Press "Enter" to skip to content

[eBook] Indicadores de Recrutamento e Seleção

Davi Samuel Valukas Lopes 1

Só conseguimos melhorar aquilo que podemos mensurar. Analisar os melhores indicadores de recrutamento e seleção é o passo necessário para agilizarmos nossos processo seletivos. Pensando nisso, desenvolvemos um ebook que desmembra os principais indicadores que todo profissional de RH deve se atentar no seu dia a dia.

Quando o ser humano começou a se importar com indicadores?

Tábuas de barro encontradas em escavações demonstram que a matemática, e consequentemente a utilização de métricas, são utilizadas desde os tempos da Mesopotâmia e do Egito antigo.

Com a contribuição dos gregos pitagóricos e euclidianos, a matemática foi elevada às categorias de filosofia e arte. Durante a idade média, matemáticos árabes aprofundaram o conhecimento da matéria e, com as incursões mouras na Europa, transmitiram seu legado para o Ocidente.

No decorrer do período medieval, o estudo da matemática esteve presente nas chamadas Sete Artes Liberais: retórica, lógica e gramática (o trivium, ou estudo da mente); música, aritmética, geometria e astronomia (o quadrivium, ou estudo da matéria).

O apogeu da utilização da matemática se dá a partir da Renascença, movimento cultural ocorrido principalmente, mas não apenas, na Itália no final da idade média, que tinha como ideal o resgate do racionalismo clássico dos antigos gregos e romanos.

Gestão

Quer saber mais sobre Indicadores e Métricas em Recrutamento & Seleção? Leia até o final.

O século XX e os novos padrões de dados e informações

Após a II Guerra Mundial, organizações governamentais e supranacionais, como UNESCO e OCDE, passaram a utilizar métricas e estatísticas de forma ampla, criando padrões de organização de dados e informações. No Brasil, organizações como FIPE, FIESP, IBGE e DIEESE também aderem a essa movimentação na mesma época. Na década de 60 do século passado, é criado o Banco Central do Brasil, que passa a fazer regularmente a coleta de dados monetários e financeiros.

Quem é o novo gestor de pessoas?

O novo gestor de pessoas é um líder que eleva as condições de trabalho de um grupo. Suas atividades envolvem um conjunto de interfaces, como atividades gerenciais, pedagógicas e de coaching.

Para reflexão:

Ter um Recrutamento & Seleção que se guie de maneira madura por indicadores e métricas é um desafio que vai muito além do emprego de tecnologia. É um desafio de processos e de pessoas.

Quer saber mais sobre indicadores de Recrutamento e Seleção? Baixe nosso e-book gratuitamente clicando no botão abaixo:

Nesse e-book você terá acesso a:

1- A história da arte de mensurar

2- O novo gestor de pessoas

3- A mentalidade data-driven

4- Indicadores básicos de R&S

5- Analisando métricas e indicadores

6- O que são KPI’s de R&S?

Disponibilizamos também outros materiais que podem ser do seu interesse. Confira abaixo nossa biblioteca de ebooks gratuitos:

Recrutamento Remoto: esteja preparado para esse novo cenário

Guia do Turnover: gerenciando a rotatividade dos colaboradores do seu time

Guia: Entendendo o Employer Branding

Guia da Avaliação de Desempenho

Metodologias ágeis aplicadas no RH

Guia do Talent Acquisition

Gestão da Mudança Organizacional na Perspectiva do RH

Guia da Alta Performance na Triagem de Currículos

Guia da Análise Comportamental em Recrutamento & Seleção

Caso precise de ainda mais profundidade de análise dos seus principais indicadores, não perca tempo e digitalize seu recrutamento com a Recrutei por 10 dias grátis. Você terá acesso integral a todas as funcionalidades do nosso sistema, incluindo os relatórios gerais, que irão demonstrar como anda a agilidade com que sua empresa tem tocado as vagas, possíveis atrasos no SLA, métricas de funil por etapa do processo seletivo entre diversos outros dados importantes para análise e tomada de decisão.

Recrutamento e seleção

Se precisar de ajuda, nosso time está sempre disponível para lhe oferecer suporte e demonstrar como a Recrutei pode digitalizar seu recrutamento. Chame com um especialista, e em até 2h* entraremos em contato para entender seu contexto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *