Press "Enter" to skip to content

Turnover: o que é, como calcular e qual o impacto para sua empresa.

Priscila Manso 0

Existem alguns índices que podemos calcular para saber se nosso negócio está realmente saudável, um deles é o Turnover ou rotatividade de pessoal. 

Esse índice é de extrema importância para o Rh e serve como um guia de planejamento estratégico para o setor. 

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é o turnover, como podemos calculá-lo e o impacto que esse índice pode trazer para sua empresa. 

O que é turnover

O turnover é um dado onde contabilizamos o fluxo de entrada e saídas de funcionários de uma empresa. Ele é calculado através da relação entre o desligamento e novas admissões de colaboradores. 

Quando pensamos em turnover, logo nos vem na cabeça a insatisfação de funcionários, porém, existem inúmeros motivos para que os colaboradores deixem uma organização. Alguns podem ter encontrado um emprego diferente, estarem em transição de carreira ou ainda, simplesmente, se aposentam. 

Todos os exemplos acima representam a rotatividade de colaboradores, porém, podemos chamar de turnover voluntário, quando um funcionário deseja sair da empresa ou involuntário, quando a empresa demite um voluntário, por, por exemplo, desempenho ruim ou reestruturação. 

turnover

Como Calcular o seu turnover

O índice é calculado de acordo com uma forma matemática simples, e que pode ser associada a outras métricas, que vão permitir uma análise mais apurada do que está acontecendo na sua empresa. 

Para esse cálculo você precisará de alguns dados, como entrada e saída de funcionários ao longo do ano, e a quantidade total de colaboradores da sua empresa. 

Com esses dados em mãos, basta acessar a nossa calculadora de turnover no site da Recrutei e colocar os dados, seu resultado sairá automaticamente.

Clique no botão abaixo para acessar a calculadora de turnover da Recrutei.

É importante saber que uma de turnover acima de 10% no seu ano, é considerada alta e você deve averiguar o que pode estar acontecendo na sua empresa. 

Dicas para manter uma taxa saudável

O primeiro passo para manter seu índice saudável é identificar suas causas. Muitas vezes o problema começa já na contratação, quando a descrição da vaga é incompatível como tipo de trabalho que o funcionário se depara depois da contratação. 

A falta de feedback na empresa ou a ausência de um plano de carreira para os colaboradores, são fatores importantes, que fazem parte de uma boa gestão. É importante implementar uso de ferramentas que te auxiliam desde o início do processo. 

Uma boa ferramenta para gerenciar suas vagas e seu departamento pessoal podem te ajudar a aumentar o nível re retenção de talentos na sua empresa, e ajudá-la a manter, tanto um índice saudável de turnover, quanto sua saúde financeira

Gostou do tema e quer saber mais?

Baixe nosso e-book: Guia do Turnover, clicando neste link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *