Press "Enter" to skip to content

Recrutamento online: 7 coisas que você deveria saber

Paulo Rogério Lázari 0

Se você ainda se pergunta se é possível fazer um recrutamento online, de ponta a ponta, hoje você terá todas as respostas para suas interrogativas e descobrirá que o processo, além de ser totalmente eficaz, tem muitas outras vantagens.

O recrutamento online não é uma prática nova, mas foi intensificado com o surgimento do COVID-19. Apesar da conjuntura que vivemos, alguns setores tiveram um crescimento. Empresas farmacêuticas, delivery de comidas e suprimentos, produtos de higiene e proteção, plataformas de ensino à distância e tecnologia de forma geral são alguns dos setores que mesmo durante a crise estão em alta.


Com o aumento na demanda, muitas dessas organizações têm a necessidade de ampliar seu quadro de funcionários e em época de isolamento, a melhor opção é o recrutamento online.
Esse processo utiliza a tecnologia para realizar todas suas etapas e para que seja feito com garantia de sucesso lhe daremos algumas dicas para estruturá-lo. Pronto para começar? Então vamos lá!

Como fazer um recrutamento online? Conheça 7 ações necessárias

7 ações do recutamento online

O processo seletivo de um recrutamento online não é muito diferente de um processo presencial. A maior diferença está nas ferramentas que utilizamos para alcançar os objetivos. Portanto, você verá que algumas das ações estão presentes em ambas modalidades.

1. Faça um bom alinhamento da vaga

Em um processo de recrutamento, assim como é importante determinar os requisitos da vaga, é fundamental definir o perfil ideal para essa posição.

Faça uma lista com todas as habilidades técnicas que a vaga requer, isso inclui todos os conhecimentos e a experiência que o candidato deve ter, mas também especifique as caraterísticas pessoais e profissionais que o profissional precisa para exercer satisfatoriamente essa função.

2. Divulgue sua vaga

Após a primeira etapa é o momento de ir atrás dos candidatos. Utilize todas as fontes de comunicação da sua empresa, redes sociais, site, etc. Além disso, pode utilizar plataformas de recrutamento para divulgar sua vaga.

3. Selecione os candidatos

Não se limite a analisar os candidatos que chegam até você, é seu papel também ir atrás deles. Procure bancos de dados com profissionais que tenham o perfil que está procurando. Para isso o LinkedIn pode ajudar. Na plataforma, você pode encontrar facilmente uma ampla lista de profissionais que podem se encaixar no perfil procurado.

Realize uma análise dos currículos e faça seu primeiro contato com eles.

4. Mantenha uma boa comunicação com os candidatos

Um dos segredos do sucesso de um processo de recrutamento totalmente remoto está na boa comunicação. Deixe claro desde o primeiro contato que o processo será feito integralmente de forma online. Confirme com ele todos os requisitos da vaga e informe sobre as condições de como será realizado o trabalho.

Veja se o profissional consegue trabalhar conforme a conjuntura atual e se conta com as ferramentas necessárias para cumprir satisfatoriamente sua função.

Em todo momento é essencial transmitir segurança ao candidato, fazendo um processo claro e transparente. Portanto, explique para ele como se desenvolverá o processo e cada uma das etapas.

5. Organize a entrevista online

Um software de Recrutamento e Seleção pode lhe ajudar nessa fase, assim, é possível otimizar seu tempo e organizar melhor seu processo seletivo. 

Para a entrevista em si, é importante deixar todo preparado para o momento:

  • decida como será feita a entrevista e quem a realizará;
  • escolha a ferramenta para a videoconferência, pode utilizar Skype, Zoom, Teams ou Hangouts, por exemplo;
  • teste a ferramenta com antecedência;
  • escolha o ambiente para fazê-la, opte por um lugar compatível com a situação;
  • agende os candidatos, marcando dia e horário para as entrevistas;

Durante a entrevista é primordial não esquecer de verificar o fit cultural do candidato, assim, é possível fazer uma escolha mais acertada.

6. Deixe o candidato confortável no recrutamento e seleção online

Assim como em uma conversa presencial, é importante que o candidato se sinta confortável durante a entrevista online. É primordial que o entrevistador também se sinta a vontade com a situação, para isso deve aprender a utilizar a ferramenta e testá-la antes.

Faça as perguntas iniciais para quebrar o gelo antes de começar a entrevista propriamente dita, da mesma forma que você faz durante uma interlocução presencial. Desse modo, você terá um diálogo mais espontâneo e ameno.

7. Esteja atento a todos os sinais na entrevista online

Apesar que sua entrevista é online, você pode ter a mesma percepção que nas conversas presenciais. Veja alguns sinais que devem ser observados:

  • Considere sua pontualidade. Essa característica é importante também em uma entrevista online, por isso deve ser tomada em conta da mesma forma.
  • Observe se o candidato se apresenta adequadamente. Se a sua vestimenta é adequada ou se cuidou da sua aparência para a ocasião. Cabelo despenteado para as mulheres, por exemplo, ou barba por fazer para os homens, são alguns dos sinais a tomar em consideração.
  • Repare no comportamento do profissional. É importante prestar atenção para descobrir se o candidato é uma pessoa educada e interessada no que você tem a dizer ou se dispersa com facilidade.
  • Analise também o espaço escolhido para a conversa. Se ele elegeu um local calmo e propício para o trabalho, por exemplo, ou se ligou o computador em qualquer lugar da casa.

A preparação do candidato para a entrevista pode falar muito do seu perfil, portanto, faça uma análise detalhada e veja se é compatível com a vaga.

Os processos seletivos 100% online hoje em dia são necessários, mas, além disso, podem trazer dois benefícios que se destacam.

O primeiro é a redução de custos com logística e materiais, e o segundo é que não temos a limitação física para encontrar profissionais competentes. É possível avaliar um candidato que tem o perfil ideal para a vaga, porém não está na nossa cidade. Desse modo a captação de talentos pode ser muito melhor.

Dicas finais

Deixamos uma aula incrível da Juliana do canal Todo Mundo odeia RH sobre Recrutamento e Seleção online, recomendamos que assista tudo!

Lembrando que um recrutamento online permite que as empresas possam continuar crescendo em tempos de isolamento, e ainda, é possível ter acesso a uma diversidade maior de profissionais.

Portanto, se ainda não utiliza esse modelo, não espere mais e faça uma prática comum no seu negócio, que perdure mesmo após a pandemia. Para continuar lhe ajudando a superar essa fase pela que estamos vivendo, leia o artigo que escrevemos sobre o papel dos profissionais de RH durante o COVID-19 e seja uma peça fundamental durante a crise.

Paulo Rogério Lázari

CEO e Co-fundador

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *