevantes para os seus processos, qual é o perfil ideal do seu futuro colaborador, qual perfil ele deverá ter na análise comportamental e etc. 

Em seguida, defina suas métricas, em quanto tempo essa vaga deverá ser fechada, quantos candidatos serão requeridos por contratação, qual sua taxa de retenção de funcionários. 

retenção de funcionários no recrutamento data driven

Após alguns processos, sua empresa terá mais dados para fazer contratações cada vez mais assertivas. Um bom exemplo disso, é saber qual é o principal canal utilizado como meio de atração de candidatos para determinado tipo de vaga. Sabendo isso, é possível agilizar o fechamento das suas vagas, gastando muito menos. 

Tecnologias e coleta de dados pode não ser o forte em todos da sua equipe, por isso, um terceiro passo importante, é o treinamento. 

Não basta coletar dados, temos que saber analisá-los. Para isso, sua equipe pode explorar todo o potencial das ferramentas disponíveis no mercado com capacitações e muito treinamento. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse tipo de recrutamento, é hora de contratar um sistema de recrutamento e seleção para entrar nessa tendência tecnológica de cabeça e melhorar todos os seus processos seletivos. 

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *