Press "Enter" to skip to content

Teste comportamental DISC: entendendo o Perfil Influente

Ricardo Tiveron 0

O teste comportamental DISC é uma ferramenta de avaliação de personalidade que ajuda a entender como as pessoas se comportam em diferentes situações e como elas tendem a se comunicar com os outros, neste artigo falaremos com mais detalhes do perfil Influente.

Mas antes de começar, vamos repassar o que é o teste comportamental do tipo DISC.

O teste é baseado na teoria de personalidade do comportamento humano proposta pelo psicólogo William Moulton Marston, que sugere que existem quatro estilos de comportamento básicos: D (dominância), I (influência), S (estabilidade) e C (conformidade).

O teste DISC mede esses quatro estilos de comportamento através de uma série de perguntas sobre o comportamento e as preferências pessoais.

As pessoas podem ser classificadas em um dos quatro estilos de acordo com suas respostas e, em seguida, podem usar essa informação para entender melhor como se relacionam com os outros e para desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes.

O Perfil Influente

Os perfis do estilo I da metodologia DISC, ou seja, as pessoas de perfil influente, são extrovertidos, sociais e faladores. Eles transbordam otimismo e gostam de ser o centro das atenções.

Pessoas do perfil influente querem interagir e se conectar com os outros e não gostam de se concentrar em detalhes ou passar muito tempo sozinhos.

Do mesmo modo que, quem tem o “I” alto é bom em influenciar os outros e levar as pessoas a segui-los como líderes, eles também sabem o que querem e alinham as pessoas para fazer isso acontecer.

Confira aqui como lidar e aproveitar ao máximo o potencial das pessoas de tipo I no trabalho.

Perfil Influente DISC no trabalho

Como o tipo I contribui para uma equipe?

O Perfil Influente DISC é naturalmente solucionador de problemas com pensamento “fora da caixa”. Eles são grandes incentivadores e motivadores dos outros e ajudam a manter ambientes positivos com seu entusiasmo e senso de humor.

Além disso, farão de tudo para manter as coisas leves, evitar e negociar o conflito e manter a paz.

Mesmo se não estiverem em posições de liderança “oficiais”, essas pessoas têm um efeito positivo em suas equipes e podem amenizar um pouco da divisão e as diferenças entre os estilos de personalidade dominante mais fortes e os tipos mais reservados como “S” e “C”.

Ao trabalhar com pessoas “Influentes”, ajude-os a:

• Concluir suas tarefas propriamente;
• Priorizar e organizar sua rotina;
• No contexto de reuniões, estimule-os a resumir detalhes importantes e focar no objetivo delas;
• Manter uma lista de projetos de alto desempenho;
• Ver pessoas e tarefas mais objetivamente;
• Evitar o uso excessivo de dar e receber conselhos.

O que motiva o Perfil Influente DISC?

O estilo I do DISC é motivado pela aprovação, elogio, popularidade ou aceitação por outros. Eles gostam de ter liberdade de muitas regras ou regulamentos e gravitam em torno de um ambiente amigável e divertido. Ele se destaca mais quando podem se posicionar como apresentador, aquele que constrói o rapport ou trabalha em equipes, mas precisa de outros perfis complementares que saibam lidar com nuances e detalhes.

Conheça todos os resultados do Recruteste, o teste comportamental do tipo DISC da Recrutei.

Qual é o ambiente ideal para o tipo I?

Pessoas com o traço de Influência dominante requerem um lugar que não pareça rígido e controlado. Eles são mais felizes com poucos conflitos e discussões, onde há outras pessoas por perto e algum nível de flexibilidade. Precisam de um “fórum” ou espaço na empresa dedicado para expressar ideias e valorizam acima de tudo um ambiente que provê atividades em grupo em contextos profissionais e sociais.

O que devemos lembrar de fazer quando trabalhamos com os tipos I?

Ao trabalhar com esse tipo, é importante criar um relacionamento e ser amigável. Aproxime-se deles num ambiente favorável e dê-lhes muitas oportunidades para verbalizar suas ideias, pois elas geralmente são pensamentos muito criativos (lembre-se que eles são bons ótimos solucionadores de problemas!).

Como eles têm muitas ideias e gostam de discuti-las, pode ser necessário algum planejamento para que eles transformem suas ideias verbais em ação. Dê tempo para atividades sociáveis ​​no trabalho e não esqueça de cobrar constantemente seus entregáveis.

O que se deve lembrar de não fazer ao trabalhar com um Perfil Influente DISC?

Não deixe de fornecer um atividades e entregáveis mais “sociais”, pois isso é um fator muito motivador para eles. Acima de tudo, não os ignore: você perderá a oportunidade de ouvir sobre suas ideias e soluções criativas para os problemas.

Não reaja a eles de uma forma que os faça se sentir rejeitados ou desprezados, pois esse é um grande medo deles e irá resultar em insegurança e supressão de seus pontos fortes.

A Avaliação Comportamental DISC

Gostou do artigo? Clique aqui escrevemos mais sobre o teste DISC.

Também separamos alguns conteúdos do Disc Insights que pode te ajudar a conhecer melhor o teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *