Sumário
Princípios de Gestão de Pessoas é a nova certificação gratuita promovida pela Recrutei Academy e ministrada por Aparecida Morais, ex-diretora de RH do Tribanco e atual sócia-conselheira da Recrutei.
“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” Aristóteles
Gerir gente. Eis um desafio e tanto, que pode ser estimulante para uns e frustrante para outros. A complexidade e a imprevisibilidade do ser humano tornam a tarefa ainda mais árdua, e talvez seja este o charme da coisa.
Pensando nisso a Recrutei Academy criou uma certificação totalmente gratuita para dar um escopo metodológico a todos os que lideram equipes ou de alguma forma precisam lidar com as expectativas de outros seres humanos.
Liderança
Segundo o portal Dale Carnegie em um artigo que pode ser lido aqui, liderança é a arte de motivar um grupo de pessoas a atuar na busca de um objetivo comum. Ainda segundo o mesmo artigo, a liderança é composta por diversos diversos conceitos, mas eu separei três para nós analisarmos juntos:
- Decisão
- Confiança
- Inspiração
Decisão: um líder é um decisor, não apenas no sentido literal de dar a palavra final no que é necessário decidir. Decidir significa ponderar, analisar os riscos e benefícios e, depois de uma reflexão amparada por uma maturidade intelectual e comportamental, decidir o que pode mudar os rumos de todo o time. Decidir, em suma, é tomar a responsabilidade para si, assumindo a possibilidade do fracasso com serenidade e equilíbrio.
Confiança: um líder também transmite confiança. Similar ao pai, que segura o selim da bicicleta do filho que está pedalando pela primeira vez sem as rodinhas, o líder dá segurança para que seus liderados executem suas tarefas da forma mais assertiva possível. Isso não significa que o líder tenha todas as respostas, mas que mesmo sem respostas, ele não transmite qualquer tipo de apreensão, pois sabe da responsabilidade que carrega nos ombros.
Inspiração: por fim, um líder é sobretudo uma fonte de inspiração para seus liderados, seja pelo modo como lidera, pelo conhecimento técnico que detém ou ainda por sua educação, empatia e nobreza no tratamento que confere às pessoas.
“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra.” John C. Maxwell
Segundo Ronaldo Lundgren, do blog Liderança, os estudos sobre esse tema percorreram quatro fases evolutivas, ou quatro abordagens, que são as seguintes:
- Abordagem do traço pessoal (até 1950)
- Abordagem do estilo de liderança (até 1970)
- Abordagem contingencial (até 1980)
- Abordagem da nova liderança (desde 1980)
Abordagem do traço pessoal: os traços físicos e de personalidade eram considerados elementos importantes de um líder;
Abordagem do estilo de liderança: o foco estava no comportamento dos líderes. Surgem aqui os conceitos de liderança democrática, autocrática e liberal;
Abordagem contingencial: foco nas situações que pudessem interferir no desempenho do líder que estivessem além de seu comportamento e de suas habilidades. A chave é a adequação entre os estilos de liderança e as situações enfrentadas pelos líderes;
Abordagem da nova liderança: foco nas diferentes manifestações de liderança, como liderança transformacional, carismática, visionária etc. Esta abordagem baseia-se numa representação de líderes como gestores de significados e não mais nos termos de processo de influência.
Princípios de Gestão de Pessoas é uma certificação totalmente gratuita e está disponível na Recrutei Academy. Leia até o final para saber mais.
Gestão de Pessoas
Gestão de pessoas é um termo amplo, contemplando uma série de práticas que visam dar um norte às atividades dos profissionais envolvidos no negócio.
Segundo a Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching) em um artigo que pode ser lido aqui, gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas.
Uma gestão de pessoas bem-feita é fundamental para o sucesso das organizações, principalmente em tempos tão competitivos e desafiadores como o nosso.
Como você pode notar na ementa da certificação gratuita da Recrutei Academy, a gestão de pessoas não contempla apenas os aspectos técnicos da atividade laboral, mas também os comportamentais, motivacionais e humanos. Um gestor de pessoas não apenas verifica o desempenho dos membros do time, mas também se preocupa com o seu desenvolvimento.
Talvez o recurso mais importante de uma empresa seja o capital humano, sem evidentemente desmerecer a importância dos demais aspectos organizacionais. Por isso é importante que a organização dedique investimentos a esse setor.
É um grande equívoco acreditar que um bom profissional, que executa suas tarefas a contento e tem conhecimento e experiência automaticamente será um gestor de pessoas de sucesso. É preciso levar em conta todas as nuances que dizem respeito a esse departamento.
Compete a esse setor o agregamento de pessoas e o desenvolvimento de equipes, o que conduzirá a empresa ao sucesso individual e coletivo.
O gestor de pessoas deve ter um conhecimento no mínimo básico sobre todas as áreas que envolvem o capital humano da empresa, como Recursos Humanos, Recrutamento & Seleção e Departamento Pessoal.
Fique comigo até o final e saiba como se matricular na certificação gratuita Princípios de Gestão de Pessoas da Recrutei Academy, curso gestão de pessoas
Ementa
A certificação gratuita da Recrutei Academy contempla os seguintes tópicos:
- Cultura organizacional
- Liderança
- Motivação
- Gestão de Pessoas
Cada aula é seguida por uma avaliação de conhecimento. Para ser aprovado, é necessário atingir 70% de acertos. No final, há uma avaliação que contempla as quatro disciplinas do curso. O desempenho também deve ser de no mínimo 70% de acertos.
Como posso me matricular?
Para ter acesso à certificação em Princípios de Gestão de Pessoas da Recrutei Academy, clique aqui e se inscreva. E não se esqueça: a certificação é totalmente gratuita!
Para ler outros artigos com temas relevantes publicados no Blog Recrutei, clique aqui.
Tenha um ótimo aprendizado. Até a próxima!
[…] Princípios de Gestão de Pessoas […]