Sumário
Qual a origem do conceito de talento?
A palavra talento tem origem no latim TALENTUM e é uma unidade monetária utilizada por vários povos da antiguidade, como os gregos, os romanos e os hebreus. Por influência da Parábola dos Dez Talentos, parte do Sermão da Montanha proferido por Jesus Cristo, o termo passou a ser associado a ideias como aptidão, habilidade e criatividade.
Quer saber mais sobre Talent Acquisition? Leia até o final.
O que realmente significa ser talentoso?
Os talentos de um indivíduo podem ser considerados a expressão de sua inteligência emocional, ou ainda a união de sua inteligência emocional com a aptidão para determinadas tarefas. O indivíduo talentoso tem habilidades acima da média, o que o faz conquistar posições em organizações em que empregue tais talentos.
Como a filosofia aborda o conceito de talento?
O Racionalismo considera que a razão é a fonte do conhecimento humano. O Empirismo, por sua vez, considera que a experiência é a fonte do conhecimento humano. Isso significa que, para os filósofos racionalistas, as pessoas nascem com determinadas predisposições, como se viessem com alguns “aplicativos instalados de fábrica”, enquanto os empiristas defendem a ideia da tabula rasa, ou seja, que todos nascemos “zerados” e vamos construindo conhecimentos, habilidades e talentos conforme vamos tendo experiências de vida.
Baixe nosso e-book “Guia do Talent Acquisition” para ter acesso ao conteúdo completo.
Quais as diferenças e semelhanças entre Recrutamento e Talent Acquisition?
É um equívoco considerar os processos de “recrutamento” e de “talent acquisition” como sinônimos. Enquanto o recrutamento é um processo linear na busca de candidatos adequados a vagas e cargos específicos, sendo portanto um processo reativo, o TA é uma abordagem cíclica, voltada à construção de relacionamentos e à nutrição de um pipeline de talentos com visão de longo prazo.
A aquisição de talentos é um processo estratégico, exigindo portanto um planejamento que vai desde um olhar profundo sobre a natureza do negócio até o entendimento de quais as suas necessidades futuras. Além disso, é preciso compreender quais as necessidades de cada segmento da organização em relação às habilidades e competências que cada um deles exige.
Afinal de contas, por que surgiu Talent Acquisition?
Segundo Bárbara Will, responsável pela área de Talent Acquisition da Bayer, o Talent Acquisition é uma reação das empresas à geração que vem emergindo rumo ao mercado de trabalho e que valoriza menos a hierarquia e tem amplo acesso à informação através da internet e das redes sociais.
Quer saber mais sobre Talent Acquisition? Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no botão abaixo:
Nesse e-book você terá acesso a
1- Considerações históricas e filosóficas sobre o conceito de talento
2- Diferenças fundamentais entre Talent Acquisition e Recrutamento
3- Talent Acquisition como estratégia competitiva
4- Talent Acquisition e Autoplasticidade
5- Construindo uma boa estrutura de Talent Acquisition
Recrutamento Remoto: esteja preparado para esse novo cenário
Guia do Turnover: gerenciando a rotatividade dos colaboradores do seu time
Guia: Entendendo o Employer Branding