Press "Enter" to skip to content

5 Estratégias de Relações Públicas Para Aplicar Na Sua Consultoria de RH

Paulo Rogério Lázari 0

Estratégias fortes de RP (Relações Públicas) mantêm você no rumo certo à medida que sua consultoria de rh avança e ganha escala. Como um mapa para um lugar desconhecido, uma estratégia elimina o trabalho de adivinhação de seu próximo passo. Em resumo, ele mantém você focado para que você possa alcançar seus objetivos.

consultoria de rh: relações publicas para melhorar seu negócio

Mas como começar a desenvolver uma estratégia eficaz de relações públicas na sua consultoria de rh? Continue lendo para aprender a utilizar essas estratégias no dia a dia da sua consultoria e descobrir as ferramentas necessárias para garantir o sucesso.

Como desenvolver estratégias eficazes de relações públicas na sua consultoria de rh

Boca a boca, cobertura da imprensa e endossos: todos baseia-se na credibilidade vinda de terceiros. Essa é uma das estratégias de marketing mais eficientes, independentemente do seu mercado-alvo. a melhor maneira de ganhar credibilidade é ter pessoas de influência informando aos outros os motivos que os fazem gostar de seu produto ou serviço.

Com o surgimento de plataformas de blogs e redes sociais, no entanto, as marcas podem colaborar com indivíduos conectados cujo conteúdo publicado carrega grande influência entre os públicos de nicho.

Esqueça os comunicados de imprensa e as premiadas faixas de entrevista, os influenciadores geralmente são os criadores de conteúdo que querem colaborar com imagens impactantes no Instagram, uma prosa bem pensada no Twitter ou uma série de vídeos atraentes no YouTube. 

Com o surgimento de plataformas de blogs e redes sociais, no entanto, as marcas podem colaborar com indivíduos conectados cujo conteúdo publicado carrega grande influência entre os públicos de nicho.

Esqueça os comunicados de imprensa e as premiadas faixas de entrevista, os influenciadores geralmente são os criadores de conteúdo que querem colaborar com imagens impactantes no Instagram, uma prosa bem pensada no Twitter ou uma série de vídeos atraentes no YouTube. 

Quando o estilo de conteúdo, público e estética de um influenciador é bem alinhado e respeitado por uma marca, as colaborações de conteúdo podem se tornar uma ferramenta de marketing e RP muito poderosa para sua empresa.

Componentes-chave de uma estratégia de relações públicas B2B

As empresas precisam construir uma base sólida de processos para o sucesso de suas estratégias de RP. Levar repórteres às cegas e comentar sobre as notícias de última hora sem um plano e estratégia sólidos é arriscado e limita os resultados que você pode extrair. 

Em vez disso, concentre-se em estabelecer esses componentes essenciais de uma estratégia de relações públicas B2B:

Buyer Personas da sua consultoria de rh

As decisões de compra B2B são muito mais envolvidas do que a maioria das compras do consumidor. Eles geralmente exigem orçamentos maiores e tecnologia ou serviços sofisticados. As personas de compradores permitem que as organizações entendam melhor seus públicos-alvo e desenvolvam um programa de RP que agrade às suas necessidades, pontos de dor e interesses.

Mensagem

Adapte sua mensagem e destaque os benefícios de produtos ou serviços mais atraentes e exclusivos para cada público-alvo. Considere suas personas de comprador e os desafios específicos enfrentados por cada público para criar campanhas de conteúdo e relações públicas que tenham um impacto máximo.

Análise Competitiva

Aproveite o tempo para entender os pontos fortes e fracos de sua concorrência. Analise a cobertura da mídia, o público-alvo e as iniciativas de marketing para informar melhor sua estratégia de relações públicas B2B.

Especialistas no Assunto

Em uma empresa de grande porte, os funcionários de RP são um dos ativos mais valiosos. Equipes de vendas, analistas de recrutamento e seleção são bem versadas em tendências de mercado, pontos de vista do cliente e diferenciais competitivos. Esses especialistas podem fornecer informações para apresentações de mídia, entrevistas e conteúdo de sites corporativos, como postagens em blogs.

Dados e Estatísticas

Um fluxo constante de anúncios corporativos interessantes é grande, mas a maioria das empresas B2B tem que fazer suas próprias notícias para gerar cobertura em uma base consistente. Uma ótima maneira de fazer isso é através de dados e estatísticas. Dados e estatísticas de fontes respeitáveis, como Forrester ou comScore, adicionam credibilidade a argumentos de mídia e notícias. Vá ainda mais longe aproveitando fontes de dados internas ou um provedor de estudo de dados para conduzir relatórios de pesquisa originais que geram cobertura de mídia e leads de sites.

Conclusão

Leia também:

Ao construir essa base, estabeleça métricas relevantes para revelar o desempenho da campanha relacionado aos objetivos de relações públicas da sua consultoria de rh. As principais métricas devem ser claras e mensuráveis, como o tráfego do website do PR, as taxas de conversão nas páginas de destino do PR ou as conversas e percepções das mídias sociais. Monitore e acompanhe constantemente seu progresso em relação às suas metas para descobrir o que funciona (e o que não), junto de possíveis ações para melhoria das estratégias.

Por ter lido esse texto você também pode gostar:

Análise DISC

7 dicas de negócios essenciais para headhunters

Software de recrutamento e seleção – cadastro gratuito


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *