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Recrutamento e Seleção na Era Digital: passos essenciais

Paulo Rogério Lázari 0

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um tema em contante evolução Uma década atrás, você provavelmente não imaginaria que seu celular poderia contar piadas com um comando de voz. Também não imaginava ver anúncios sobre produtos que você acabou de pesquisar nas suas redes sociais. Muito menos que os processos de recrutamento e seleção na era digital mudariam tanto.

E mesmo assim, aqui estamos.

A tecnologia está mudando a dinâmica do mundo como conhecemos, incluindo inclusive as nossas empresas. Mas não podemos apenas debater, é preciso nos adaptarmos se quisermos ter os melhores resultados em nosso dia a dia.

A contratação de novos gerentes de RH deve estar alinhada com as tendências e novas tecnologias dos processos de recrutamento e seleção. Caso contrário, sua empresa ficará para trás. Neste artigo reunimos três tecnologias e processos que sua empresa pode adotar para trazer o seu processo seletivo para a era digital.

1. Recrutamento e Seleção na Era Digital: Anúncios de Recrutamento

Recrutamento e seleção

Você provavelmente já pesquisou por algum produto, entrou em algum site, e logo após isso viu um anúncio em uma rede social sobre o que você estava pesquisando, correto? Isso aconteceu porque provavelmente você foi trackeado pelo site, mas não se preocupe, isso não é ruim.

Já pensou se você pudesse fazer o mesmo com possíveis candidatos do seu processo de recrutamento e seleção? É importante utilizar todas as ferramentas para atrair os melhores talentos.

Você pode utilizar essa ferramenta para anunciar suas vagas abertas para pessoas que estão procurando por trabalho em determinada área, aumentando a chance da pessoa se inscrever em seu processo seletivo. Ao configurar a campanha no meio digital, você pode ter retornos absurdos no seu processo seletivo.

Por outro lado, uma configuração errada pode fazer com que você atraia muitos candidatos fora do fit da sua empresa.

2. Recrutamento e Seleção na Era Digital: Aplicação de Inteligência Artificial

Com o aperfeiçoamento da inteligência artificial, é comum que outras áreas da empresa, como recursos humanos, passem a adotar essa ferramenta no seu dia a dia. A inteligência artificial pode realizar as tarefas que estão nas fases iniciais do processo seletivo, como a interpretação e filtragem de currículos.

“Empresas, startups e até mesmo pequenos negócios que procuram por freelancers online estão confiando em Inteligência Artificial para auxiliar no processo de contratação”, disse Keith Johnstone, diretor de marketing da Peak Sales Recruiting .

De acordo com a Forbes, a Inteligência Artificial tem poder de processar tudo, desde informações sobre assessments como empatia e educação até a atenção aos detalhes e fit cultural do candidato. Tudo isso graças ao processamento de linguagem natural e algoritmos de machine learning.

Mas muitas vezes a aplicação de IA não resulta em um processo livre de erros. Como a inteligência artificial pode aprender comportamentos humanos, ela também pode aprender erros que são comuns em processos seletivos. Johnstone percebeu que utilizar a IA pode viciar o algoritmo, gerando candidatos aprovados sempre muito parecidos – indo contra a diversidade.

Além disso, utilizando IA muitos profissionais ficariam fora do mercado de trabalho devido a falta de diploma de ensino superior. O candidato pode ser muito prejudicado neste caso.

3. Recrutamento e Seleção na Era Digital: Search Engine Optimization

Recrutamento e seleção

A maioria dos conteúdos na internet não é aproveitável. Você não quer anunciar uma vaga e se misturar com termos e assuntos que não tem nada a ver com a sua área de atuação.

Ao atuar com SEO, você torna seu site mais visível para possíveis candidatos e se separa do joio. Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma delas é tornando seu site otimizado para Mobile.

Aliás, a maioria das pessoas que procuram por trabalho utilizaram o celular no momento de pesquisa da vaga. Segundo a Indeed, 78% dos millenials, 73% da geração X e 57% dos Baby Boomers utilizaram um dispositivo móvel para buscar por uma vaga. Dessa forma, estar presente online, de forma digital é extremamente importante para que sua empresa atraia sempre os melhores talentos.

Sua empresa já adota alguma dessas técnicas? Adota alguma tendência que não citamos aqui? Compartilhe com a gente.

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