[eBook] Indicadores e Métricas em Recrutamento & Seleção

[eBook] Indicadores e Métricas em Recrutamento & Seleção

Indicadores e Métricas

Quando o ser humano começou a contar?

Tábuas de barro encontradas em escavações demonstram que a matemática, e consequentemente a utilização de métricas, são utilizadas desde os tempos da Mesopotâmia e do Egito antigo.

Com a contribuição dos gregos pitagóricos e euclidianos, a matemática foi elevada às categorias de filosofia e arte. Durante a idade média, matemáticos árabes aprofundaram o conhecimento da matéria e, com as incursões mouras na Europa, transmitiram seu legado para o Ocidente.

No decorrer do período medieval, o estudo da matemática esteve presente nas chamadas Sete Artes Liberais: retórica, lógica e gramática (o trivium, ou estudo da mente); música, aritmética, geometria e astronomia (o quadrivium, ou estudo da matéria).

O apogeu da utilização da matemática se dá a partir da Renascença, movimento cultural ocorrido principalmente, mas não apenas, na Itália no final da idade média, que tinha como ideal o resgate do racionalismo clássico dos antigos gregos e romanos.

Quer saber mais sobre Indicadores e Métricas em Recrutamento & Seleção? Leia até o final.

O século XX e os novos padrões de dados e informações

Após a II Guerra Mundial, organizações governamentais e supranacionais, como UNESCO e OCDE, passaram a utilizar métricas e estatísticas de forma ampla, criando padrões de organização de dados e informações. No Brasil, organizações como FIPE, FIESP, IBGE e DIEESE também aderem a essa movimentação na mesma época. Na década de 60 do século passado, é criado o Banco Central do Brasil, que passa a fazer regularmente a coleta de dados monetários e financeiros.

Quem é o novo gestor de pessoas?

O novo gestor de pessoas é um líder que eleva as condições de trabalho de um grupo. Suas atividades envolvem um conjunto de interfaces, como atividades gerenciais, pedagógicas e de coaching.

Para reflexão:

Ter um Recrutamento & Seleção que se guie de maneira madura por indicadores e métricas é um desafio que vai muito além do emprego de tecnologia. É um desafio de processos e de pessoas.

Quer saber mais sobre indicadores e métricas em Recrutamento & Seleção? Baixe nosso e-book gratuitamente clicando no botão abaixo:

Nesse e-book você terá acesso a:

1- A história da arte de mensurar

2- O novo gestor de pessoas

3- A mentalidade data-driven

4- Indicadores básicos de R&S

5- Analisando métricas e indicadores

6- O que são KPI’s de R&S?

Recrutamento Remoto: esteja preparado para esse novo cenário

Guia do Turnover: gerenciando a rotatividade dos colaboradores do seu time

Guia: Entendendo o Employer Branding

Guia da Avaliação de Desempenho

Metodologias ágeis aplicadas no RH

Guia do Talent Acquisition

Gestão da Mudança Organizacional na Perspectiva do RH

Guia da Alta Performance na Triagem de Currículos

Guia da Análise Comportamental em Recrutamento & Seleção

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *