Press "Enter" to skip to content

Teste comportamental DISC: devo utilizar no recrutamento da minha empresa?

Paulo Rogério Lázari 0

Uma boa maneira de entender como o seu potencial candidato se encaixará na empresa é pedir para que ele faça um teste comportamental disc ou outro de sua preferência

Habilidades técnicas são importantes quando você está contratando, mas elas são apenas uma parte da seleção de candidatos. Você não quer contratar alguém que simplesmente trabalhe na sua empresa, certo?

Temos a intenção de contratar pessoas para que possam trabalhar enquanto se desenvolvem e constroem vínculos com colegas de equipe. Você quer alguém que acredita no que sua empresa está fazendo, não alguém que só aparece para receber pagamento.

Os resultados dessas avaliações, desde que você esteja usando os parâmetros corretos e interprete os resultados corretamente, podem ser imensamente úteis na identificação de quais candidatos são mais adequados ao cargo, à equipe e à organização.

Qual avaliação comportamental devo utilizar na minha empresa?

teste comportamental disc

Disponibilizamos uma lista com três de nossas avaliações comportamentais favoritas para te ajudar na missão de encontrar os candidatos certos para sua empresa. Confira:

1 – DISC

A metodologia DISC divide as pessoas em quatro grandes estilos comportamentais. Os candidatos podem ser identificados, entre outras características, como orientados a pessoas ou a tarefas dependendo do resultado.

Outros parâmetros, como Introspecção ou Capacidade Analítica, também podem ser identificados pelos quatro grandes tipos comportamentais do DISC:

  • Estilo D (dominância);
  • Estilo I (influência);
  • Estilo S (estabilidade);
  • Estilo C (conformidade).

O RecruTest , a nossa avaliação comportamental, oferece uma ampla análise feita a partir da metodologia DISC e desses quatro grandes estilos comportamentais. Além disso, ele inclui insights próprios que são úteis tanto para consultorias de RH quanto para outras empresas.

A partir da análise do gráfico do resultado que o candidato obteve, é possível extrair vários dados relevantes dele. Confira nosso Guia Definitivo do RecruTest e da Metodologia DISC Aplicada para saber mais!

2 – MBTI

MBTI, também conhecido como indicador de tipologia Myers-Briggs, é a avaliação comportamental mais utilizada no mundo. Com mais de 3,5 milhões de avaliações administradas a cada ano, ele é um velho conhecido dos recrutadores.

Personalidade, para o propósito do teste, inclui o comportamento, características e caráter de um indivíduo baseado nas teorias desenvolvidas pelo psicólogo Carl Jung. Um dos princípios do modelo de Jung, os “tipos psicológicos”, mostram que cada um de nós tem um desejo inato de crescer e parte de nosso crescimento vem da compreensão, individualmente, de como operamos no mundo.

A teoria de Myers-Briggs é, portanto, uma adaptação da teoria desses tipos psicológicos de Jung. Entre os possíveis resultados que o teste produz, estão 16 tipos diferentes de personalidade, que Jung via como estereótipos. Eles atuam como pontos de referência úteis para entender a personalidade única . No centro da teoria de Myers Briggs estão quatro preferências. São elas:

  • Pessoas e coisas (Extroversão ou “E”) ou ideias e informações (Introversão ou “I”).
  • Fatos e realidade (Sensação ou “S”) ou possibilidades e potencialidades (Intuição ou “N”).
  • Lógica e verdade (Pensamento ou “T”, do inglês thinking), ou valores e relações (Sentimento ou “F”, do inglês feeling).
  • Um estilo de vida bem estruturado (Julgamento ou “J”) ou um que acompanha o fluxo e “vai com a maré” (Percepção ou “P”).

Você pode encontrar uma versão gratuita do teste aqui.

Encontramos um vídeo que pode te ajudar!

3 – HEXACO

O modelo HEXACO foi construído no ano 2000 para avaliar algumas das dimensões da personalidade e interpretações teóricas, que haviam sido esboçadas em estudos anteriores.

O modelo mede seis dimensões principais da personalidade:

Honestidade – Humildade, emotividade, extroversão, agradabilidade, consciência e abertura à experiência. Note que ele é parecido com o Big Five, que também é um assessment comportamental, mas adicionou um parâmetro a mais, que é o indicador de honestidade e humildade.

A avaliação comportamental pode fornecer alguns insights interessantes com base nessas seis dimensões da personalidade. Por exemplo:

  • Pessoas com pontuações muito altas na escala Honestidade-Humildade evitam manipular os outros para ganho pessoal, sentem pouca tentação de quebrar regras e não sentem nenhum direito especial a status social.
  • Pessoas com pontuações muito altas na escala de Emocionalidade apresentam medo elevado de perigos físicos. Além disso, exibem ansiedade em resposta aos estresses da vida e sentem a necessidade de apoio emocional dos outros.
  • Pessoas com pontuações muito baixas em Consciência tendem a não se preocupar com ambientes ou horários ordenados. Além disso, evitam tarefas difíceis ou metas desafiadoras e tomam decisões por impulso ou com pouca reflexão.

No total, o teste é composto de 200 perguntas para a avaliação completa ou 100 perguntas para a avaliação de meia duração.

Atenção

Gostaríamos de ressaltar que, embora essas avaliações possam ser muito úteis, elas são apenas uma peça do “quebra-cabeça” da contratação. Você nunca deve tomar decisões baseadas somente nos resultados desses testes, a avaliação comportamental vem pra somar e não diminuir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *