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Veja como automação no Rh pode impactar negativamente sua empresa.

Priscila Manso 0

Quando falamos de automação no Rh, logo pensamos em como conseguiremos economizar tempo para nosso departamento e dinheiro para nossa empresa, porém, esquecemos que automações demais podem não só atrasar seu processo de recrutamento e seleção, mas também fazer com que sua empresa perca ótimos talentos ao longo do processo. 

Neste artigo vamos falar sobre os malefícios da automação no Rh e como evitar que automações demais atrasem seu processo de recrutamento e seleção.

Quando a automação no RH atrapalha.

Conforme as Estatísticas de RH de 2021, divulgadas pelo Zety, em média, cada oferta de emprego atrai 250 currículos. Desses candidatos, 4 a 6 serão convocados para uma entrevista e apenas um será admitido. 

Para chegar neste funil, é preciso, em média, durante o processo de recrutamento e seleção de um novo talento, o total de 52,5 horas e investimento de R$ 2.404,63.

Portanto, quando falamos de automatizar os processos, o significado não é apenas agilidade no processo, mas ganho de tempo do recrutador e também capital para empresa. 

Porém, devemos parar para pensar nos processos que realmente podem ser automatizados e naqueles que podem atrapalhar a atração de novos talentos. 

É fato que, hoje, quando falamos recrutamento e seleção, muitas empresas esquecem que a experiência do candidato conta muito, tanto para atração de talentos, quando para a impressão que aquela marca empregadora gera no mercado. 

É sabido que muitos profissionais optam por não se candidatarem a certas vagas por já saberem que o processo de candidatura daquela empresa tem muitos processos, além da triagem inicial ser feita por meio de IA (inteligência artificial), removendo qualquer vestígio de humanização da sua empresa, pelos olhos do candidato.

automação no rh

Triagem humanizada x triagem automatizada

A triagem de currículos por IA já é uma realidade em muitas empresas, e hoje, vemos cada vez mais recrutadores aderindo a esse modo de triar currículos. 

Por um lado, o recrutador ganha tempo, muitas vezes, não precisando nem ler o currículo dos candidatos. Porém, quantos bons talentos essa inteligência artificial não consegue rastrear, por exemplo, por causa de uma nomenclatura diferente usada no currículo do que ela foi programa para buscar? 

Ou, quantos talentos são perdidos porque uma experiência que o candidato teve que foi descrita no currículo que traria muito valor para sua empresa, mas a IA não consegue identificar, por não ser humana? 

Casos como estes são cada vez mais frequentes e vistos todos os dias em relatos de candidatos com bom histórico e qualificações no Linkedin. 

Como utilizar as automações no rh a seu favor

Como descrevemos acima, é muito complicado medir exatamente quando uma automação ou uma inteligência artificial pode realmente te ajudar nos processos de recrutamento e seleção. 

Com certeza ela te ajuda a ganhar tempo. Porém, não sabemos ao certo se os candidatos escolhidos pelas automações são realmente os melhores para aquela vaga dentro do nosso banco de talentos. 

Por isso, utilizar automações no rh em etapas que não são decisivas, podem ser a melhor opção para ter um recrutamento mais humanizado. 

Um bom exemplo disso é automatizar os feedbacks que o recrutador precisa dar aos candidatos assim que mudá-los de etapa dentro do seu processo de seleção. Ou ainda deixar no automático o envio de testes e perguntas personalizadas para candidatos que já estão mais avançados no processo. 

Pesquisas como ”How AI is primed to disrupt HR and Recruiting”, publicada pela Forbes em 2022, mostra que 11% das empresas já medem o engajamento de seus colaboradores com técnicas de analytics avançadas baseadas em IA, 45% dizem que a inteligência artificial será útil para detectar fraudes na folha de pagamento, relatório de despesas e timesheet, 48% afirmam que pretendem usar a IA para prever os níveis de retenção de talentos ou identificar os riscos de turnover.

Como mostra a pesquisa acima, existem inúmeras formas onde a IA pode ajudar seu departamento, mas não é preciso utilizar a automação em todo o seu RH.  Algumas partes ainda são muito importantes para não serem feitas por humanos. 

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