Press "Enter" to skip to content

Transformação Digital para consultoria de rh: O que você precisa saber

Paulo Rogério Lázari 0

Muito se fala sobre a Transformação Digital. Mas você sabe como isso impacta sua Consultoria de RH? No Primeiro Artigo da Trilha de Digitalização das Consultorias explicamos tudo que importa pra você.

A Transformação Digital marca uma mudança tremenda na forma que as empresas usam tecnologia, pessoas e processos, para mudar a performance do negócio. Isso é o que fiz George Westerman, principal pesquisador sobre Transformação Digital no MIT.

A Transformação Digital, que deve ser liderada pelo CEO ou Diretor Geral, requer colaboração entre as áreas da empresa e principalmente entre processos, de forma a resolver os problemas da forma mais ágil possível.

Mas atenção! A transformação digital não é sobre a digitalização de processos e sim sobre otimização. Não adianta você digitalizar um processo ineficiente.

Mas e na sua Consultoria de RH, o que isso quer dizer?

Bem, vamos imaginar um cenário onde você recebe todos os currículos por e-mail, e você deve salvar todos no seu computador ou na sua Nuvem. Concorda comigo que esse processo é, de certa forma, inútil?

Bem, se todos os seus currículos recebidos já fossem salvos em algum lugar, de forma automática, facilitaria bastante o seu dia a dia né?

Repare aqui que não pegamos o processo inteiro e digitalizamos/automatizamos. Na verdade, simplesmente cortamos uma etapa em ambiente digital.

Os Drivers da Transformação Digital

As empresas tradicionais geralmente embarcam na jornada da Transformação Digital para se defender das startups, que geralmente oferecem soluções mais ágeis e eficientes. O maior exemplo que temos disso é a Amazon no setor do Varejo. A competição que ela gerou no setor elevou muito as expectativas dos consumidores no que se trata de velocidade de entrega e disponibilidade de produtos. Isso constitui um Driver da Transformação Digital.

Dessa forma, o investimento em tecnologias para ganho de eficiência e qualidade na entrega são essenciais para a sobrevivência da sua consultoria de RH

O investimento em tecnologias para ganho de eficiência e qualidade na entrega são essenciais para a sobrevivência da sua consultoria de RH

Ficar à frente da concorrência é um outro driver para a Transformação Digital. Por exemplo, a rede de restaurantes IHOP, receosos com a possibilidade de perderem mercado para outras marcas, estão testando ações com assistentes virtuais, para facilitar o pedido por parte dos clientes.

Transformar produtos em serviços é outra grande motivação. Um conceito forte para as empresas que estão realizando a Transformação Digital é o Digital Twin. Esse conceito basicamente representa que alguns serviços já tradicionais estão ganhando sua versão digital. General Electric e Boeing por exemplo estão criando softwares que casam com sua área de atuação.

Como Liderar a Transformação Digital na sua consultoria de rh?

Para atender as expectativas do cliente, que estão cada vez mais altas, muitos proprietários fazem alterações organizacionais, criando novos cargos, mudando as habilidades necessárias para cargos antigos, montando os famosos “squads de inovação” e testando novas tecnologias que possam deixar os processos mais eficientes.

De certa forma, um eixo é a tecnologia. Mas esse eixo não funciona bem sem uma peça fundamental que é a ânsia pela mudança necessária.

Para implementar essa mudança na consultoria de R&S, é necessário entender a jornada de compra do cliente. Como o cliente chega até você e quais são os resultados esperados com cada serviço prestado?

Com esse mapeamento, é possível determinar pontos críticos de contato para posterior otimização. Mas nesse ponto é necessário tomar cuidado: caso decida adotar uma tecnologia, pense bem caso considere desenvolvimento próprio. Muitas empresas possuem soluções mais robustas e que sairiam com o custo muito reduzido do que o desenvolvimento interno.

Ações Essenciais para iniciar

Claramente o core de uma Consultoria de RH não é tecnologia. Dessa forma, a principal alteração que precisa ser feita no âmbito da sua empresa é sobre mentalidade. É necessário entender os novos paradigmas do mundo digital e alguns conhecimentos podem ser bem úteis.

Por exemplo, o conceito de SaaS (Software as a Service) pode ser bem útil, visto que a maioria dos sistemas que são vendidos hoje adotam esse modelo. Conhecimentos sobre o significado de APIs, metodologias ágeis (que podem inclusive ser aplicadas na sua empresa) são bastante úteis no momento de decidir quais soluções serão adotadas na sua  empresa.

Após isso, é necessário identificar quais processos possuem maior gargalo, e quais tecnologias existentes já podem solucionar isso. Por exemplo:

A Recrutei oferece um sistema completo para automatizar ações operacionais dentro de Consultorias de Recrutamento e Seleção. Processos como triagem de currículos, envio de e-mails comunicando datas e outras ações são feitas de forma automática dentro da plataforma.

Sensacional né?

Ah, e tem o DISC Ilimitado embutido na plataforma. Se quiser testar gratuitamente clique aqui

Com essas dicas, você já está mais preparado para digitalizar sua consultoria. Fique ligado em nossa trilha de conteúdo sobre a digitalização das consultorias de RH. Lá iremos aprofundar em vários conceitos, como ATS, Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção, Mentalidade Digital, e muitos outros temas que serão relevantes para a modernização da sua empresa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *