Press "Enter" to skip to content

6 Livros de RH que todo profissional de recursos humanos deve ler

Priscila Manso 0

Ler livros sobre RH pode ser extremamente útil para qualquer profissional que trabalhe com gerenciamento de pessoas ou queira se desenvolver em sua carreira. 

Aprender sobre as práticas e teorias mais recentes em RH com livros que falam sobre as tendências e práticas mais atuais no gerenciamento de pessoas, pode ajudá-lo a ficar atualizado e preparado para as demandas do mercado de trabalho.

Além disso, alguns livros podem te fazer compreender melhor as dinâmicas do trabalho e as necessidades e expectativas dos funcionários, o que pode ser útil tanto para gerenciar equipes quanto para se desenvolver como profissional.

Neste artigo, para comemorar o Dia do Leitor, separamos os Top 6 livros de RH que todo profissional de recursos humanos deve ler. 

Livros de Rh para Gestão de Pessoas

1. Equipes 100% Energizadas (Heike Bruch)

Em Equipes 100% Energizadas, Heike Bruch e Bernd Vogel oferecem ferramentas e estratégias que podem ajudá-lo a desenvolver essa importantíssima habilidade. Primeiro, os autores mostram como usar a matriz energética organizacional para diagnosticar o estado de energia de sua própria empresa.

Livro de RH equipes 100% energizadas

2. Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo Capa comum (Jeff Sutherland)

É inegável a máxima de que o mundo e tudo a seu redor vêm sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais rápido. Para aqueles que acreditam que deve haver uma maneira mais eficiente de se fazer as coisas, este é um livro instigante sobre um processo de gestão que está mudando a maneira como vivemos. Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%.

Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum, há mais de vinte anos, apresenta seu método de maneira brilhante e lúcida. Construído mediante insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e outras naturezas diversas, Scrum é método prático e fascinante. Seja para inventar uma tecnologia pioneira ou para estabelecer os alicerces de prosperidade de uma família, a razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudá-lo a alcançar o que outros consideram inatingível.

Livro de RH scrum a arte de fazer o dobro em metade do tempo

3. Um Novo Jeito de Trabalhar (Laszlo Bock)

Um novo jeito de trabalhar apresenta os bastidores do Google, revelando detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção, as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas e o foco na cultura da empresa. Tudo isso a faz ser eleita ano após ano um dos melhores lugares para se trabalhar.

Como vice-presidente de Operações de Equipes do Google, Laszlo Bock realizou uma grande investigação sobre como a filosofia certa de trabalho é capaz de atrair os maiores talentos e garantir que eles se desenvolvam, sejam bem-sucedidos e estejam felizes.

Repleto de exemplos de ações que melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários, este livro apresenta princípios que podem ser colocados em prática quer sua equipe tenha uma ou milhares de pessoas.

Livro de RH um novo jeito de trabalhar

Livros de RH para Negócios

4. Empresas Feitas para Vencer (Jim Collins)

Este clássico dos livros de negócios responde à seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?

A obra de Jim Collins mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção.

Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. O autor descreve também as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

Os resultados do estudo vão surpreender muitos leitores e lançar novas abordagens sobre quase todas as áreas da gestão. Depoimentos: “Um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos.” – Time Magazine “Algumas de nossas decisões empresariais mais importantes foram tomadas com o apoio do raciocínio lógico de Collins.” – Jorge Paulo Lemann”Jim Collins é o mais importante influente pensador dos negócios da atualidade.” – Fortune”Para Collins, nenhum problema é grande demais.”

Livro de RH empresas feitas para vencer

5. A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção (Reed Hastings)

Nunca houve uma empresa como a Netflix. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia se tornou um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo.

Com mais de 180 milhões de assinantes em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a Netflix causou uma verdadeira revolução com sua filosofia corporativa nada convencional. Cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para falar pela primeira vez sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação.

A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix e relatos nunca antes compartilhados, Hastings explica como seus princípios controversos fizeram da Netflix um exemplo de inovação e sucesso global. Uma obra fascinante sobre uma empresa que desafiou tradições e expectativas e dominou as premiações do cinema e da TV, além do imaginário de milhões de pessoas, uma tela por vez.

Livro de RH a regra é não ter regras

6. A Startup Enxuta (Eric Ries)

A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.

O que eles têm em comum é a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.

Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário.

Livro de RH startup enxuta

Feliz dia do Leitor!

Estes são alguns livros que separamos para que você encontre inspiração com esses líderes de pensamento ou empresários de sucesso. Esperamos que possa te ajudar a encontrar inspiração e motivação para seus próprios objetivos de carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *