Press "Enter" to skip to content

O que é o Teste DISC? Ele pode ser o diferencial na contratação

Samuel Perpétuo 0

Hoje nós vamos abordar o tema Perfis e Tipos de Personalidade, baseados no DISC. Você já ouviu falar desse método? Sabe como identificar esses tipos e como lidar com eles da melhor maneira possível na Gestão e Processos de Recrutamento de uma empresa?

Se sua resposta foi não, você precisa ler esse artigo até o final! Se a resposta foi sim, você também deve ler esse artigo para se aprofundar ainda mais sobre o assunto! Bora lá?

Qual a origem do teste DISC?

Primeiro, vamos entender melhor a origem do DISC. Esse modelo foi desenvolvido pelo psicólogo comportamental Dr. William Moulton Marston, descrito e publicado pela primeira vez em 1928, no livro “Emotions of Normal People”. Apenas em 2014, ele foi lançado na versão português, intitulado em sua tradução literal Emoção das Pessoas Normais.

Os diferentes tipos de personalidade descritos no modelo DISC fornecem informações sobre pontos fortes e fracos das pessoas, como elas reagem a determinadas situações, como influenciam os outros, como respondem aos colegas de trabalho. As devolutivas mostram também como lidar com os diferentes tipos em um trabalho de gerenciamento e na seleção de candidatos.

A avaliação DISC é frequentemente utilizada no ambiente de trabalho porque se concentra no comportamento e não na aptidão, inteligência, valores ou saúde mental.

o que é Teste DISC

 Qual a importância do DISC para o recrutador?

Imagino que até agora você já tenha uma ideia do que é o teste DISC, certo? Geralmente, os recrutadores de RH usam as informações do DISC para montar equipes que trabalhem e se comuniquem bem em conjunto. O resultado disso são atividades mais produtivas e eficientes. Com menos conflitos, as equipes normalmente encontram um local de trabalho menos estressante e tendem a produzir mais.

Dessa maneira, o DISC se mostra uma ferramenta importante no trabalho do profissional de Recursos Humanos para melhorar a assertividade nos processos de recrutamento e, consequentemente, subsidiar uma melhor eficiência dos profissionais nas empresas.

Entendido isso, agora vamos ao que interessa. Na primeira etapa de seleção, imagine um modelo no DISC que analise e classifique o comportamento dos candidatos. Pautando-se em quatro tipos básicos diferentes, que se baseiam em certas tendências comportamentais ou nos chamados estilos comportamentais.

As quatro letras representam os seguintes tipos de DISC

D = Dominance (Dominância).

I = Influence (Influência).

S = Steadiness (Estabilidade).

C = Compliance (Conformidade).

O Tipo Dominante (D)

Os perfis de personalidade do Tipo D caracteriza as pessoas “Dominantes” e que são definidas pelo seu jeito enérgico e direto, com foco muito claro nos objetivos da empresa.

Perante aos outros, esse tipo não quer demonstrar fraqueza, mas sim força (por vezes por meio da luta pelo poder e com um comportamento autoritário). Os Tipos D, geralmente, trabalham em velocidade acelerada e ambiciosamente em direção a objetivos desafiadores, sendo um pouco impacientes. Eles estão dispostos a assumir riscos e são estimulados diante dos desafios.

Ao trabalhar com pessoas do Tipo D, é importante garantir que você se comunique rápida e diretamente. Elas não têm paciência para rodeios. O Tipo D é muito lógico e, certamente, pode ser persuadido por outras pessoas com quem está falando. Mas fique atento em dirigir a ele com ações, números, dados e fatos claros  se o objetivo da tarefa delegada a ele for dirigido diretamente e houver ações, números, dados e fatos claros que legitimem suas ações.

É preciso ter cuidado ao provocar ou desafiar esse tipo: ele pode adotar rapidamente um comportamento agressivo.

qual melhor perfil do teste DISC

O tipo de Iniciativa (I)

Tipos de Personalidade e Perfis de Personalidade do Tipo I, no modelo DISC, representam pessoas sociáveis e que gostam de serem o centro das atenções. Esse tipo adora fazer novos contatos, inspirar pessoas e sempre expandir a sua rede de contatos.

Na verdade, ele prospera em reconhecimento social, relacionamentos amigáveis ​​e emoções. O Tipo I é um tipo otimista que pode facilmente conquistar e motivar outras pessoas com seu charme e persuasão. No entanto, ele muitas vezes evita conflitos e reluta em dar feedback negativo.

O Tipo I não costuma se dar bem com pessoas que possuem comportamentos mais “frios”. Ao relacionar-se com o tipo I, é importante permitir-lhe expor suas emoções e dar abertura para conversas mais pessoais. O tipo I gosta de falar – rápido e muito (principalmente sobre si mesmo).

Perfil Sociável DISC

O Tipo Contínuo (S)

O Tipo S possui personalidade constante e é o jogador de equipe no modelo DISC. Para esse tipo, o apoio de outras pessoas e a diversão de trabalhar em conjunto são essenciais para um bom ambiente de trabalho. Para eles as pessoas vêm primeiro, depois as coisas materiais ou metas. Com sua capacidade humilde e paciente de ajudar, ele está sempre disponível para os outros, porém, às vezes, pode deixar de lado as suas próprias necessidades.

Para o Tipo S, os conflitos geralmente são muito difíceis de suportar, pois, perturbam severamente sua profunda necessidade de harmonia e paz. Ele costuma ser um ouvinte muito empático, porém, por vezes, hesitante e indeciso.

Para lidar com o Tipo S de maneira eficiente é preciso dar-lhe um ambiente tranquilo e harmonioso. O ambiente deve ser caracterizado por um ritmo constante e poucas mudanças. As conversas com o tipo S devem ser calmas, pessoais, previsíveis e harmoniosas.

Pode-se entender que o Tipo S percebe as mensagens ocultas nas entrelinhas, pois possuem fortes antenas empáticas. Ao lidar com esse tipo evite colocar muita pressão sobre eles ou adotar comportamentos injustos, pois isso pode levar o Tipo S a se desmotivar e se afastar das suas funções.

Perfil Tipo Contínuo - Teste DISC

O Tipo Consciente (C)

Tipos de personalidade DISC Tipo C são  caracterizados como pessoas sóbrias e extremamente práticas. Eles se concentram na precisão e na lógica. Esse tipo vive conforme o lema: “Pense bem antes de agir!”. Sendo um profissional concentrado, ele corre o risco de se isolar das outras pessoas. Além disso, ele é um ouvinte extremamente ativo cuja especialidade é o questionamento crítico.

O Tipo C funciona muito bem ao trabalhar sozinho, sendo extremamente sistemático. Você pode esperar deles que cumpram com os mais elevados padrões de qualidade, pois são focados na competência e qualidade.

Como uma pessoa ordeira, ele pensa em regras e normas. Ao lidar com Tipos C, deve-se prestar atenção à velocidade moderada com um alto nível de orientação ao detalhe, pois o Tipo C gosta de levar muito tempo para tomar decisões ou precisa desse tempo para considerações precisas.

Discussões e conversas devem ser comunicadas logicamente no nível factual, já que o Tipo C se concentra em números, dados e fatos. As críticas devem ser apresentadas com cuidado, já que o Tipo C reage com muita sensibilidade a elas. Discussões carregadas de emoção devem ser evitadas tanto quanto for possível.

DISC

Por que usar o Teste DISC?

 É um diferencial os profissionais de recrutamento, na área de RH, que conseguem identificar os diferentes tipos de personalidade com base nas caracterizações descritas acima.

Com a implementação de um Teste DISC completo, muitas outras possibilidades são criadas em relação à assertividade nos processos seletivos. Dessa forma, recrutadores e colaboradores treinados pelo DISC podem identificar de forma rápida e confiável o tipo de pessoa com quem estão lidando em recrutamentos ou outras situações e qual a melhor maneira de conduzi-las.

Isso oferece vantagens claras, pois permite uma abordagem mais específica do tipo e da situação em termos de alcançar o objetivo desejado.

Agora que você já sabe o que é o teste DISC e a importância para recrutamento e seleção. Que tal visitar o nosso blog e estudar mais conteúdo da sua área?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *