Press "Enter" to skip to content

Tech Recruiter: como encontrar os melhores profissionais com o GitHub

Ricardo Tiveron 0

O que é o github?

O GitHub é uma ferramenta que permite aos desenvolvedores realizar gerenciamento de projetos e versões de códigos ao mesmo em que conecta eles como uma rede social onde cada um tem seu perfil. É um lugar perfeito para o tech recruiter

É um ambiente altamente colaborativo em que mais de 8,9 milhões de desenvolvedores, programadores, engenheiros e entusiastas da programação podem compartilhar os códigos de seus projetos e receber contribuições de outros usuários através de pull requests, que são basicamente espaços para sugestões de alteração nos códigos.

O que acontece no Github?

É aqui que o GitHub fica interessante para os recrutadores! Todo e qualquer desenvolvedor usando o GitHub tem que configurar uma conta – um perfil que é visível para o público. E nele você pode encontrar todos os tipos de informações preciosas sobre essa pessoa, incluindo:

  • Nome de usuário;
  • Atual empregador;
  • Localização (cidade);
  • Endereço de e-mail;
  • Site do desenvolvedor, que geralmente agrega seu portfólio e experiências, onde você pode descobrir mais sobre o candidato e seus projetos;
  • N º de seguidores – 2-10 seguidores é bom, 11-25 é ótimo, 26-75 é excepcional (e provavelmente significa que a pessoa é muito respeitada dentro da indústria), com 75+ o desenvolvedor pode até ser considerado um influenciador da área TI.
  • Contribuições que a pessoa fez para o site: nesta seção você provavelmente verá palavras-chave relacionadas às linguagens em que a pessoa geralmente programa;
  • Repositórios: estes são os projetos de desenvolvimento de código aberto que a pessoa escolheu para hospedar no GitHub e projetos que eles copiaram (“bifurcados”).

Por que usar o Github no Recrutamento?

O Github funciona como uma espécie de LinkedIn com foco em desenvolvedores. Isso significa que os melhores talentos da área certamente estarão lá.

Além disso, os desenvolvedores que estão no Github costumam trabalhar com projetos open source como forma de gerar valor para a comunidade de desenvolvedores e de usar isto positivamente como uma forma de incrementar o currículo, e isso possibilita que você, enquanto recrutador, conheça as habilidades do seu candidato.

Como um Tech Recruiter pode utilizar o GitHub a seu favor?

E por falar em LinkedIn, é possível integrar as duas ferramentas, o que dá uma visão mais abrangente do talento que está sendo analisado.

Como dito no tópico anterior, os desenvolvedores costumam se envolver em projetos de código aberto ligados à comunidade do Github, e isso pode ser utilizado pelo tech recruiter como uma forma de analisar as habilidades do talento que está sendo analisado.

Por esses motivos, utilizar o Github no recrutamento de desenvolvedores é praticamente uma obrigação. Se você é tech recruiter, esteja atento a esse fator.

Como encontrar desenvolvedores no GitHub

Agora que você já entendeu como o Github funciona e como ele pode contribuir com o trabalho do tech recruiter, vamos estudar quatro passos para encontrar os melhores talentos nessa comunidade de desenvolvedores.

Primeiro passo: criar uma conta no GitHub

Um Tech Recruiter precisa ter uma conta no GitHub, é fundamental.

Você não terá acesso completo aos mecanismos de busca e perfis de profissionais no GitHub se não tiver uma conta registrada. Você só precisa fornecer seu e-mail, nome de usuário e configurar uma senha. Pronto!

Segundo passo: utilize a barra de buscas para procurar desenvolvedores do Github

É aí que o Recrutamento com GitHub começa: você insere os parâmetros de sua preferência na barra de buscas do site e ele gera uma lista de usuários que corresponde a eles.

Ao realizar uma busca por texto, você pode inserir três parâmetros:

  • Linguagem de programação (“languages”);
  • Localização (“location”);
  • Seguidores (“followers”);

Você pode substituir a linguagem de programação que eu coloquei no exemplo acima por qualquer outra que seja do seu interesse, desde que ela esteja no formato:

  • language:Nome-Da-Linguagem

É possível inclusive utilizar símbolos:

  • language:c++
  • language:objective-c

O mesmo se aplica à busca por localização (“location”). Já para o número de seguidores, você deve pesquisar no formato:

followers:> 10 – pesquisará usuários com mais de 10 seguidores;
followers: 5..50 – pesquisará usuários com entre 5 e 50 seguidores;
followers: <75 – pesquisará usuários com menos de 75 seguidores.

São raros os ambientes que proporcionam ao Tech Recruiter tantas informações técnicas dos candidatos.

Terceiro passo: filtre os candidatos corretamente

Antes de qualquer outra ação, certifique-se de que a opção “Users” (usuários) está selecionada corretamente do lado esquerdo dos resultados de busca.

Feito isso, você poderá selecionar a linguagem principal dos desenvolvedores ao clicar em uma das opções “Languages”, como mostrado na imagem. A busca que fizemos por desenvolvedores PHP encontra todos os usuários que já utilizaram a linguagem em algum projeto, mas essa opção permite que você filtre a linguagem principal do desenvolvedor.

É a certeza que todo Tech Recruiter precisa!

Quarto passo: encontre o candidato e entre em contato com ele

Agora que você encontrou alguns ótimos desenvolvedores, é melhor pesquisar um pouco antes de entrar em contato com eles. Se forem bons profissionais, eles provavelmente serão alvo frequente de recrutadores. Logo, você precisa se dar uma vantagem ao entrar em contato com eles, e a melhor maneira de fazer isso é se familiarizando com o trabalho deles, ter uma ideia dos projetos em que eles se envolveram e verificar o quão ativos eles são no site.

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar os repositórios (opção “Repositories” ao lado de “Overview”, como mostrado a seguir), onde eles armazenam seu código.

O código listado como “Sources” (fontes), circulado em azul na imagem acima, é o código que essa pessoa criou do 0 e hospedou no GitHub. Já o código listado como “Forked” (bifurcado) é o código que essa pessoa copiou de outro usuário que ele considerou interessante e que possivelmente usará em algum projeto próprio.

Feito isso, basta entrar em contato com o candidato. Boa parte deles colocam seu endereço de e-mail no perfil, o que é um pote de ouro para os recrutadores acostumados com o LinkedIn, já que ele não fornece essa informação.

Caso o desenvolvedor não tenha disponibilizado seu e-mail publicamente, faça uma busca cruzada das informações listadas no perfil dele para encontrá-lo em alguma rede social. O nome, empresa e cidade são informações fáceis de cruzar para achar o perfil da pessoa no LinkedIn posteriormente!

Obs: É mais fácil do Tech Recruiter gerar empatia com o desenvolvedor nesse ambiente.

Dúvidas sobre o recrutamento de desenvolvedores no GitHub

O Github não é apenas uma rede social, como pode parecer em um primeiro momento. Ele é, além de uma comunidade de desenvolvedores, um portfólio online, um fórum de discussões sobre a área de tecnologia e uma plataforma de melhoria contínua de códigos abertos.

Por isso, o tech recruiter deve ter isso em mente quando estiver procurando talentos no Github. A partir dessas informações, não haverá mais dúvidas quanto à melhor forma de utilizar a ferramenta no processo de recrutamento e seleção.

Você pode ver o e-mail de um desenvolvedor no GitHub?

Assim como o LinkedIn, o Github permite que o usuário deixe o e-mail como público ou privado.

Mas é comum os desenvolvedores deixarem links centralizadores como o Linktree com portfólios, currículo e as informações de contato.

Outras possibilidades são:

  • Encontrar uma solução que ofereça alguma ferramenta que identifique o e-mail do candidato. (É importante essa ferramenta seguir as normas da LGPD)
  • Verificar as informações do commit, lá você poderá ver o autor e o seu e-mail
  • Caso trabalhe com líderes de tecnologia incentive-os a serem ativos na comunidade

Quais informações sobre um desenvolvedor eu consigo encontrar?

Para o desenvolvedor que é ativo na comunidade é possível obter tanto informações como e-mail, localização, apelido, currículo quanto coisas mais importantes igual projetos já realizados, hobbies, sua reputação na comunidade, o engajamento, etc

É importante lembrar que quanto mais influente forem os desenvolvedores do seu time mais fácil é a sua atração de novos desenvolvedores.

Pensando em probabilidade é mais provável que você conheça pessoas com interesses, comportamentos, conhecimentos e vivências similares as suas e aplicando isso ao Recrutamento, entusiastas e exeperts de tecnologia tendem a conhecer profissionais com o mesmo conhecimento ou até mesmo com conhecimentos complementares.

Você pode entrar em contato com os desenvolvedores no GitHub?

Como o Github também funciona como uma rede social, é possível entrar em contato com os usuários através de mensagens.

Posso usar o GitHub gratuitamente?

Sim, o Github é uma plataforma gratuita, assim como as principais redes sociais existentes. Nesse tutorial, você aprende a instalar e a utilizar a ferramenta.

Os desenvolvedores gostam de ser recrutados pelo GitHub?

Sim, pois é um sinal de que o trabalho apresentado na comunidade está dando resultados. Por isto, é possível o talento publicar um portfólio, além dos fóruns de debate e dos códigos abertos que são aprimorados coletivamente.

Conclusão

Como você pôde perceber durante a leitura desse artigo, o Github é uma ferramenta com várias vantagens, tanto para desenvolvedores que desejam tornar-se uma “marca na vitrine”, quanto para os recrutadores que praticam o tech recruiter.

Caso tenha preferência por vídeos, separamos esse aqui pra você


Confira também nosso artigo sobre Estratégias de Recrutamento Digital para entender outras formas de recrutar profissionais de TI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *