Este é um artigo explicativo de passo a passo para quem já utiliza o sistema de recrutamento e seleção Recrutei, se você ainda não tem sua conta, para poder usufruir de todas as possibilidades em prol do seu recrutamento, crie sua conta gratuitamente aqui
A Recrutei vem implementando diversas integrações para facilitar o seu dia a dia, e conforme eu te prometi no artigo anterior, esse é o tutorial que vai te ensinar a configurar a integração no nosso sistema de recrutamento e seleção + Redes Sociais (LinkedIn e Facebook).
Então continue comigo para entender melhor. Vamos nessa!
Sumário
Como as integrações podem aumentar a produtividade?
Antes de entrarmos no mérito do tema, cabe abrir um parêntesis para demonstrar como integrações desse tipo contribuem com o aumento da produtividade.
O que é produtividade?
Produtividade é o resultado natural de uma boa gestão, aliada à automação dos processos. Quanto mais automatizados estiverem tais processos, mais eficiente e eficaz será a produtividade.
Segundo artigo publicado no blog da Retta Tecnologia da Informação, algumas das vantagens da integração sistêmica são as seguintes:
- A automação de processos para eliminação de erros
- Redução dos custos da empresa
- Uma comunicação eficiente e ágil
Note que os três pontos elencados giram em torno de um eixo comum: agilidade, custos e efetividade. Portanto, integrar diversas ferramentas tornou-se uma necessidade básica para a sobrevivência de qualquer negócio na Era da Informação.
Não vá embora! Continue a leitura até o final para entender quais são os benefícios da integração Recrutei + Redes Sociais.
Negócios via Facebook
O Facebook já possui uma plataforma exclusiva para negócios, chamada Facebook Business. Porém, mesmo com uma comum é possível fazer um bom trabalho.
O advento das redes sociais trouxe novas possibilidades de relação, comunicação e organização das atividades humanas, e os profissionais de R&S não podem ficar de fora dessa transformação digital e social.
Dessa forma, divulgar suas vagas no Facebook é uma opção que pode ser explorada de forma benéfica, trazendo um maior engajamento de novos talentos para os seus processos seletivos.
O Facebook é a rede social com o maior número de usuários atualmente. Com a pandemia do novo coronavírus, a plataforma de Mark Zuckerberg atingiu o incrível número de 3 bilhões de pessoas conectadas a algum serviço oferecido por ela em todo o mundo.
LinkedIn: uma rede social diferente
O LinkedIn é uma rede social de negócios fundada no final de 2002, quando nem se cogitava a criação de redes sociais voltadas às pessoas físicas como vemos hoje.
Em 2015, o LinkedIn já contava com quase 400 milhões de usuários em todo o mundo. Hoje o site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol, romeno, russo, turco e japonês. O LinkedIn é considerado uma empresa rentável desde 2006.
O LinkedIn funciona como um currículo online que permite que empresas e outros profissionais tenham acesso a todo conteúdo publicado. Dessa forma, a rede social permite:
- conectar profissionais de todo o mundo;
- possibilitar o marketing digital pessoal;
- conectar amizades profissionais;
- facilitar a busca por empresas (seja para conquistar um emprego, seja para fazer parcerias);
- conectar profissionais da mesma área de interesse.
Informações compartilhadas pela Integração Recrutei + Redes Sociais
Veja abaixo quais são as informações das vagas que serão replicadas automaticamente no Facebook:
- Título da Vaga
- Localidade da vaga
- Regime de contratação
- Link para candidatura
Integração no Integromat
Para realizar a integração Recrutei + Redes Sociais, siga o passo a passo abaixo.
Primeira Parte
- Faça login em sua conta Integromat;
- Em seguida, na guia Painel de Controle, clique no botão azul no canto superior direito chamado “Crie um novo cenário”, conforme print abaixo:
- Na sequência, no campo de busca digite HTTP e selecione o ícone, conforme prints abaixo:
- Logo depois, clique no botão no canto superior direito chamado “Continuar”, conforme print abaixo:
- Então clique no botão HTTP, conforme print abaixo:
- Depois, em Ações clique na primeira opção chamada “Faça um pedido” (se seu app estiver configurado em inglês, o nome da opção será “Make a request”), conforme print abaixo:
- Vai aparecer uma nova caixa de diálogo solicitando uma URL, conforme print abaixo:
- Nesse momento, será necessário voltar à plataforma Recrutei para copiar a URL solicitada. Primeiramente, clique na engrenagem no canto superior direito, conforme print abaixo:
- Em seguida, clique na guia chamada “Integração”, conforme print abaixo:
- Na sequência, clique no botão chamado “Documentação da API”, conforme print abaixo:
- Logo depois, copie o endereço do campo servidores, conforme print abaixo:
- Em seguida, cole o endereço no campo URL no Integromat, conforme print abaixo:
- Na sequência, volte à tela de integração da Recrutei, copie o endereço que se encontra em “página de carreira” na opção “Visualiza todas as vagas”, conforme print abaixo:
- Depois, é só colar na frente do endereço colado anteriormente na opção URL no Integromat, conforme print abaixo:
- Não se esqueça de verificar se o método está com a opção PEGUE (ou GET, se sua plataforma estiver configurada em inglês), conforme print abaixo
- Em seguida, clique na opção “Adicionar cabeçalho”, conforme print abaixo (caso sua plataforma esteja configurada em inglês, o termo será Add a Header):
17. Depois, volte à tela de de integração da API da Recrutei e copie o termo x-api-key, que está entre parênteses na frente da opção “Token da Empresa”, conforme print abaixo:
18. Depois é só colar na opção Nome no campo descrito no passo 16, conforme print abaixo:
19. Retorne à tela da API na Recrutei e clique no botão verde chamado “Copiar Token”, conforme print abaixo:
20. De volta à tela da Integromat, cole o Token no campo Valor, logo abaixo do Nome inserido no passo 18. Confira no print abaixo:
21. Na sequência, é só clicar no botão azul chamado “Adicionar”, conforme print abaixo:
22. Em seguida, será necessário adicionar um segundo cabeçalho, conforme print abaixo:
23. De volta à tela de integração da API na Recrutei, copie o termo x-api-secret, que se encontra entre parênteses na frente de Chave Privada, conforme print abaixo:
24. Na tela do segundo cabeçalho, no Integromat, cole em Nome, conforme print abaixo:
25. Na sequência, volte à tela da integração da API, na Recrutei, e clique no botão verde chamado “Copiar Chave”, conforme print abaixo:
26. Em seguida, no Integromat, cole na opção Valor, logo abaixo do Nome relatado no passo 24. Confira print abaixo:
27. Por fim, clique no botão azul chamado “Adicionar”, conforme print abaixo:
28. Na opção “Tipo de Corpo”, selecione a opção “Cru” (Raw, caso esteja em inglês), conforme print abaixo:
29. Já na opção “Tipo de Conteúdo”, selecione a opção JSON (aplicativo/json), conforme print abaixo:
30. Antes de finalizar o processo, sempre marque a caixa chamada “Mostrar configurações avançadas” (Parse response em inglês), conforme print abaixo:
31. Para finalizar o processo, clique no botão azul chamado “Está bem”, conforme print abaixo:
Segunda Parte
Agora que nós já configuramos as funcionalidades que mostram ao sistema de onde vêm os dados e como eu quero acioná-los, vamos à segunda parte da integração. Siga o passo a passo:
- No rodapé do Integromat, clique no ícone roxo chamado Ferramentas, conforme print abaixo (se estiver em inglês, o nome será Tools):
- Em seguida, clique em Definir Variável (Set variable em inglês), conforme print abaixo:
Os ícones ficarão dispostos da seguinte forma:
- Ao clicar no ícone roxo à direita, insira o termo “last_vacancy_id” em Nome Variável, conforme print abaixo:
- Em seguida, na opção “Vida útil variável” (variable lifetime quando configurado em inglês) escolha a opção “Uma execução”, conforme print abaixo:
- Na sequência, clique no Play azul com o nome “Executar uma vez”, conforme print abaixo:
- Logo depois, no campo “Valor da variável!”, insira o termo “1. dados: dados [1] ID” e clique no botão azul chamado “Está bem”, conforme print abaixo:
- Agora será necessário clicar no ícone verde com o desenho de uma engrenagem chamado “Controle de fluxo”, conforme print abaixo:
- Escolha a opção chamada “Iterator”, conforme print abaixo:
- Na opção chamada “Array”, insira novamente o termo “dados: dados [1] id” e clique no botão chamado “Está bem”, conforme print abaixo:
- Depois, será necessário inserir um filtro entre os ícones Tools e Iterator. Para isso, clique na chave, conforme print abaixo:
- Na sequência, clique em “Configure um filtro” (ou set up a filter, se estiver em inglês), conforme print abaixo:
- No campo chamado “Rótulo”, insira o termo “Update only last vacancy”, conforme print abaixo:
- Veja que, na opção “Doença” (condition nas versões em inglês), aparece no topo direito, em lilás, a variável que nós configuramos anteriormente, conforme print abaixo:
- A variável last_vacancy_id deve ser inserida no primeiro campo, conforme print abaixo:
- No campo “Igual a”, selecione a opção “Diferente de” (Not equal to em inglês), conforme print abaixo:
- Em seguida, insira novamente a condição “1. dados: dados [1] id” e clique no botão azul chamado “Está bem”, conforme print abaixo:
Terceira Parte
Agora que já configuramos a iteração, finalmente chegou a hora de selecionar a rede social que vai receber a automatização (os processos anteriores são igualmente válidos para o Facebook e para o LinkedIn. Siga o passo a passo:
- Clique no sinal de “+” no rodapé do Integromat, conforme print abaixo:
- Digite o nome da rede social (aqui estamos utilizando o LinkedIn como exemplo, mas o mesmo processo é válido para o Facebook). Confira o print abaixo:
- Em seguida, selecione a opção “Criar uma postagem de texto” (create a text post em inglês), conforme print abaixo:
Os ícones ficarão dispostos da seguinte forma:
Você pode arrastá-los para uma melhor organização visual. Veja print abaixo:
- Agora clique no ícone do LinkedIn para configurá-lo, clique em Adicionar e insira um título de sua preferência, conforme print abaixo:
- Ao clicar no botão azul chamado “Continuar”, vai aparecer uma tela de login, conforme print abaixo:
- Ao clicar em “Entrar”, aparecerá uma tela solicitando permissão de acesso, conforme print abaixo:
- Depois de clicar no botão azul chamado “Permitir”, insira uma pequena chamada de sua preferência no campo “Conteúdo”, conforme print abaixo:
- No mesmo campo, você pode selecionar quais informações serão disponibilizadas, como título, descrição etc. Basta selecionar as informações que você deseja compartilhar e inserir a variável.
Um exemplo:
Título: 1. dados: dados [1]: título.
Cidade da vaga: dados: dados [1]: localização
Confira o print abaixo:
- Em visibilidade, selecione a opção “Público” ou “Apenas minhas conexões”, conforme quem você deseja que tenha acesso a essas informações. Confira o print abaixo:
- Em Tipo, escolha a opção “Texto Simples” e em seguida clique no botão azul chamado “Está bem”, conforme print abaixo:
- Para garantir, rode um teste clicando novamente no Play azul no canto inferior esquerdo. Caso haja algum erro no processo, este será acusado no script que está no canto inferior direito do print abaixo:
- Caso o teste seja conclusivo, é necessário ativar a programação clicando no botão cinza chamado Scheduling, escolher um cenário de execução e o tempo regular em que esse cenário deve ser repetido e clicar no botão azul chamado “Ativar”, conforme print abaixo:
- Para estar ativo, o botão Scheduling deve estar ON e azul, conforme print abaixo:
Para finalizar
Esperamos que esse tutorial tenha sido útil para você configurar a integração de suas redes sociais na nossa plataforma. Esperamos também que essa nova integração contribua com o crescimento dos seus negócios. Um abraço e até a próxima!
Leia os outros tutoriais de integração nos links abaixo:
Divulgação de suas vagas em seu Facebook: conheça a novidade da Recrutei
Divulgação de suas vagas em seu LinkedIn: conheça a novidade da Recrutei
Como aumentar a produtividade do seu Recrutamento usando Recrutei + Trello
Como aumentar a produtividade do seu Recrutamento usando Recrutei + Slack
Você já conhece a Integração Recrutei + Google Sheets?
Você já conhece a Recrutei Academy? Clique aqui e conheça o nosso portal de certificações gratuitas em RH e R&S.
Colaborou: Paulo Rogério Lázari – CEO | Departamento Comercial