Press "Enter" to skip to content

Avaliação de desempenho: Aprenda a avaliar colaboradores

Paulo Rogério Lázari 0

Entenda como a avaliação de desempenho pode ser uma importante ferramenta em sua gestão de pessoas

Gerir pessoas é um desafio diário, pois envolve uma série de fatores que nem sempre se apresentam de forma evidente. Mensurar e padronizar os resultados de atividades executadas por seres humanos, completamente diferentes uns dos outros, exige a utilização de ferramentas específicas, sem as quais os resultados não são vistos com clareza. E uma dessas ferramentas é a avaliação de desempenho. Leia o texto e entenda um pouco melhor a sua importância e como ela pode te ajudar no dia a dia de sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

Uma boa avaliação de desempenho não garante apenas que os resultados sejam mensuráveis, mas influencia outros fatores mais abstratos, como a marca empregadora, que é a percepção que funcionários, candidatos e a própria sociedade têm do quanto é bom ou ruim trabalhar em sua empresa. Basicamente, é a imagem de sua marca perante participantes internos e externos.

Quando um funcionário é avaliado e sabe com clareza quais são seus acertos e seus desafios dentro da organização, mesmo que haja um grande caminho a ser percorrido, a tendência é que ele se sinta motivado, pois percebe que está sendo reconhecido pelo que faz e será ainda reconhecido pelo que vier a fazer ou seja, a avaliação de desempenho também ajuda na retenção de talentos! Quando há muito espaço para a subjetividade, a desmotivação vem como fruto da percepção de que injustiças estão sendo cometidas em prol de alguns. Mesmo que isso não seja necessariamente verdadeiro, vai afetar a produtividade da equipe, pois crenças como essa estão enraizadas no inconsciente coletivo. 

O que é avaliação de desempenho?

Avaliação de desempenho: Aprenda a avaliar colaboradores

Mas o que é avaliação de desempenho? Basicamente, é uma ferramenta que permite medir a performance dos colaboradores, comparando o que se espera dele (decidido a priori) com o que ele realmente entregou. Além disso, é possível comparar o que cada profissional entregou com a média do que foi entregue pela equipe. Dessa forma, é possível avaliar como estão os resultados individuais e coletivos, dando um panorama bem detalhado das atividades do time, indicando eventuais pontos de oportunidade de melhoria.   

Como fazer avaliação de desempenho?

Avaliação de desempenho: Aprenda a avaliar colaboradores

A avaliação de desempenho é um processo que deve ser executado periodicamente. Não é possível ter uma visão real do desempenho do seu time se as avaliações são feitas irregularmente. Defina um período fixo de tempo entre uma avaliação e outra, pois apenas desta forma será possível saber o quanto sua equipe evoluiu (ou não). Além disso, é de suma importância definir uma metodologia padrão. Há várias delas, como a avaliação por objetivos, a pesquisa de campo, a autoavaliação, a análise de comportamentos críticos, dentre outras. Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas o mais importante é selecionar um que se adeque às necessidades do seu negócio.

Durante a avaliação, alguns fatores devem ser escolhidos para observação, como competências e habilidades do profissional, sua produtividade, postura no ambiente de trabalho, proatividade etc. Esses são alguns exemplos, mas cada organização deve entender quais fatores são mais importantes para seu contexto organizacional. 

Como você deve ter percebido, a palavra que melhor resume os processos de avaliação de desempenho é transparência. Sem esse fator de importância vital, não é possível implantar uma avaliação eficiente. Caso haja um processo nesses termos, ele sem dúvida não mede os resultados desejados. É como ler um livro em uma língua que você desconhece. As palavras estão no papel, mas não fazem sentido algum!

Separamos esse vídeo para você não ter nenhuma dúvida em como fazer avaliação de desempenho!

Feedback 

Para que uma avaliação de desempenho tenho efeito prático, é necessário que os gestores apresentem os resultados aos profissionais envolvidos em forma de feedback. Ocorre um grande desperdício de recursos e de tempo quando a avaliação de desempenho é executada mas os resultados não são apresentados, perdendo-se na selva burocrática dos escritórios e arquivos. 

Como se trata de um raio-x da vida profissional do colaborador, o feedback deve ser aplicado de forma ética, assertiva e individualmente. Expor os resultados da avaliação publicamente, mesmo que sem citar nomes, é inadmissível!

Alguns exemplos de modelo de Avaliação de desempenho  

Avaliação de desempenho: Aprenda a avaliar colaboradores
  • Modelo de desempenho tradicional: como o profissional lida com a equipe, como os clientes avaliam esse profissional, como ele lida com decisões tomadas, como expressa suas opiniões?
  • Avaliação da liderança: como o profissional avalia os feedbacks da liderança, como é a convivência com os líderes, ele está preocupado com o desenvolvimento da equipe?
  • Avaliação por competências: quais as competências necessárias para a execução das atividades, como o profissional age quando os colegas precisam do seu apoio?

Alguns tipos de avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho: Aprenda a avaliar colaboradores

Avaliação 180 graus

Profissional avaliado por seus superiores com base em metas da organização;

Avaliação 360 graus

Profissional avaliado por colegas, clientes, gestores, subordinados (caso tenha) e superiores imediatos;

Autoavaliação

O próprio profissional faz uma análise do seu desempenho, em conjunto com outros modelos;

Avaliação por indicadores

Avaliação com base na análise dos indicadores, como assiduidade, satisfação dos clientes, metas atingidas etc;

Avaliação comportamental

Avaliação do perfil comportamental do profissional. O modelo mais comum é o do DISC (em português: dominância, influência, cautela e estabilidade);

Avaliação por metas e objetivos

Metodologia baseada na revisão das metas e objetivos do profissional, e se foram atingidos parcial ou totalmente;

Avaliação baseada no custo

Avaliação do custo-benefício trazido pelo profissional;

Avaliação por distribuição forçada

Distribuição dos funcionários em grupos e categorias;

Incidentes críticos

Consiste em separar situações extremas, positivas e negativas, e fazer um balanço entre elas.

Além desses citados encontramos outros tipos de avaliação de desempenho no vídeo da Cohros, são 12 minutinhos de um conteúdo bem importante!

Alguns indicadores de avaliação de desempenho

Percentual de clientes promotores

Visa mensurar o nível de excelência do atendimento dado pelo profissional;

Nível da produtividade diária

Visa mensurar a produtividade individual e o quão alinhada ela está com a produtividade da equipe;

Nível de satisfação no trabalho

Avalia o grau de satisfação e lealdade do profissional à organização, pois quem trabalha satisfeito produz com mais qualidade e empenho;

Número de erros e acidentes no expediente

Visa avaliar a dedicação e a atenção do profissional durante o expediente. Quanto menor o índice de erros e acidentes, melhor.

Conclusão

Em suma, a avaliação de desempenho é um fator crucial para se diagnosticar o quão saudável está uma organização. Se o processo for conduzido de modo fidedigno, trará um retrato preciso de como está a saúde da empresa. 

É importante salientar que esse processo deve ser conduzido e supervisionado pelos profissionais do RH, que têm um papel preponderante na implementação e nos resultados da avaliação de desempenho. 

Paulo Rogério Lázari

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *