Press "Enter" to skip to content

5 curiosidades Recrutamento do Tipo Fechado – Você sabe como Funciona?

Felipe Castro 0

Existem diversas modalidades de recrutamento e seleção que a equipe de gestão de pessoas pode utilizar. Dentre elas, existe o tipo fechado, que pode ser utilizada tanto para recrutamento interno quanto para o recrutamento externo. Você sabe identificar quando cada tipo de anúncio deve ser feito?

Em alguns processos de recrutamento e seleção é importante que o profissional de RH escolha a forma correta de divulgação, para atingir os melhores resultados.

Nesse artigo, vamos explicar as formas de divulgação do anúncio fechado e quando o mesmo deve ser utilizado.

1. O que é Recrutamento do Tipo Fechado?

O recrutamento é do tipo fechado quando são utilizados anúncios que omitem algumas informações importantes, como o nome da empresa contratante, assim como seu endereço.

As únicas informações presentes nesse formato de recrutamento e seleção é a área de atuação da empresa, o cargo e o job-description. Esse tipo de anúncio geralmente está vinculado a alguma agência de recrutamento.

É importante notar que esse tipo de recrutamento e seleção pode ser utilizado em processos seletivos internos e externos, como por exemplo de profissionais de tecnologia . Mais à frente explicaremos como é feito cada um.

2. Por que Utilizar o Recrutamento do Tipo Fechado?

5 curiosidades Recrutamento do Tipo Fechado - Você sabe como Funciona?

A maioria das empresas utilizam esse tipo de anúncio quando eles estão contratando para substituir alguém que já está dentro da empresa. no seu recrutamento

Dessa forma, faz sentido omitir a identificação da empresa, uma vez que se divulgada as informações sobre a mesma, existe o risco da pessoa que será substituída ficar sabendo por outros meios.

3. Recrutamento Externo do Tipo Fechado. Como Funciona?

Como falamos, o recrutamento e seleção

do tipo fechado pode ser utilizado tanto para processos externos quanto para internos. Quando é externo, é comum que a empresa recorra a agências de emprego para realizar a divulgação da vaga. Uma vez que caso o anúncio aconteça por conta própria, perde-se totalmente a ideia de anonimato.

Dessa forma a empresa informa a agência de recrutamento a vaga, o job-description e as informações complementares. Assim toda a responsabilidade de recrutamento e divulgação da vaga nas mãos das agências.

Uma grande desvantagem do recrutamento externo fechado é o fato de que caso a empresa possua um bom employer branding, o mesmo não será aproveitado, uma vez que a marca não será divulgada.

Além disso, vagas desse tipo possuem um índice de até 20% menos candidatos.

Normal, considerando que candidatos da geração Y gostam de saber mais sobre a cultura da empresa, antes mesmo do momento da candidatura.

4. Recrutamento Interno do Tipo Fechado. Como Funciona?

Os Resultados do Recrutamento do Tipo Fechado devem sempre ser analisado


Nem sempre é claro para as pessoas em geral e mesmo para profissionais da área de RH a diferença entre os tipos de recrutamento

O objetivo do recrutamento interno fechado é semelhante ao externo: a ideia é manter o sigilo da nova contratação, ou nesse caso, da promoção. Isso acontece pois provavelmente a empresa visa substituir determinada pessoa da equipe, que provavelmente será promovida ou sairá da empresa.

No recrutamento interno fechado, a equipe de RH precisa ter muita cautela, visto que está sendo recrutada pessoas de dentro da própria empresa.

Nesse caso, o processo ideal é mapear os colaboradores que têm as capacidades técnicas e comportamentais para assumir a nova posição.

Com o mapeamento realizado, a área de gestão de pessoas, ou o gerente de área deverá chamar cada colaborador mapeado de forma individual. Após isso, perguntará se o mesmo tem interesse em participar de um processo seletivo interno, destacando o sigilo do mesmo.

Após isso, o recrutmaento e seleção

segue normalmente, inclusive sendo mais eficiente do que o externo, visto que a tendência é que o RH conhece exatamente como cada candidato trabalha.

Uma alternativa comumente utilizada é o recrutamento misto do tipo fechado.

Isso acontece quando a vaga é aberta tanto para o público externo, seguindo as diretrizes de uma vaga fechada. E internamente seguindo o processo explicado acima.

Dessa forma, é possível mapear os melhores candidatos para assumir determinada vaga.

5. Resumo do Artigo

O recrutamento do tipo fechado é utilizado pelas empresas quando a mesma não deseja comunicar de forma aberta a posição que está aberta.

Ele apresenta resultados menores. Visto que a vaga não é exposta completamente ao mercado de trabalho. Atrair candidatos nesse caso se torna um problema caso a empresa possua employer branding estruturado.

Já Decidiu qual Usar?

E na sua empresa, você já utilizou o recrutamento do tipo fechado para preencher alguma vaga? Quais os resultados alcançados? Compartilhe com a gente nos comentários! Se tiver alguma dúvida, estamos aqui para te ajudar!

Leia outros artigos da recrutei, entenda agora os impactos da LGPD no Recrutamento e Seleção

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *