Press "Enter" to skip to content

Tech recruiter: o que é e como se tornar um profissional. 

Samuel Perpétuo 0

Na última década, o avanço tecnológico trouxe mudanças significativas em todas as esferas socias.  No mercado de trabalho não foi diferente. O surgimento de diversas profissões obrigou que profissionais de recrutamento e seleção também se preparassem para essa nova realidade, assim surgiu o Tech Recruiter. 

Para entender mais sobre essa profissão que está extremamente em alta, preparamos este artigo onde detalhamos tudo sobre esse profissional. Não sabe o que é e como se tornar? Então confira até o fim.

O que é Tech Recruiter?

Tech recruiter é um termo usado para descrever um profissional de recursos humanos especializado em contratar candidatos para vagas de tecnologia. Eles usam sua expertise em recrutamento e sua rede de contatos na indústria de tecnologia para encontrar candidatos qualificados para as vagas de emprego disponíveis.

Os tech recruiters têm uma variedade de habilidades e qualificações que os ajudam a encontrar candidatos qualificados. Esse tipo de profissional precisar ter conhecimento sobre o mercado de tecnologia e saber identificar quais são as melhores habilidades e qualificações para uma determinada vaga.

Eles também têm uma rede de contatos na indústria de tecnologia e usam essa rede para encontrar candidatos qualificados. Além disso, os tech recruiters têm uma boa compreensão das habilidades técnicas necessárias para uma vaga de tecnologia e podem avaliar se os candidatos possuem as habilidades necessárias.

Tech recruiter

O que faz um tech Recruiter?

O papel de um Tech Recruiter é, basicamente, o de atrair e selecionar os melhores candidatos para as vagas de tecnologia da empresa. É um profissional que deve ter conhecimento técnico para poder avaliar os currículos e, também, um bom senso de negócios para saber identificar os candidatos com o perfil ideal para a vaga.

O Tech Recruiter precisa estar sempre atualizado com as últimas tendências da área de TI e, além disso, é importante que ele domine as ferramentas de busca e seleção de candidatos. Ele também precisa ter um bom network para poder identificar os melhores profissionais do mercado.

Uma das principais funções do Tech Recruiter é realizar entrevistas com os candidatos selecionados. Nessa etapa, é importante que o profissional saiba conduzir a entrevista de forma a extrair o máximo de informações dos candidatos. Além disso, o Tech Recruiter também é responsável por fazer a análise dos currículos e por realizar a triagem dos candidatos.

Outra função importante do Tech Recruiter é manter um bom relacionamento com os profissionais da área de TI. Isso porque esses profissionais são essenciais para manter a empresa atualizada com as últimas tendências da tecnologia. Além disso, o Tech Recruiter também precisa estar sempre aberto a novas ideias e soluções para melhorar o processo seletivo da empresa.

Como se tornar um Tech Recruiter? 

Os requisitos para se tornar um recrutador de TI são, em geral, os mesmos de outros tipos de recrutadores. No entanto, é importante ter conhecimento específico da área de tecnologia, pois é nessa área que o recrutador irá atuar. Além disso, é importante ter experiência em outras áreas do mercado de trabalho, como RH e marketing.

Para se tornar um recrutador de TI, é importante:

– Ter conhecimento específico da área de tecnologia;
– Ter boas habilidades interpessoais;
– Ser organizado e detalhista;
– Ter boa capacidade de negociação;
– Ser proativo e criativo.

Um ótima maneira de se preparar para atuar na área é investindo em cursos on-line. Aqui na Recrutei, temos alguns cursos que podem te ajudar a trilhar este caminho. Acesse!

tech recruiter

Quanto ganha um Tech Recruiter? 

A remuneração varia conforme a empresa, os anos de experiência e as regiões do país. De acordo com o site Glassdoor, o salário médio pago a um tech recruiter no Brasil é de R$ 5.415.

 Mas existem outras vantagens além do dinheiro: trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI) proporciona uma grande flexibilidade de horários, possibilita o home office e oferece um ambiente altamente desafiador e inovador.

Este conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de conferir outros materiais ricos como esse em nosso blog. Ah, e não se esqueça de compartilhar com seus colegas de profissão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *