Press "Enter" to skip to content

Rh estratégico: o que é e como funciona?

Samuel Perpétuo 0

Rh Estratégico é um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nos dias de hoje. Mas, afinal, do que se trata? 

Bom, para adiantar, podemos dizer que a necessidade de uma estratégia de RH (Recursos Humanos) se faz cada vez mais presente nas organizações, pois é através dela que é possível estabelecer um planejamento que auxilie na tomada de decisões estratégicas da empresa. 

Por isso, hoje iremos falar sobre este importante conceito e como utilizá-lo no dia a dia do seu departamento.  

Vamos lá?

O que é Rh Estratégico?

Rh Estratégico nada mais é do que uma forma de pensar o papel do departamento de Recursos Humanos dentro da organização, de forma a contribuir para os objetivos estratégicos da empresa.

Isso significa que o departamento de RH não deve ser visto apenas como um setor responsável pelas atividades operacionais do dia a dia, como seleção e admissão de funcionários, gestão de benefícios, etc.

Para atuar de forma estratégica, o departamento de RH precisa ter um olhar mais amplo sobre a organização e compreender como as suas ações podem impactar os resultados a longo prazo.

RH estratégico

Como funciona o RH Estratégico?

RH estratégico é a área de RH que estabelece e implementa estratégias para atingir os objetivos organizacionais. Ou seja, é a parte de RH responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos da organização, de forma a torná-los capazes de alcançar os objetivos estratégicos.

Para implantar um RH estratégico é necessário, primeiramente, identificar qual é o objetivo do departamento. Depois, é preciso traçar um plano de ação para alcançar o objetivo definido. E, por fim, é necessário monitorar os resultados alcançados para avaliar se a estratégia está funcionando ou não.

Portanto, para implantar um RH estratégico é necessário:

  1. Identificar o objetivo da estratégia;
  2. Traçar um plano de ação para atingir o objetivo;
  3. Monitorar os resultados.

Saiba o quanto o seu departamento é inovador, respondendo nosso quizz. Leva menos de 1 minuto e você pode se surpreender com o resultado.

Como tornar o RH mais estratégico e eficaz?

Uma boa maneira de começar é criando uma cultura de planejamento estratégico no departamento. Isso significa que todos os funcionários devem estar envolvidos na construção da estratégia e nas decisões do departamento. Dessa forma, o RH não será visto apenas como um setor administrativo, mas sim como um parceiro estratégico para o negócio.

Outra maneira de tornar o RH mais estratégico é desenvolvendo uma visão integrada de RH. É importante que o RH tenha uma visão clara dos objetivos da empresa e da estratégia de negócios, e que os colaboradores estejam alinhados com esses objetivos.

Além disso, o RH deve focar em inovação. É cada vez mais importante que o RH seja capaz de oferecer soluções inovadoras para os desafios da empresa. Por isso, é importante que os colaboradores estejam sempre atualizados e conheçam as melhores práticas de gestão.

Por fim, é importante que o RH seja flexível e capaz de se adaptar às mudanças. Os profissionais de RH devem estar sempre prontos para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

O que é RH estratégico?

Qual é a importância de construir uma cultura de planejamento estratégico no departamento de RH?

A cultura de planejamento estratégico no departamento de RH é importante para garantir que todos os funcionários estejam envolvidos na construção da estratégia da empresa. Dessa forma, o RH será visto como um parceiro estratégico da empresa.

A visão integrada de RH é importante para garantir que o RH tenha uma visão clara dos objetivos da empresa e da estratégia de negócios, e que os colaboradores estejam alinhados com esses objetivos.

Qual é a importância de se focar em inovação?

O RH deve se focar em inovação para ser capaz de oferecer soluções inovadoras para os desafios da empresa. Atualmente, a tecnologia oferece centenas de ferramentas para auxiliar a gestão de pessoas. 

Além disso,  a tecnologia é extremamente importante no RH, pois automatiza as tarefas burocráticas, torna mais ágil a tomada de decisões, gerencia o tempo e auxilia no alcance de metas. 

Com isso, os gestores podem se dedicar mais às atividades estratégicas do departamento e ter um maior controle sobre todos os processos. 

Além do que, a tecnologia possibilita uma comunicação mais eficiente entre os funcionários e facilita o acesso às informações. Dessa forma, é possível ter um RH cada vez melhor estruturado e preparado para enfrentar os desafios do mercado.

RH estratégico como funciona?

Quem já utiliza alguma ferramenta tecnológica em seu RH? 

Preparamos um Quizz para você mensurar o quão inovador é o seu departamento. Quer saber? Clique no botão abaixo e faça em menos de 1 minuto. 

Agora que você já sabe o que é RH estratégico, porque utilizá-lo e como traçar um plano de ação para implantá-lo, é hora de colocar a mão na massa! Aproveite os conteúdos do nosso blog para aprender ainda mais sobre RH e como ele pode beneficiar o seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *