No dia 23 de setembro, celebra-se anualmente, o Dia Mundial de Combate ao Estresse com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas e hábitos ruins que causam o estresse no nosso dia a dia.
Conhecido como o “mal do seculo”, o estresse é uma reação natural do nosso organismo quando passamos por situações de ameaça ou perigo. É uma resposta do corpo humano que ativa hormônios, entre eles a adrenalina e provoca alterações físicas e emocionais.
Saber lidar com o estresse do dia a dia pode evitar distúrbios mentais como depressão, ansiedade, entre outros.
O estresse no trabalho.
O estresse no trabalho pode ser reconhecido com o esgotamento físico e emocional. Esse estado pode ser causado por vários motivos como, pressão, sobrecarga de trabalho, falta de apoio de liderança ou da equipe.
Enfim, qualquer perturbação que desequilibra o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho pode ser causa de estresse.
Segundo a revista Exame, uma pesquisa feita pela empresa de gestão de projetos Wrike com mais de 1.400 profissionais pelo mundo mostrou quais são as principais causas de estresse no ambiente de trabalho.
Mais da metade dos entrevistados aponta a divergência de informações como sua maior fonte de irritação, seguido pela dificuldade em organizar o trabalho acumulado e falta de priorização de atividades.
Como prevenir o estresse no trabalho?
Analisando os principais motivos de estresse no trabalho, se torna muito evidente que os líderes e gestores tem um papel primordial para evitar que seus colaboradores passem por situações estressantes, e o Rh é fundamental na prevenção disso.
Mas agora você deve estar se perguntando, mas como prevenir essas situações estressantes?
Separamos algumas dicas rápidas para que seus colaboradores se mantenham felizes em suas atividades diárias.
- Forneça treinamento adequado – os treinamentos evitam o estresse e a ansiedade, além de diminuir a probabilidade de erro, uma vez que os colaboradores sabem o que e como devem fazer seus trabalhos. Também é importante que o RH acompanhe e estimule o desenvolvimento dos colaboradores.
- Interação entre setores e funcionários – O isolamento social pode causar estresse. O ser humano precisa das interações pessoais para melhorar seu o bem-estar.
- Cuide da saúde física e mental dos seus colaboradores – estimular a prática de exercícios físicos e evitar o sedentarismo colabora para evitar o estresse non trabalho. Exercícios aumentam a oxigenação e o que pode auxiliar nas tomadas de decisões.
- Tenha uma liderança colaborativa – Lideres que tem empatia e que fazem seus colaboradores terem parte na criação e manutenção dos processos tendem a ter equipes mais felizes, uma vez que o sentimento de pertencimento na equipe aumenta.
- Diminua conflitos – Crie um ambiente colaborativo, onde há celebração de conquistas, realização de feedback, aplicação de avaliação de desempenho, entre outras ações.
- Trabalhe bem a comunicação – A comunicação entre setores e colaboradores deve ser fluída e sem contratempos, a falta de comunicação pode levar ao retrabalho, o que é gatilho de estresse para muitas pessoas.
Agora que você já sabe como evitar o estresse no seu ambiente de trabalho, veja também nossos outros posts sobre produtividade tóxica e saúde mental para te ajudar ainda mais a ter um ambiente de trabalho colaborativo e livre de estresse.