Press "Enter" to skip to content

Saúde Mental dos colaboradores: Quais cuidados as empresas devem tomar

Priscila Manso 0

Setembro Amarelo é uma campanha mundial dedicada a prevenção e conscientização das pessoas sobre o suicídio. O Setembro Amarelo ocorre de 1º ao dia 30 do mês, sendo que o dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Durante todo o mês de setembro, muitas empresas abrem discussão sobre esse assunto tão importante ser abordado e que tem tudo a ver com saúde mental

A saúde mental de um funcionário é tão importante quanto sua saúde física. Portanto, é essencial que os empregadores tomem todas as medidas para garantir que seus funcionários estejam sempre felizes e saudáveis. 

Por isso, neste post vamos falar sobre alguns cuidados que a empresa pode adotar, para manter o nível de satisfação e felicidade dos funcionários. 

Cultura organizacional funciona para melhorar a saúde mental! 

Ter uma cultura humanizada e bem definida pode ajudar os funcionários a entender melhor a quem podem recorrer quando ocorre qualquer tipo de problema, seja pessoal ou no trabalho. 

Frisar um ambiente com empatia e que seja acolhedor pode se tornar uma estratégia, uma vez que, é fato que trabalhar em um ambiente agradável aumenta a produtividade e que pessoas felizes produzem mais e melhor. 

Para isso, é importante que o RH busque aproximar as pessoas, abraçando a diversidade dentro da empresa e deixando sempre muito claro qual é o posicionamento da organização em relação aos cuidados e preocupação com os funcionários. 

saúde mental

Vamos conversar sobre isso? 

É papel do RH trazer conversas, palestras e estudos sobre os mais diversos tema em relação à saúde mental. É importante que os colaboradores saibam identificar quando existe alguém na equipe, ou até mesmo em casa, que precisa de ajuda. E isso não pode ser um tabu. 

Quanto mais conhecimento os colaboradores tiverem sobre o assunto, melhor saberão lidar com uma pessoa que precisa de acolhimento e compreensão. 

Para tanto, organizar e fazer reuniões regulares com todos os membros da equipe, onde podem ocorrer discussões abertas sobre questões de saúde mental e como isso afeta todos que trabalham na organização. 

Atitudes como esta ajudarão todos a se sentirem seguros e reduzirão os níveis de estresse entre os colaboradores trabalhadores.

Agora que você já sabe o que pode fazer para manter sua equipe saudável, aproveite para ler também nosso post sobre produtividade tóxica e entenda mais a fundo como ela está ligada á saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *