Press "Enter" to skip to content

Atração e Retenção de talentos: 7 fatores que colaboram

Pedro Paulo Silveira 3

O que seria de um negócio de sucesso sem os talentos que ele tem?

O capital humano de uma organização é o seu bem mais valioso, portanto, trabalhar na atração e retenção de talentos deve ser uma das suas tarefas principais.

Existem diversos fatores que ajudam nessa missão, saber quais eles são é fundamental para o seu sucesso!

atração e retenção de talentos

Não importa o tamanho do negócio, pode ser micro, pequeno ou médio, os profissionais que fazem um bom trabalho, certamente, são responsáveis pelo seu sucesso. Para manter esses colaboradores não é suficiente a recompensa financeira no final do mês, muitos outros fatores têm um papel importante nessa missão.

Entender o que pode ser feito para reter os talentos do negócio é fundamental para que a rotatividade não seja uma das caraterísticas da organização.

Encontrar bons profissionais, qualificados, com experiência, competentes e que tenham valores e ideais compatíveis com a cultura organizacional é uma tarefa que pode dar trabalho. Por isso, é muito melhor reter os colaboradores de alta performance para que continuem contribuindo com o crescimento do negócio e a cultura da empresa seja mantida.

Quer saber o que pode ajudar na retenção de talentos da sua organização? Acompanhe as próximas linhas e descubra!

7 fatores que colaboram com a atração e retenção de talentos

A retenção de profissionais de alta performance só traz benefícios para a organização. Para manter talentos de forma eficaz é importante seguir alguns conselhos como os que apresentamos abaixo.

1. Faça um bom trabalho na contratação

O recrutamento e seleção é o primeiro passo para futuramente fazer um bom trabalho na atração e retenção de talentos. É nessa etapa que devem ser avaliados, não só os conhecimentos e as habilidades do candidato, mas também suas caraterísticas pessoais. Assim, é possível entender se o profissional chega para ficar ou se está de passagem.

Outro aspecto importante que deve ser analisado é o fit cultural. Identificar se o candidato está alinhado com a cultura da empresa é fundamental para determinar a sua permanência na organização.

Colaboradores compatíveis com os valores do negócio tem uma probabilidade muito maior de permanecer na empresa, portanto, considere esse importante aspecto na sua seleção de novos profissionais.

2. Crie um plano de carreira

O plano de carreira é uma estratégia que ajuda a manter os bons funcionários dentro do negócio.

Quando um colaborador tem claro até onde pode chegar e qual é o caminho, ele se mantém motivado e melhora a sua produtividade para alcançar a sua recompensa. Dessa forma, os profissionais de alta performance, que trabalham na sua evolução, ficam na empresa.

3. Ofereça um salário compatível com o mercado

Para poder oferecer um salário atrativo é necessário fazer uma análise de mercado. É importante proporcionar uma remuneração justa, e se possível, maior à média para o cargo, mesmo sendo um percentual baixo.

Dessa forma, o colaborador não se verá tentado a procurar outras oportunidades entre a concorrência. 

4. Escolha bem os benefícios

Os benefícios oferecidos para os profissionais da empresa também devem ser atrativos para eles. É importante avaliar quais são as regalias que realmente interessam aos seus colaboradores, para isso, pode se fazer um pequeno questionário e assim entender melhor as suas necessidades.

Não adianta oferecer um vale-alimentação se a maioria dos colaboradores não faz comida em casa, por exemplo. Muitas vezes é um investimento que a empresa faz e que não está dando o retorno esperado.

O retorno do investimento será muito maior se os benefícios oferecidos se escolhem de acordo com o perfil dos funcionários da empresa.

5. Invista na capacitação dos colaboradores

A capacitação dos colaboradores pode ajudar não só a melhorar seu desempenho nas suas funções diárias, mas também na retenção de talentos.

Quando um profissional enxerga que cresce em uma organização, não só profissionalmente, mas também como pessoa, não vai pensar em procurar novas oportunidades.

A capacitação profissional, através de cursos, treinamentos, etc., é um fator importante para a retenção dos colaboradores de alta performance.

Aqui, também é importante descobrir quais são as necessidades de aprendizagem dos funcionários para poder entregar a solução adequada para eles. Uma pesquisa curta pode colaborar com essa tarefa. Uma vez obtidas essas informações, elabore um programa de treinamentos periódicos.

Após a implantação dessa nova rotina é importante saber o que pode ser melhorado e o que está funcionando melhor. Para isso, peça um feedback dos colaboradores, assim poderá ir adequando o seu programa de treinamentos.

6. Reconheça os resultados do colaborador

Uma das maiores causas de insatisfação de grande parte dos trabalhadores é a falta de reconhecimento, e não estamos falando só de uma recompensa financeira, e sim da simples valorização do seu trabalho.

A valorização dos profissionais é fundamental para a retenção de talentos, mas muitas vezes é tratada superficialmente.

Quem não gosta ser reconhecido por um bom trabalho realizado ou, simplesmente, receber um elogio em público, por exemplo? São atitudes simples que podem causar um grande impacto entre os colaboradores. 

Também não podemos esquecer que um prêmio sempre é muito bem-vindo, portanto, inclua esse tipo de práticas no seu negócio.

7. Escute os colaboradores

Ouvir os colaboradores é fundamental para manter a sua satisfação dentro da organização. Aplicar uma pesquisa organizacional sempre é bom para conhecer o nível de satisfação do colaborador com a empresa, os gestores e os colegas de trabalho.

Identificar situações desfavoráveis para posteriormente invertê-las é essencial para manter a equipe satisfeita com o ambiente laboral e dessa forma colaborar com a atração e retenção de talentos.

Trabalhar na atração e retenção de talentos, certamente, vai favorecer todas as áreas da companhia, uma vez que otimiza o ambiente de trabalho, melhora o engajamento, mantém os funcionários motivados e consequentemente aumenta a produtividade. Tudo isso favorece o crescimento da empresa rumo ao sucesso!

Atração e Retenção de talentos: 7 fatores que colaboram

Para fazer um bom trabalho na gestão de pessoas é preciso conhecer todos os recursos que existem para ajudar nessa tarefa, por isso, te convido a aprender mais sobre o assunto e ler o próximo artigo: Plano de Desenvolvimento Individual: Entenda a importância para sua gestão de talentos.

Aproveite a leitura e até a próxima!

Pedro Paulo Silveira
CTO e Co-Fundador Recrutei

Teste gratuitamente nossa plataforma de Recrutamento & Seleção

  1. […] O People Analytics ajuda a detectar quem são os trabalhadores mais eficientes de uma companhia. Com essas informações, é possível criar incentivos para que esses talentos permaneçam na empresa. Além disso, é viável identificar os períodos de baixa motivação permitindo a criação de um plano de ação para evitar a perda de um colaborador. […]

  2. […] O People Analytics ajuda a detectar quem são os trabalhadores mais eficientes de uma companhia. Com essas informações, é possível criar incentivos para que esses talentos permaneçam na empresa. Além disso, é viável identificar os períodos de baixa motivação permitindo a criação de um plano de ação para evitar a perda de um colaborador. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *