Press "Enter" to skip to content

Qual melhor perfil comportamental para a liderança?

Samuel Perpétuo 0

Existe um perfil comportamental ideal para a liderança? Essa é uma pergunta que muitos gestores e profissionais de RH se questionam. É bem tentador supor que existe um tipo de personalidade DISC que seja mais adequada  para liderar. Mas a grande verdade é: todas as quatros personalidades podem se tornar grandes líderes.

Tudo vai depender da formação e das habilidades que cada um vai desenvolver ao longo da vida. E é sobre isso que iremos falar no nosso artigo de hoje. Confira como cada tipo de perfil possui pontos fracos e fortes para um bom líder.

Perfil comportamental e liderança

O estilo de liderança de cada pessoa é um dos fatores que mais influenciam na performance e na eficiência de um grupo. É importante observar qual perfil comportamental de cada líder e saber qual estilo de liderança cada um desenvolve para ter melhores resultados.

Encontrar o perfil de liderança ideal é essencial para o sucesso de uma empresa. Os líderes precisam ter o conhecimento e a habilidade para motivar e gerenciar as pessoas para alcançar as metas estabelecidas. Portanto, é preciso ter em mente cada perfil vai se encaixar de acordo com a cultura da empresa.

As pessoas são diferentes, assim como as culturas empresarias. Ou seja, um perfil que pode ser bom para liderar um time de uma determinada organização, pode não se encaixar em outra.

perfil comportamental de um líder

O perfil comportamental DISC

O DISC pode ajudar os líderes a selecionar e treinar funcionários para atuarem na sua equipe. O perfil DISC é composto pelos quatro estilos de comportamento: 

 -Determinado (D);

– Influenciador (I);

– Criativo(C)

–  Estável (S).

Determinado (D)

Os indivíduos com o perfil D são diretos, objetivos e focados em resultados. Eles geralmente trabalham bem sob pressão e são excelentes em resolver problemas.

Influenciador (I)

Os indivíduos com o perfil I são sociáveis, extrovertidos e gostam de se destacar. Eles inspiram os outros e geralmente fazem com que as pessoas sigam as suas ideias.

Criativo (C)

Os indivíduos com o perfil C são inovadores, intuitivos e gostam de testar novas ideias. Eles são excelentes em encontrar soluções criativas para problemas.

Estável (S)

Os indivíduos com o perfil S são pragmáticos, sensíveis e focados no detalhe. Eles preferem trabalhar em ambientes estáveis e geralmente são excelentes em cumprir deadlines.

O que é perfil comportamental

Como é a liderança de cada perfil comportamental?

Os líderes que têm o perfil D podem se beneficiar do perfil I, pois os indivíduos com o perfil I são influenciadores e geralmente são mais sociáveis. Já os líderes que têm o perfil C podem se beneficiar do perfil S, pois os indivíduos com o perfil S são pragmáticos e gostam de cumprir deadlines.

Embora cada perfil de comportamento DISC tenha seus benefícios, é importante que os líderes tenham um equilíbrio entre os quatro estilos. Se um líder tem apenas o perfil D ou o perfil I, os outros membros da equipe podem se sentir desmotivados. Se um líder tem apenas o perfil C ou o perfil S, os membros da equipe podem ter dificuldade em seguir as suas ideias.

Muitos líderes cometem o erro de adotar o mesmo tipo de personalidade. Isso pode funcionar em algumas situações, mas em outras pode levar a problemas. Felizmente, o modelo DISC oferece uma maneira de identificar quatro tipos principais de personalidades e assim, pode ajudar líderes a selecionar a o comportamento mais apropriado para cada situação.

DISC e as quatro lideranças 

A personalidade de estilo D é dominante, autoconfiante e agressiva. Ela é bem-sucedida em situações em que há necessidade de tomar decisões rapidamente e agir com assertividade. Os líderes com personalidade de estilo D são típicos do estilo executivo.

A personalidade de estilo C é confiável, sensata e comprometida. Ela é adequada para liderar equipes em situações em que é necessário manter a ordem e tomar decisões baseadas em dados objetivos. Os líderes com personalidade de estilo C são típicos do estilo gerencial.

A personalidade de estilo S é compassiva, orientada para as pessoas e empática. Ela é adequada para lidar com funcionários e clientes em situações onde é necessário construir relacionamentos e gerir conflitos. Os líderes com personalidade de estilo S são típicos do estilo relacional.

A personalidade de estilo I é inventiva, criativa e independente. Ela é adequada para lidar com mudanças e inovação em situações onde é necessário explorar novas ideias. Os líderes com personalidade de estilo I são típicos do estilo inovador.

Qual é o perfil comportamental ideal para a liderança?

Embora cada empresa seja diferente, o perfil de liderança ideal é aquele que possui o equilíbrio entre os quatro estilos de comportamento DISC. Os líderes que têm o perfil D podem se beneficiar do perfil I, os líderes que têm o perfil C podem se beneficiar do perfil S, e os líderes que têm o perfil I e o perfil S podem se beneficiar do perfil D.

Quais características definem um líder?

Os líderes dentro do mercado de trabalho são aqueles indivíduos que possuem características que os tornam altamente competitivos e bem-sucedidos. Quais são essas características? Veja a seguir:

Autoconfiança

Os líderes dentro do mercado de trabalho possuem alta autoconfiança, isto é, acreditam em si mesmos e nas suas capacidades. Essa confiança os ajuda a tomar decisões mais acertadas e a lidar com as situações de maneira mais tranquila.

Visão clara

Geralmente, líderes natos possuem uma Visão clara de onde querem chegar e o que pretendem alcançar. Essa clareza de objetivos os ajuda a permanecerem focados nas suas metas e a alcançá-las com mais facilidade.

Persistência

Bons líderes são pessoas persistentes, ou seja, não desistem facilmente diante das dificuldades. Essa persistência os ajuda a superar obstáculos e a alcançar seus objetivos.

Habilidade de comunicação 

Outra habilidade nata de um líder é a comunicação, ser capaz de se comunicar de maneira clara, objetiva e eficiente. Essa habilidade os ajuda a se relacionar melhor com as pessoas e a influenciá-las de maneira positiva.

Capacidade de tomar decisões

Sem dúvidas essa é uma das mais importantes. Líderes são pessoas capazes de tomar decisões rápidas e acertadas diante das diversas situações. Essa capacidade os ajuda a lidar melhor com os imprevistos e a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

perfil comportamental ideal para líder

O perfil comportamental ideal para líder se baseia em um conjunto de habilidade

E então? Qual melhor perfil comportamental para a liderança?

Como você pode perceber, os líderes dentro do mercado de trabalho possuem diversas características que os tornam altamente competitivos e bem-sucedidos. Se você deseja ter sucesso na sua carreira, é importante possuir algumas dessas características.

Então, se você quer se tornar um líder dentro no mercado, é importante começar a desenvolver essas características. Trabalhe em sua autoconfiança, em ter uma visão clara de onde quer chegar, a ser persistente, a ter habilidade de comunicação, a dominar as habilidades técnicas e a ser capaz de tomar decisões rápidas.

Ao desenvolver essas características, você estará se tornando um profissional mais competitivo e bem-sucedido. Portanto, não perca tempo e comece a desenvolvê-las hoje mesmo.

Quer saber mais sobre desenvolvimento de carreira, gestão de pessoas, recrutamento e seleção? Visite nosso blog e veja conteúdos riquíssimos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *