Press "Enter" to skip to content

Qual a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção ?

Samuel Perpétuo 0

Qual a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção ? Se você é recrutador e ainda não entendeu a importância da aplicação desse tipo de teste em seus processos seletivos. Me desculpe! Mas você está contratando da maneira errada. 

Aplicar um teste comportamental é essencial para conhecer mais sobre o perfil dos candidatos, principalmente, ao que se refere às soft skills. Mas não se preocupe se ainda não sabe, você chegou no lugar certo! Preparamos este artigo para sanar todas as dúvidas sobre sobre a importância de aplicar um teste comportamental em seus processos seletivos e a melhor maneira de usá-los. 

Por isso, não deixe de conferir até o fim e comece a contratar  de forma mais assertiva a partir de hoje. Vamos lá?

a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção

O que é perfil comportamental? 

Antes de entender a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção, você primeiro precisa entender o que é um perfil comportamental. O perfil comportamental é uma ferramenta que avalia as características psicológicas e comportamentais de um candidato. 

É um recurso muito útil para identificar se o candidato tem o perfil adequado para o cargo e para a empresa.  O teste comportamental é uma forma de avaliar o perfil do candidato através de um conjunto de questões que medem as suas características psicológicas e comportamentais.  Além disso, o teste permite identificar se o candidato tem o perfil adequado para o cargo e se ele é alinhado com a cultura da organização.

Por isso, ele é uma ferramenta muito útil para o recrutamento e seleção de candidatos, pois permite identificar diferentes características, o que facilita para o recrutador entender qual contratação fará mais sentido para aquele momento . Além disso, os testes também podem ajudar a identificar pontos fortes e fracos do candidato, bem como seu potencial de sucesso para o cargo.

Por que fazer teste comportamental no recrutamento e seleção?

Por que usar teste comportamental no recrutamento e seleção de pessoas?

Como dissemos, o testes comportamentais são usados para medir certos comportamentos e atitudes de um candidato durante a seleção. É importante realizar este tipo de teste para garantir que o candidato seja compatível com o perfil que você busca.

Além do mais, os testes comportamentais são fundarias para auxiliar recrutadores na filtragem de candidatos que estão mais alinhados com a missão, visão e valores da empresa.. Por isso, aplicar esse tipo de teste garante muito mais assertividade na escolha de um novo colaborador. 

Mas, afinal, qual a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção ? 

Os testes comportamentais são baseados em teorias da psicologia que estudam o comportamento humano. Assim, ao fazer um processo seletivo com centenas de candidatos, por meio do teste, você conseguirá fazer uma melhor triagem daqueles que estão mais alinhados com o  que você procura.

Eles podem ser aplicados de diversas formas, mas geralmente envolvem a realização de tarefas simuladas que permitem avaliar as habilidades dos candidatos em situações reais de trabalho.

Os testes comportamentais são úteis porque permitem avaliar as competências dos candidatos de forma objetiva. Além disso, como já dissemos, eles são uma forma de reduzir o risco de contratar um funcionário que não se adapte às exigências do cargo ou à cultura da empresa.

Mas vale lembrar, apesar de sua importância, os testes comportamentais não são infalíveis e devem ser utilizados como parte de um processo mais amplo de seleção. É importante frisar que os resultados dos testes só fazem sentido quando comparados com outras informações sobre os candidatos, como o currículo e as entrevistas.

 qual a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção ? 

Agora que você já compreendeu a importância de um teste comportamental durante o recrutamento e seleção, tenho certeza que você vai contratar de maneira muito mais eficiente.

Se você acha que este conteúdo foi importante para você, não deixe de compartilhar com os seus outros colegas de RH  e visite o nosso blog para continuar aprendendo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *